TOUR DE LANGKAWI: SUPERMAN LÓPEZ O NOVO LÍDER E O COMANDO CONTINUA COM A ASTANA

A etapa rainha provocou mudanças na classificação geral, despencam os velocistas e os escaladores assumem as melhores colocações. Mas no comando da classificação continuam os ciclistas da Astana. O colombiano Miguel Ángel Superman López confirmou seu favoritismo e dominou a etapa para se vestir de líder. O espanhol Antonio Piedra foi o melhor ciclista da Funvic e concluiu a etapa na 12ª posição , assumindo o 9º lugar na classificação geral a 45 segundos do líder

Com um ataque solo a 3 km da meta o colombiano Miguel Ángel Lopez vence a 4ª etapa e assume a camisa de líder

Com um ataque solo a 3 km da meta o colombiano Miguel Ángel Lopez vence a 4ª etapa e assume a camisa de líder

Mudança de líder mas quem manda nas estradas malaias são os homens da Astana; no plano o domínio foi de Andrea Guardini, com a chegada da etapa mais dura com a passagem pelas montanhas de Ringlet (1ª categoria 1.141m) e Tanah Rata (H- hors class 1.450m)  a Astana jogou toda a responsabilidade no escalador colombiano Miguel Angel López que respondeu com a vitória de etapa e conquistando uma margem de 29 segundos sobre o vice-líder Reinardt Rensburg.

Como se tratava de uma etapa complicada  para os velocistas, o líder Andrea Guardini/Astana e na certeza de que  perderia a a amarela, o italiano  procurou defender a  camisa azul de líder da classificação por pontos, e assim no primeiro sprint intermediário, disputado com 16,9 km em Batuh Gaja foi o primeiro a cruzar, somando mais 5 pontos e elevando para  10 pontos a vantagem sobre o segundo colocado na classificação, o estadunidense JohnMurphy/UnitedHealthCare.

Andrea Guardini vence o primeiro Sprint intermediário do dia

Andrea Guardini vence o primeiro Sprint intermediário da etapa

Após o primeiro sprint intermediário, o chinês Wan Meiying/Hagnxiag, vestindo a camisa de líder de montanha e o italiano Luca Chirico/Bardiani CSF arriscaram a primeira escapada com 24 km de prova, porém  foram logo neutralizados e superados por uma fuga do trio: Ho Burr/HKSI, Shiki Kuroeda/Aisan e Lukas Jaun/Roth e que viria a se transformar na fuga do dia. Com a boa margem de tempo que chegou ao máximo de 6m27s no km 45 de prova, o trio foi em busca dos pontos do 2] e 3º spritnt’s intermediários da etapa, aonde o primeiro colocado nas duas passagens foi o japonês  Kuroeda.

A fuga foi neutralizada com um contra-ataque do trio asiático formado por Donaben Goh/Terengganu, Loh Mar Keong/Sel. Malásia sob o comando do líder da classificação de montanha Wang Meiying/Hagnxiag que procurou acelerar o ritmo quando se iniciou a escaladas às montanhas de Cameron Highland.

Ho Burr/HKSI, Shiki Kuroeda/Aisan e Lukas Jaun/Roth

Shiki Kuroeda/Aisan, Ho Burr/HKSI e Lukas Jaun/Roth protagonizaram a fuga do dia

No premio de montanha de Ringlet com 115,9 km de prova Wang cruzou em primeiro, mantendo a hierarquia da camisa, acompanhado por Loh,  Burr e Goh.   Tinkoff, Astana e UnitedHealthCare começaram a forçar o ritmo  ao se iniciar a subida para Tanah Rata, o líder de montanha, Wang e o Goh foram netrutralizados.

Com pouco mais de 5 km para a chegada e já quando a subida se fazia sentir, o primeiro ataque veio do australiano Lachlan Norris/Drapac, porém  o colombiano Miguel Ángel López salta do pelotão e arranca com intensidade para se destacar do pelotão. O australinho Jonathan Clarke/UnitedHealthCare, tenta acompanhar à roda do colombiano. O forte ritmo da subida fragmenta o pelotão. Com 3 km para a chegada mais uma forçada de López que despacha o australiano que pouco depois é alcançado por um grupo de ciclistas aonde está seu companheiro de equipe Daniel Jaramillo/UnitedHealthCare que se destaca-se do grupo  para tentar, em vão, dar caça ao ataque solo de deu compatriota. Atrás ficou um combativo grupo de 15 ciclistas aonde estava o espanhol Antonio Piedra, da equipe brasileira Funvic-SoulCyles-Carrefour que cruzou a meta na 12ª colocação obtendo, até o momento o melhor resultado da equipe brasileira no Tour de Langkawi 2016, subindo 18 posições na classificação geral, indo para a 9º lugar.

