MORITZ, TRADICIONAL CERVEJARIA DE BARCELONA DE VOLTA AO CICLISMO

Retorno de patrocinador histórico do ciclismo catalão: a Cervejaria Moritz será o principal patrocinador da 100ª Volta Ciclista a Catalunya

Enrique Torguet, diretor de Comunicação, Patrocínios e Relações Institucionais do Grupo Agora (Moritz), Rubèn Peris, presidene da Volta Ciclista a Catalunya e Sergi Martinez, diretor de Marketing de Moritz, na histórica Fàbrica Moritz, em Barcelona.

Na 100ª edição da Volta a Catalunya as vitórias e conquistas não serão comemoradas com uma cava Freixenet, Codorníu ou Gramona, marcas de espumante catalão; mas com uma tradicional cerveja local e que tem ligações históricas com o ciclismo: a cerveja Moritz, primeira cerveja da cidade de Barcelona, criada em 1856.

A apresentação da nova parceria aconteceu no último dia 3/1 no belo edifício da Fábrica Moritz em la Ronda de Sant Antoni, em Barcelona. Ali se reuniram Rubèn Peris, presidente da Volta Ciclista a Catalunya e Sergi Martinez, diretor de Marketing da cervejaria para tornar público o acordo que traz novamente uma marca que esteve presente por muitos anos no ciclismo catalão e espanhol.

A Moritz será a bebida comemorativa entregue aos vencedores em todos os pódios da Volta a Catalunya 2020, além disso,  no acordo (e aí mostrando um posicionamento muito regional da marca e de seus laços culturais e esportivos com a Catalunha), a cervejaria também será a patrocinadora da camisa do melhor ciclista catalão na classificação geral.

Raymond Poulidor, vencedor da segunda edição da Escalada a Montjuïc, realizada em 1965, e patrocinada pela Cervesa Moritz – foto: Archivo historico Moritz

“As características de Mortiz se encaixam perfeitamente com as da Volta. Trata-se de uma marca catalã que tem mais de cem anos de história. Como a volta, acumula uma grande tradição e paixão pelo ciclismo”, declarou Rubèn Peris, presidente da Volta.

A relação da cervejaria Moritz com o ciclismo catalão nos leva aos anos sessenta e setenta quando a marca patrocinou várias provas, inclusive por alguns anos a Escalada a Montjuïc (a corrida foi disputada entre 1965 e 2007) além disso também chegou a manter sua própria equipe de ciclismo.

A Moritz patrocinou ao Deportivo Ciclista  Barcelona Moritz, uma equipe de ciclismo que chegou a contar com u quadro de 600 associados ciclistas e que chegou a conquistar 41 vitórias em vários torneiros. A cervejaria também patrocinou o troféu “Gran Premio Moritz” entregue na Setmana Catalana de Ciclismo (corrida por etapas que aconteceu entre 1963 e 2005) e também a Escalda al Montjuic com a cerveja Moritz Epidor (uma das várias cervejas da marca) , entre outras provas.

Deportivo Ciclista  Barcelona Moritz e sua formação de 1969 – foto: arquivo Intense Team

“Nos traz uma ilusão especial recuperar esse vínculo histórico que tem um grande sentimento. A primeira cerveja de Barcelona e a primeira prova de ciclismo da Catalunha, duas marcas centenárias que com este acordo rodam juntas”, destacou Sergi Martinez, diretor de martketing da Moritz.

Para comemorar esse retorno ao ciclismo, Moritz prepara uma festa para a 7ª e última etapa da Volta a Catalunya que acontecerá em Barcelona. A Volta Ciclista a Catalunya, é a terceira corrida por etapas mais antiga do mundo, ficando apenas atrás do Tour de France e do Giro d’Italia e consegue atrair os principais nomes do pelotão internacional.  

O colombiano  Miguel Ángel Lópes  venceu a última edição. Alejandro Valverde tem três títulos (2009/17/18) o outro tricampeão da prova é Miguel Indurain (1988/91/92), porém o espanhol Mariano Cañardo, é o maior vencedor, com  7 edições (1928/29/30/32/35/36/39) e o segundo maior ganhador de etapas com 22, atrás apenas do lendário ciclista catalão Miguel Poblet que cruzou me primeiro em 33 etapas.

A 100ª edição será disputada entre os dias 23 e 29 de março,  a largada será em Calella e a etapa final em Barcelona com a 7ª etapa percorrendo a tradicional escalada ao castelo de Montjuic, que será feita 8 vezes. Trata-se de uma subida de mais ou menos 2 km com inclinação média de 5,7% que conduz a uma descida de 1 km para depois para colocar os ciclistas em mais uma  rampa de 700 metros com 6% de inclinação antes da chegada em um falso plano em descida, de 2,3 km até a linha de chegada.

Para quem estiver de passagem por Barcelona, uma dica: a Fábrica Moritz Barcelona abre para visitação e degustação de suas cervejas às quartas, sextas, sábados e domingos ao preço de 20 euros (nada assustador se comparado ao preço das cervejas artesanais aqui do Brasil,  pois são degustados 5 tipos de cerveja por algo que ao câmbio de hoje pouco mais de 90 reais).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.