SPECIALIZED TURBO VADO SL– leve, potente e com muita autonomia

Com aproximadamente 15 kgs é uma das mais leves do mercado; com uma autonomia que pode superar os 120 quilômetros a Specialized Turbo Vado SL é a evolução da e-bike e coloca-se, neste momento em que a bicicleta será chave para para os deslocamentos pós pandemia, como sonho de consumo para pedalar pela cidade

Turbo Vado 4.0 EQ

Desde que surgiram as bicicletas elétricas sempre tiveram um inconveniente: seu peso excessivo com a maioria dos modelos ultrapassando facilmente os 20 kgs. A nova Specialized Vado SL muda radicalmente isso com uma redução de quase 40% quando comparada com a maioria de modelos de outras marcas, ou mesmo com a sua predecessora a Vado que pesa 23 kgs. A redução de peso poderá fazer muita diferença na hora de levar a bicicleta para o seu “estacionamento” e tiver que subir uma escada ou mesmo acessar o escritório ou uma estação de metrô,

Se a redução de peso pode parecer pouco, vale destacar que os aqueles modelos de bicicletas a pedal – do tipo “Barra” – pesam os mesmos 15 quilos desta bicicleta com motor, bateria e com muita tecnologia embarcada.

A evolução da Vado traz ao consumidor a tecnologia Specialized SL 1.1 desenvolvida para os modelos de estrada Turbo Creo SL e de mountain bike Turbo Levo SL, porém ajustes para um uso voltado ao lazer e aos deslocamentos diários, resultando em uma bicicleta mais “tranquila” em um primeiro momento, mas que não perde desempenho ao longo das pedaladas (e lembre-se que é uma pedelec ou seja de uma bicicleta a pedalada assistida onde o usuário tem que pedalar constantemente para manter a bicicleta em movimento). Tudo isso empurrado por um motor muito leve,  pesa 1,95 kgs, praticamente a metade do peso de modelos tradicionais de bicicletas a pedalada assistida

O motor SPZ SL 1.1 está muito localizado no “movimento central” com uma ótima distribuição de peso

Para entender um pouco o sistema Specialized SL 1.1  ele entrega potência de forma suave e progressiva, não tem uma arrancada nervosa, sem curvas de potência forçadas, solavancos ou saltos do motor, se traduz em uma pedalada tranquila. Seu motor entrega até 240 watts e 35Nm de potência totalmente sincronizados com a sua cadência de pedaladas, indo  de 0 a 25 km por hora de forma suave.

Vale lembrar que atendendo a legislação de e-bikes o motor corta quando se atinge a velocidade máxima de 25 km/h  porém isso acontece se forma imperceptível sem cortes bruscos ou arrasto, a pedalada continuará sendo leve e confortável.

Mas se você parar para olhar a Vado SL vai precisar prestar muita atenção, ou ser um conhecedor de bicicletas para perceber que se trata de uma e-bike, tudo é muito compacto e visualmente agradável, remetendo a uma bela bicicleta urbana. Porém em seu tubo inferior ou down tube está instalada uma bateria de 320 Wh que possibilitam uma autonomia de até 130 quilômetros quando o ciclista utiliza o  programa ECO – mais econômico de pedal.

Se os mais de 100 quilômetros em uma viagem ou em um pedal pela cidade parecem pouco, há ainda um opcional, removível e muito compacto e de fácil recarga – o Range Extender  que garante uma autonomia adicional de até 65 km. Essa carga extra pode ser levado em um suporte de caramanhola normal, a fábrica indica do Specialized Z-Cage, junto com a correia inclusa, para segurança máxima—especialmente em terrenos mais acidentados.

Nos detalhes os sistemas eletro-eletrônicos com o ‘Range Extender’ no porta caramanhola, a bateria dentro do quadro no tubo inferioro, e o motor centralizado. No tubo superior fica a Unidade de Controle Turbo TCU –

O tempo de recarga da Turbo Vado SL é de aproximadamente 2 horas e 35 minutos para ir de 3% a 100% da potência , já o Range Extender leva aproximadamente 3 horas e 20 minutos. A bateria interna e o Range Extender podem ser carregados simultaneamente, com uso de um cabo “Y”,  e sua carga vai de 3% a 100% em 3 horas e 20 minutos.