Daniel Jaramillo/UnitedHealthCare  chegou a 30 segundos

Daniel Jaramillo/UnitedHealthCare foi o segundo colocado, chegando a 30 segundos do vencedor da etapa

Com a vitória de etapa, Miguel  Ángel López consegue sua segunda vitória de uma etapa rainha na temporada 2016, o colombiano já havia feito isso no Tour de San Luis, aonde terminou na 4ª posição na classificação geral. “Eu tinha que justificar a dedicação dos meus companheiros. Com um ciclista a menos, não era fácil de fazer tanto trabalho para me fazer ganhar até aqui, mas eu ataquei onde me indicaram. Esta é uma vitória muito importante para mim. É bom para começar bem a temporada e vai me dar muita confiança e serenidade para os meus outros objetivos, sendo a principal delas a Vuelta a España”, concluiu o colombiano

“Miguel Angel fez um trabalho realmente bom e eu estou feliz por ele porque ele é um cara muito bom” comentou seu companheiro de equipe Andrea Guardini  que desceu 88 posições na classificação geral cedendo a camisa de líder para seu companheiro de equipe, mas manteve de líder por pontos”.  O Chines Wan Meiying manteve a camisa de líder de montanhas e a UnitedHealthCare lidera a classificação por equipes

A 5ª etapa de 148,8 km entre Tapah e Kuala Lumpur, a capital da Malásia trata-se de uma etapa com 3 premios de montanha de 4ª categoria, antes de levar o pelotão para uma chegada  passando pela Petronas Twin Towers e um sprint em Dataran Merdeka. É a etapa dos velocistas e aonde Guardini declarou ser sua chegada favorita e avisou:”Em três vezes eu já ganhei três. Eu quero fazer a quarta”

https://www.youtube.com/watch?v=lkDJmZ0BRNk

Le Tour de Langkawi – 4ª Etapa Ipoh>Tanah Rata /Cameron Highlands 129,4 km

1- López, Miguel Angel /Astana – Colômbia-  3h 25m 37s

2-Jaramillo, Daniel / UnitedHealthCare – Colômbia a 30s

3- J V Rensburg, Reinardt/ Dimension Data – África do Sul a 35s

4- Mancebo, Francisco/ Skydive Dubai – Espanha a35s

5- Clarke, Jonathan/UnitedHealthCare – Austrália a 35s

12-Piedra, Antonio /Funvic-Soul Cycles- Carrefour  – Espanha – a 35s

59- Manarelli, Carlos Alexandre FSC Funvic Soul Cycles – Carrefour 3h 32m 24s @ 6 m 47s

109- Bulgarelli, Otavio/Funvic-Soul Cycles – Carrefour  – Brasil  a21m37s

114- Chamorro, Francisco/ Funvic-Soul Cycles – Carrefour –  Argentina a 21m37s

123- Gaspar, Joao Marcelo/Funvic-Soul Cycles- Carrefour –  Brasil a 27m 43s

124- Urtasun, Pablo/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha a 27m43

conversa

Andrea Guarnini e Miguel Ángel López no inicio da etapa

 

Classificação Geral após 4 etapas

1- López, Miguel Angel /Astana – Colômbia-  14h 08m 03s

2-  J V Rensburg, Reinardt/ Dimension Data – África do Sul +29s

3- Jaramillo, Daniel / UnitedHealthCare – Colômbia +34s

4- Harper, George/ One Pro Cycling – Grã Bretanha + 39s

5- Hansen, Jesper/Dinamarca – Tinkoff + 45s

9- Piedra, Antonio/Funvic- Soul Cycles-Carrefour – Espanha +45s

53 – Manarelli, Carlos / Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil +7m02s

111-  Bulgarelli, Otavio/ Funvic-Soul Cycles -Carrefour –Brasil +30m18s

113- Gaspar, Joao Marcelo/ Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil +30m28s

119- Chamorro, Francisco/Funvic-Soul Cycles -Carrefour – Argentina + 34m32a

125- Urtasun, Pablo/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha + 57m27s

#‎ldl2016 #Astana  #FunvicSoulCyclesCarrefour #MundoBici #AsiaTour #colombia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.