DOPING: UM CASO DE EPO NO TOUR DO RIO

Mais um caso de doping no ciclismo brasileiro vem à tona. Em 12/11 a UCI publicou a sua lista de suspensões provisórias e nela aparece o ciclista Cleberson Weber que acusou positivo para EPO no Tour do Rio. E em outro comunicado a entidade máxima do ciclismo confirma a suspensão por um ano de Fernando Finkler

Na 4ª etapa do Tour do Rio o paranaense Cleberson Weber acusou positivo para EPO - foto: Ivan Storti

Na 4ª etapa do Tour do Rio o paranaense Cleberson Weber acusou positivo para EPO – foto: Ivan Storti -11/04/2014

Mais um caso exame anti-doping positivo durante o Tour do Rio.  Na lista de suspensões provisórias publicada em 12/11 pela UCI, aparece o nome Cleberson Weber  da equipe DataRo. O paranaense de 31 anos, que em 2008 foi campeão brasileiro de contra-relógio individual, testou positivo para eritropoietina na 4ª etapa do Tour do Rio, disputada em 28/09, entre Valença e Teresópolis aonde chegou na 5ª colocação.

Weber está provisoriamente afastado das competições pela UCI, a decisão não é definitiva e o ciclista poderá recorrer e pedir a abertura de contraprova e apresentar a sua defesa; seguindo o procedimento que a CBC adotou no último caso, esse processo corre diretamente junto à UCI, e por isso é importante ressaltar que Weber é reincidente. Em 2009 durante exames realizados durante a Volta de Santa Catarina, o ciclista havia acusado positivo para EPO e foi suspenso por 2 anos, ficando sem competir até 2011 quando retornou ao pelotão. A reincidência é um agravante para a UCI que atualmente vem punindo o primeiro positivo com 4 anos de suspensão, as reincidências recebem especial atenção com pesadas sanções.

O  caso de Fernando Finkler divulgado pela UCI em 16/10 , aonde o ciclista de 19 anos acusa positivo por Clostebol, após a segunda etapa do Tour do Rio, recebeu a suspensão de 1 ano, não podendo competir até 26 de agosto de 2016. O caso do ciclista gaúcho da equipe Avaí FC/Florianópolis recebeu uma pena mais leve pois em sua defesa foi apresentada a utilização de uma pomada cicatrizante em um contexto que não tem relação com o desempenho esportivo.

LISTA DE SUSPENSÕES PROVISÓRIAS 12/11

LISTA DE SUSPENSÕES ATUALIZADA EM 12/11

2 comentário em DOPING: UM CASO DE EPO NO TOUR DO RIO

  1. Eliton Stocco disse:

    Só tenho uma coisa a declarar corri nesse pais durante 30anos e sempre treinei para ser o melhor e muitas vezes fui vencido por meros drogados que depois de dois meses foi pego em doping e depois de 2 anos o mesmo volta voando e até os imbecis da cbc aplaudem como se fossem Deus quando isso parar e reconhecerem os atletas que correm limpos ai vou ver um futuro melhor para este esporte.

  2. AJunior disse:

    Belas palavras Stocco!!!

Deixe um comentário