ROLO: A SOLUÇÃO QUE DÁ PEDAL EM TEMPOS DE COVID-19

Os rolos já fazem parte do dia a dia de muita gente que pedala, principalmente durante os dias mais chuvosos ou frios quando muitos ciclistas para preservar sua saúde preferem não se arriscar nas intempéries. Agora com a chegada da pandemia do coronavírus (COVID-19) os rolos praticamente se tornaram a opção mais segura para quem quer pedalar, manter a forma física ou mesmo para se manter ativo neste período onde a ordem é limitar aglomerações e a circulação de pessoas

Treinar em casa é possível

Neste cenário de isolamento social, montar a sua  bicicleta em um rolo e pedalar em casa pode ser uma ótima opção de exercício aeróbico, e com isso fortalecer sistema respiratório, aumentando frequência cardíaca e a disposição muscular.

Pedalar, mesmo que seja em um rolo ajuda a acelerar o metabolismo, afastar o estresse com a liberação de endorfinas e serotoninas, minimizando o risco de doenças como hipertensão e o colesterol alto.

Para colocar a sua bike em pleno funcionamento e em alta velocidade nos cômodos da sua residência, a indústria da bicicleta há muito tempo desenvolveu uma ferramenta que te permite pedalar sem sair do lugar: os rolos de treino. Eles possibilitam treinos mais lineares e controlados, ideal para aprimorar a pedalada, ganhando potência e aumentando a eficiência.

No mercado nacional há várias opções de rolos de treinamento, praticamente para atender todos os gostos e bolsos. Uma das marcas mais tradicionais nesse setor é a italiana Elite, distribuída no Brasil pela Blue Cycle e que produz dos modelos mais simples e básicos a peças sofisticadas com tecnologia que coloca resistências ao rodar, simulando terrenos, variando  a inclinação e possibilitando percorrer, via internet  traçados de tradicionais provas do calendário internacional.

Juliano Mol Xavier, diretor de operações da Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A, distribuidora oficial da marca Elite explica a opção pelos rolos: “Muitas vezes, para quem tem uma vida corrida, treinar em casa é mais prático, pois otimiza o tempo gasto nos deslocamentos. Além de aspectos de segurança e economia financeira, permite que o ciclista possa se exercitar a qualquer momento, mesmo em dias de chuva. Pensando em todas estas praticidades, trouxemos a solução dos rolos de treinamento para o mercado brasileiro, disponibilizando a oferta em nosso portal para as mais de 7.000 lojas espalhadas pelo país“.

Para colocar a sua bike em pleno funcionamento e em alta velocidade nos cômodos da sua residência, a indústria da bicicleta há muito tempo desenvolveu uma ferramenta que te permite pedalar sem sair do lugar: os rolos de treino. Eles possibilitam treinos mais lineares e controlados, ideal para aprimorar a pedalada, ganhando potência e aumentando a eficiência.

Nas lojas físicas e pela internet os preços dos produtos da Elite variam entre R$ 2 mil e R$ 18 mil

Rolo de equilíbrio, exige domínio da bicicleta

O rolo solto ou rolo de equilíbrio, onde as rodas da bicicleta se apoiam em três cilindros permite uma pedala mais natural e onde se consegue aprimorar mais técnica, porém o modelo exige muito equilíbrio do usuário, esse  modelo é tradicionalmente utilizado para aquecimento antes de competições.

A opção mais utilizada  nas residências é a dos rolos do tipo cycletrainer, onde o eixo da roda traseira da bicicleta  é preso em uma estrutura que dá total estabilidade ao usuário sem risco de queda e com toda a facilidade de para o ciclista montar e desmontar  da bicicleta. Nestes modelos a roda traseira gira apoiada em um rolo e aí há várias opções de tecnologias aplicadas . à resistência do esforço, com rolos magnéticos, hidráulicos, eólicos e elétricos.

Elite Direto X – basta tirar a roda traseira da bicicleta, usar um cassete de 9, 10 ou 11 velocidades

Entre os modelos mais avançados importados recentemente pela Blue Cycle destacam-se os rolos DRIVO II e o Direto X, da italiana Elite. Ambos têm ótima precisão de medição de potência através do sistema OTS e capacidade para comunicar por ANT+ ou Bluetooth FTMS permitindo conexões mais práticas e ágeis. A resistência é magnética gerenciada eletronicamente, o que permite um pedal suave e uma potência de 2.300 Watt a 40 km/h. Compatível com cassetes Shimano 9, 10 e 11 velocidades, simula rampas de até 24% (Drivo II) e 18% (Direto X). Com estrutura dobrável e com alça integrada, o que facilita o uso e o transporte do aparelho.

Também com resistência magnética e compatibilidade com os mesmo cassetes Shimano, o Direto X é um rolo de treino com transmissão direta com comunicação wireless ANT + FE-C e Bluetooth FTMS com sistema de potência integrado, podendo chegar a 2100 Watts a 40 km/h.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.