Se ainda o usuário for ao limite da autonomia, quando o nível da bateria fica abaixo de 15%, a Turbo Vado SL automaticamente reduz a potência do motor a 75%; a 10% da carga o sistema reduz a potência do motor a 50%. A 5% a redução vai a 25% da potência. Essa redução de potência é para preservar a saúde da bateria e garantir uma maior vida útil desse componente; se a bateria acabar dá para pedalar pois o motor libera o sistema para um pedal tradicional.

Essa autonomia está intimamente ligada ao cada um dos 5  modos de assistência adotados para a pedalada: OFF, ECO, SPORT, e TURBO, assim como SMART CONTROL.

O modo ECO incrementa seus esforços em até 30%; o modo TRAIL até 60%; e o modo TURBO utiliza até 100% da potência do motor— ou seja libera 240 watts. Cada um dos três modos pode ser ajustado quase infinitamente para personalizar seus níveis de potência, através do App Mission Control. O modo sem assistência (OFF) é como pedalar uma bike clássica — o motor foi projetado especificamente para não acrescentar nenhum arrasto quando o motor estiver desligado.

Todos esses ajustes podem ser feitos pelo App Mission Control  que permite uma customização do motor Turbo da Vado SL conforme as  necessidades e preferências pessoais, porém esses ajustes estão programados para respeitar os limites de velocidade para e-bikes de cada país e a Specialized não autoriza que esse ajuste de motor seja alterado para ultrapassar os limites legais estabelecidos.

Através do app pode-se utilizar a funcionalidade Smart Control – onde o usuário informa distancia ou tempo e carga disponível ao final do pedal.  Com  essas informações o  Smart Control gerencia  o uso da bateria, possibilitando que  se cumpram esses objetivos.  Isso é feito através de um algoritmo inteligente que verifica o estado da bicicleta a cada dez segundos.

Por meio do app Mission Control é possível programar as funções e desempenho do motor

Ao usar Smart Control, os modos de assistência não podem ser alterados no TCU no tubo superior da bike. Ao escolher desligar a assistência da bike e pedalar sem qualquer auxílio de motor, o sistema ainda estará ligado e enviando ou compartilhando dados para aplicativos ou dispositivos ANT+ habilitados. Durante a apresentação para o mercado brasileiro, também foi informado que em breve será possível integrar a programação do desempenho da bicicleta a roteiros preestabelecidos por dados do GPS

Para quem optar pela programação direto na bicicleta isso pode ser feito por meio da TCU  – Turbo Control Unit – Unidade Controle Turbo através de dois botões e um display com o nível da bateria. O botão inferior é usado para ligar ou desligar a bike, e o superior é usado para selecionar os modos de assistência— ou pedalar sem nenhuma assistência. Além disso a TCU pode ser acessada pelo controle remoto instalado no  guidão, o Handlebar Remote, oferece esses controles de forma ergonômica, na ponta dos dedos.

Em destaque a luz azul da TCU – Turbo Control Unit

O novo quadro Smartweld, impressiona e segundo a fábrica ela é muito confortável, mesmo que tenha um visual de forte inspiração esportiva que a coloca em uma faixa das bicicletas hibridas ou fitnes .  Porém aqui há de se destacar o posicionamento do motor, na parte baixa da bicicleta e com uma distribuição equilibrada o que facilita na hora de carrega-la de um lugar a outro.

Os pneus garantem muito conforto o modelo Vado 4.0 SL EQ o primeiro a chegar ao brasil vem equipada com 700x38mm, porém a bicicleta tem espaço para pneus de até 42mm ou ser substituíds por pneus 650b de até 47 mm. Os modelos 5.0 , com suspensão ainda não estão disponíveis no Brasil, mas eles trazem a tecnologia Future Schock – patenteada pela Specialized.

Todos os modelos Vado vem equipados com sistema de frenagem a disco, transmissão 1X (coroa simples).

Como se trata de uma bicicleta pensada para o uso urbano traz faróis dianteiro e traseiro integrados, adesivos refletivos de alta visibilidade, selins e manoplas ergonomicamente projetados e no modelo EQ um útil bagageiro traseiro.

No Brasil o primeiro modelo que já está disponível é a Turbo Vado SL 4.0 EQ – equipada com paralamas, bagageiro. Comercializada por R$ 27.999,00 nos tamanhos  SM, MD, LG, e XL.

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