CANNONDALE TOPSTONE: GRAVEL EM 3 OPÇÕES – RÍGIDA, FULL SUSPENSION E E-BIKE

Gravelize-se – o novo lançamento da Cannondale com seus três modelos de bicicletas gravel – Topstone Carbon Lefty, Topstone Neo Carbon e Topstone Neo Carbon Lefty – são uma verdadeira provocação para quem ainda não conhece a modalidade – alta tecnologia, suspensão traseira KingPin, o exclusivo garfo Lefty Oliver ou a opção e-bike com motor Bosch e autonomia que supera os 120 km

Os lançamentos para  2021 da Cannondale vem revelando boas surpresas. Depois da renovada versão da full para o mountain bike cross country  Scalpel, agora, a marca de Connecticut, revela suas novidades para um mercado que vem, a cada ano, ganhando  espaço e atraindo novos adeptos, o gravel , ou o ciclismo off road com a total liberdade de rodar por estradões e caminhos mais difíceis e a Topstone Carbon Lefty 2021 dá essa possibilidade, graças ao novo garfo Lefty Oliver, construído especialmente para o gravel  e com 30 mm de curso que trabalha em conjunto com a sua traseira que leva a suspensão KingPin lançada no final de 2019.

Topstone Carbon Lefty

Como é sabido, na Cannondalde, há sempre uma tendência de ir além e resolveram fundir dois modelos: uma e-bike e uma gravel,  criando uma bicicleta a pedalada assistida com dois modelos – Topstone Neo Carbon e a Topstone Neo Carbon Lefty – uma na versão com rodas na medida 650b e a outra com garfo rígido e rodas 700c

O garfo de suspensão  mono-braço Lefty Oliver que equipa a Topstone é descendente direto da Lefty Ocho – desenvolvida para as provas de MTB XC – cross country – trazendo deste todas as suas qualidades para o gravel. A suspensão tem 30 mm de amortecimento suave e progressivo com o mesmo sistema de rolamentos por agulhas – Delta Cage – proporcionando maior suavidade e precisão de direção sob qualquer carga.

O novo compartimento do amortecedor da Lefty Oliver foi projetado para minimizar o recuo ou os rebotes da suspensão, suavizando a pilotagem em vários terrenos – seja no asfalto, em uma estrada de terra e em trechos mais acidentados. Para máxima eficiência, vem com  uma trava que é bem simples de usar, com válvula de descompressão absoerve impactos, mesmo quando estiver travada, o resultado disso é um melhor controle da bicicleta.

A versão de quadro de e-bike e o tradicional – as duas tem suspensão traseira KingPin e na frente a nova Lefty Olive

A suspensão dianteira recebeu um novo suporte de freio, que dispensa o uso de ferramentas para a remoção da roda dianteira, um quick-release chamado StopLock Brake Mount, projetado para calipers Flat Mount, possibilita a remoção do conjunto da pinça de freio, isso para a realização da manutenção ou troca de uma pastilha, pois se levarmos em conta que o garfo é mono-braço praticamente é desnecessária a remoção da roda para trocar o pneu.

A traseira KingPin, que já equipava o modelo do ano passado, trabalha com um pivô e com rolamentos instalados no tubo do selim; segundo o fabricante o sistema praticamente dispensa manutenção, além dessa praticidade o KingPin garante uma boa redução de peso pois não utiliza amortecedor, todo o trabalho é executado pelos braços que receberam um trabalho especial no carbono que possibilitam uma boa absorção além de manter a rigidez necessária do conjunto.

Detalhes da Topstone Neo Carbon Lefty

A Topstone mantém a tecnologia Proportional Response da Cannondale onde disposição das camadas de carbono e as dimensões do tubo são manipuladas para distribuir apenas a quantidade exata de flexibilidade para a suspensão e de rigidez de acordo com tamanho do quadro.

A Topstone Carbon Lefty chegará no Brasil em um único modelo unissex com o novo grupo Shimano GRX, outros dois modelos da Topstone Carbon estarão disponíveis com garfo rígido em carbono, novo grafismo e outra especificação de componentes.

Neo Carbon Lefty – equipada com motor Bosch

Se a Topstone já chama a atenção,  a versão a pedalada assistida – chamada de Neo – nas versões Neo Carbon com rodas 700c e garfo rígido de carbono e Neo Carbon Lefty  com a suspensão Oliver montada com rodas 650b.  As duas são equipadas com o confiável motor Bosch Perfomance Line CX de 250 watts e com bateria Bosch Powertube de 500wh com automia estimada em 127 quilômetros,  devem atrair um novo público para as estradas e caminhos de terra.

A Topstone Neo Carbon oferece a melhor combinação de eficiência, velocidade e conforto. As rodas de 700c e o garfo rígido de carbono garantem uma sensação de agilidade e estabilidade, tanto no asfalto como no off-road.

A traseira com a suspensão KingPin e o detalhe do sistema de fixação da roda dianteira

Por outro lado a Topstone Neo Carbon Lefty, vem equipada com a suspensão Lefty Oliver na dianteira que somada à suspensão KingPin na traseira e montada com pneus 650c48c se traduz em uma tocada mais agressiva com maior aderência e manobrabilidade sem perder o conforto. A escolha fica por conta do freguês e do bolso – com a Neo Carbon custando R$ 49.699 e se o ciclista preferir os pneus de 650 e a suspensão o preço vai para mais de R 57 mil – uma diferença de 8 mil reais de um modelo a outro.

A Cannondale Topstone estará disponível nos tamanhos P, M, G e GG para todos os modelos. As novidades muito provavelmente estarão disponíveis para os consumidores brasileiros no mês de setembro, porém essa previsão poderá sofrer alguma alteração pelos impactos provocados pela pandemia da Covid-19 que tem afetado em todo o mundo o funcionamento de fábricas e os esquemas de logística.

Topstone Neo Carbon – pedalada assistida e garfo rígido

Preços sugeridos ao público da nova Cannondale Topstone

Topstone Carbon 5 – R$ 22.899

Topstone Carbon 4 – R$ 27.699

Topstone Carbon 3 Lefty – R$ 36.999 

Topstone Neo Carbon 4 (700c) – R$ 49.699

Topstone Neo Carbon 3 Lefty (650b) – R$ 57.699

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.