SÁBADO É PARA FAZER TURISMO PEDALANDO POR SAMPA

A cidade de São Paulo, ganhou no mês de abril, um novo roteiro turístico e cultural para passear pedalando pelo centro da cidade, e o melhor. São 6 km percorrendo 21 pontos da região e o percurso também poderá ser feitos por pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais pois os organizadores tem veículos especiais para essas pessoas

A Estação da Luz é um dos pontos turísticos visitados durante a pedalada – foto: BikeTour SP

Um roteiro de 6 km com 21 paradas pelas atrações turístico culturais do Centro Novo da cidade de São Paulo, é programa para os paulistas e para quem visita a cidade aos sábados.

Os passeios acontecem todos os sábados no “centrão” da cidade. Os grupos de até 15 pessoas, acompanhadas por monitores saem pedalando da Praça das Artes, localizada na avenida São João, 281. O roteiro pode ser percorrido em quatro horários: às 9h, 11h, 13h e 15h.

Ao longo do percurso, os participantes recebem informações da história, cultura e curiosidades dos 21 pontos turísticos visitados, e para o turista estrangeiro também  há apresentações em inglês.

Pedalando pelo Centro Novo – aos sábados são 4 saídas programadas – foto: Bike Tour SP

Não é necessário levar bicicleta pois a organização junto aos patrocinadores disponibiliza 15 bicicletas, do modelo Sense Move, além disso todos pedalam utilizando equipamentos de segurança, como coletes de identificação e capacete.

Daniel Moral, responsável pelo Bike Tour SP, destaca como foi planejado o percurso do passeio: “Procuramos montar uma rota que aliasse cultura, acessibilidade e segurança ao ciclista. Por isso, a maioria do trajeto é plano, utilizando a malha cicloviária já existente no centro da cidade e explorando toda a riqueza de sua arquitetura”.

Assim os ciclistas circulam pelo Centro Novo, uma área que envolve o Vale do Anhangabaú, o Viaduto do Chá até a Praça da República. Uma região que prosperou no final do século XIX e início do século XX, e que representam a pujança da cidade empurrada pela produção cafeeira no interior paulista, o início da industrialização, a chegada da ferrovia e dos imigrantes.  Fruto desse tempo são os vários prédios de arquitetura Art Déco que poderão ser apreciados durante o passeio.

O triciclo trenzinho dá chance a que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos possam fazer o passeio

Entre os pontos turísticos visitados estão  Praça das Artes, o SESC 24 de Maio, o Teatro Municipal de São Paulo, o Bar dos Arcos, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a Galeria Metrópole, os edifícios Itália e COPAN, a Praça da República, o Minhocão, a Praça Princesa Isabel, a Estação Júlio Prestes e Sala São Paulo, o Museu da Resistência, a Estação Pinacoteca, a Pinacoteca do Estado, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa, o Parque da Luz, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Efigênia, o Largo do Paiçandu, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e as Galerias Olido e do Rock, além de uma paradinha para conhecer a Gastronomia diversificada da região central.

O CEO da Sense Bike,  Henrique Ribeiro, uma das patrocinadoras do evento destaca a importância dessa proposta:  “O projeto do Bike Tour vem fortalecer o uso da bicicleta como um modal de transporte com a cara dos grandes centros urbanos, ao mesmo tempo em que se estimula o conhecimento e a cultura. De forma leve e divertida até para aquelas pessoas que não têm costume de pedalar frequentemente”.

Além de incentivar a prática esportiva e cultural, todo o projeto, que tem o apoio do Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet, da Sense Bike e da Shimano,  foi planejado de forma a contribuir com a sociedade e ser inclusivo, garantindo o acesso a todos pois a organização dispõem de um triciclo trenzinho, especifico para levar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos.  Além disso, para os deficientes auditivos,  as informações do passeio estão disponíveis  em libras, através 10 tablets que podem ser acoplados  às bicicletas.

O Bike Tour SP é gratuito. Para participar é preciso se inscrever com certa antecedência pelo site centronovo.biketoursp.com.br  e doar 2 quilos de alimentos não-perecíveis por participante. Os donativos arrecadados são repassados a duas instituições que auxiliam centenas de famílias carentes, incluindo um trabalho com adultos em situação de rua e crianças carentes que moram na região do Centro: o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes (NABEM – nabemsp.com) e o Clube de Esperança Nova Aurora (CENA – missaocena.com.br).

O Bike Tour SP foi criado pelos pelos irmãos André e Daniel Moral, e sua primeira edição começou há 5 anos. O projeto já colocou para pedalar pelos principais atrativos culturais e históricos da capital paulista, mais de 60 mil pessoas. Além do roteiro do Centro Novo, há outras 5 opções de roteiros pela cidade ( av. Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Velho e Vila Madalena).

Os passeios são abertos a todo público, desde ciclistas urbanos a crianças que circulam, na maioria do tempo, pela estrutura de ciclovias e ciclofaixas da cidade, e podem ser realizados até por quem não pedala há algum tempo. “Nossa ideia é que o passeio seja inclusivo, por isso prestamos bastante atenção à altimetria dos percursos. Na rota Vila Madalena, por exemplo, os tours são feitos com bicicletas elétricas, que facilitam a atividade para pessoas de todas as idades”, explica André Moral.

Pedalando pelo Centro Novo de Sampa – 21 pontos de história e cultura da cidade

Passeio Bike Tour: Centro Novo – inscrições:
https://centronovo.biketoursp.com.br/

Todos os sábados às 9h, 11h, 13h e 15h

Saída: Praça das Artes, avenida São João, 281

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.