NIKE FIRMA PARCERIA COM A CIDADE DE PORTLAND PARA BIKE COMPARTILHADA

 

Confirmando sua forte relação com a sua cidade de origem, a Nike aposta alto nos deslocamentos com bicicletas ao patrocinar o novo sistema de bicicletas compartilhadas, o Biketown  que será instalado em breve na cidade de Portland que em um primeiro momento contará com 1000 bicicletas, em um investimento ao longo de cinco anos da ordem de 10 milhões de dólares (mais que 40 milhões de reais ao câmbio de 13/01/2016)

A bicicleta da Nike é desenvolvida pela SOBI - Social Bicycles - empresa que desenvolve softwares e tecnologia para sistemas de compartilhamento de bicicletas - foto: Nike

A bicicleta da Nike para o Biketown é desenvolvida pela SOBI – Social Bicycles – empresa que desenvolve softwares e tecnologia para sistemas de compartilhamento de bicicletas – foto: Nike

O estado do Oregon  é reconhecidamente um dos mais envolvidos com o uso da bicicleta e com o ciclismo nos Estados Unidos, e é também conhecido por ter na cidade de Beaverton o “QG” da Nike.  Um acordo firmado entre a secretaria de mobilidade de Portland e a gigante do material esportivo, resultará na implantação de um novo sistema de bikeshare  (aluguel e compartilhamento de bicicletas) que em um primeiro momento contará com 1000 bicicletas, em um investimento ao longo de cinco anos da ordem de 10 milhões de dólares (mais que 40 milhões de reais ao câmbio de 13/01/2016).

No projeto apresentado pela secretaria de mobilidade de Portland, as estimativas para a implantação do sistema variavam entre 2 e 8 milhões de dólares, a entrada da Nike nessa parceria público-privada gerou um incremento superior a  66% no número de bicicletas de quando foi apresentado o projeto no último mês de setembro.

A imagem da Nike terá presença marcante no projeto, pois está sob os seus cuidados o desenvolvimento do projeto visual das estações de retirada e entrega de bicicletas, a divulgação e todo o trabalho nos meios digitais. As bicicletas serão fornecidas pela SOBI – Social Bicycles – empresa que desenvolveu uma smart-bike; um  modelo de bicicleta ideal para compartilhamento, um pouco mais pesadas do que as encontradas à venda para o grande público, com peças personalizadas (que desestimulam o desmanche) e além disso rastreadas por GPS. As bicicletas de design clássico estilo holandês vem montadas com freios a tambor,  pneus de kevlar , para-choques, três a oito velocidades com transmissão por eixo cardã e iluminação na dianteira e na traseira por meio de Led’s.

Detalhes que

A relação entre o patrocinador e a cidade de maneira discreta: um logotipo reconhecido em todo mundo e uma cesta que remete às caixas de calçados – Foto: Nike

O sistema de bike share – compartilhamento e aluguel –  será operado por outra empresa peso pesado do setor: a Motivate  que vem ganhando cada vez mais espaço em ações similares à de Portland com o incremento das parcerias entre os setores publico e privado como aconteceu em Nova York de onde os valores saltaram de 40 milhões de dólares para 110 milhões.  A Motivate gerencia os maiores sistemas de compartilhamento de bicicletas dos Estados Unidos como o  Bay Area Bike Share (California Bay Area), Citi Bike (New York e Jersey), Divvy (Chicago), CoGo Bike Share (Columbus, Ohio), Capital Bike Share (Washington, D.C.; Arlington e Alexandria, Va.; e Montgomery County, Md.), Hubway (Boston, Somerville, Cambridge ae Brookline, Mass.), Pronto (Seattle), Bike Chattanooga (Tenn.), for a dos EUA opera o  Bike Share Toronto e o  Melbourne Bike Share e Bay Area na Australia. Nesses projetos participam algumas marcas de expressão mundial como Citi, Blue Cross Blue Shield, Alaska Airlines, Hulu e Santander.

O vice-presidente de Impactos na Comunidade da Nike, Jorge Casemiro, comentou a parceria:  “Estamos orgulhosos da nossa longa história de parcerias com a cidade de Portland e acreditamos que o programa de Biketown de bicicletas compartilhadas será mais um exemplo de como podemos trabalhar em conjunto para ajudar a tornar a Portland uma comunidade ainda mais ativa, vibrante e inovadora! -BikeTown é a maneira perfeita para ajudar os moradores e visitantes de  Portland incorporar a atividade física diária em suas viagens. Estamos entusiasmados em trazer inspiração e inovação com a nossa marca para ter cada vez  mais pessoas que se deslocam por toda esta bela cidade que muitos de nós chamamos de lar. ” Já o diretor do Departamento de Trasportes do Oregon, Leah Treat, comemorou a parceria pois com ela se cumpria uma promessa feita há alguns anos aos moradores da cidade.

Detalhes da bicicleta

Freios a tambor; sistema de rastreamento, controle e travamento por GPS; transmissão por eixo cardã – fotos: Kristyna Wentz-Graff/Oregon Live

As bicicletas do projeto Biketown, são produzidas pela SOBI (socialbycicles) e terão intima ligação com a Nike: sua cor será laranja, a mesma cor usada desde 1971, quando o fundador Phil Knight e seu primeiro funcionário Jeff Johnson colocaram o primeiro calçado desportivo dentro de uma caixa de sapatos.  O laranja só foi elevado à categoria de “cor oficial” em 1989 e desde então se tornou quase uma assinatura da empresa. E as bicicletas não negam a sua origem, a cesta da frente lembra muito uma caixa de sapatos e na parte inferior  da cesta há uma discreta luz de led’s.  Também estão programadas algumas edições limitadas, com bicicletas de cores diferentes que serão apresentadas em ocasiões especiais. A cidade também está pensando em desenvolver equipamentos para venda de capacetes junto às estações de compartilhamento.

Detalhes

Detalhes da traseira com o para-lama e protetor da ponta do cardã; a “caixa preta” aonde estão instalados o sistema de GPS, bloqueio e controle do sistema; o selim não removível permite ajustes para pessoas de 1,25 m a 2,01 m – Fotos: Nike e  Kristyna Wntz-Graff/Oregon Live

O site da cidade de Portland informa que sistema de bike share (compartilhamento de bicicletas) será o mais barato dos Estados Unidos com um custo para pessoas que utilizarem o sistema esporadicamente de 2,5 dolares (10 reais ) para cada 30 minuto,  segundo estudos o tempo médio de deslocamento dos cidadãos que usam a bicicleta como meio de transporte é de 20 minutos – daí se trabalhar com uma tarifa de meia hora; os usuários cadastrados levam grande vantagem com tarifas mensais entre 10 e 15 dólares (R$ 48 a R$60) para um uso diário de até 90 minutos. Também há programas de descontos e subvenção de custos  para as  500 associações comunitárias que atendem cidadãos de baixa renda.

 

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