THE BIKER BRASIL, UM REALITY SHOW RADICAL

Com quatro episódios e disputado por  20 pilotos, o The Biker Brasil é o primeiro reality show produzido no Brasil exclusivamente com gente que pedala. Durante 6 dias além de treinos, competições, provas físicas e a convivência dos pilotos foi posta à prova.

Participantes do The Biker Brasil - foto: CBMTB

Participantes do The Biker Brasil – foto: CBMTB

A CMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike e a Time Mkt produziram o primeiro reality show voltado para o mountain bike downhill.  O programa tem quatro episódios apresentados no Youtube (na matéria há links para 3 programas).

A proposta do The Biker é colocar à prova 20 competidores divididos em 4 equipes e cada equipe será comandada por 2 técnicos, sendo um brasileiro e um estrangeiro para cada equipe.  A equipe campeã será aquela que tiver a maior pontuação ao longo dos 6 dias de eventos e atividades,  e o piloto campeão, o The Biker  sairá dessa equipe. Para se conhecer o The Biker serão levados em conta os melhores tempos e a somatória destes.

Além das provas físicas e das competições, os pilotos receberão instruções e dicas dos técnicos para melhorar a sua técnica e desempenho nas trilhas,  também será colocada à prova a capacidade de convivência em grupo de cada mountain biker e nessa disputa pode estar uma refeição preparada especialmente para os competidores ou ter que preparar o seu próprio prato de comida.

O The Biker foi produzido no Parque Vale das Pedras, em Socorro na tradicional Pista do Chapolin que já recebeu etapas do campeonato brasileiro de downhill da CBMtb.

A equipe Catraca é dirigida pelo espanhol Jorge Garcia e por Wallace Miranda, os dois tem larga experiência na modalidade. Garcia, de 21 anos já disputou a Descida das Escadas de Santos, e na Espanha é tetra campeão da Copa España de DH /2008/10/11/14.  Miranda é tetra campeão brasileiro de DH, di campeão da Descida das Escadas de Santos, duas vezes campeão pan americano e ainda coleciona 10 títulos paulistas.

Sob o comando da dupla estão: Gustavo Mendonça, paulista de socorro, piloto de 17 anos Campeão brasileiro 2014, Vice-campeão da Copa Brasil 2014, e segundo colocado no Ranking Brasileiro da categoria Junior; Matheus Westin, 13 anos é de Mairiporã, Tetra-campeão da Descida das Escadas de Santos, Campeão Brasileiro, e Campeão da Copa Brasil; com menos experiência no DH, o mineiro de Itabirito,  Pablo Henrico, de 15 anos, corre na categoria juvenil e aposta em sua persistência e dedicação para ir em busca do título; com 16 anos Pedro Henrique Torres, é mineiro de  Belo Horizonte e tem em seu currículo Campeonato brasileiro 2014 o Mineiro e a 3ª colocação  na Copa Brasil de DH. A equipe se completa com a revelação do DH paranaense, Vanusa Melo, atual campeã paranaense, vice-campeã do DHU de Apucarana.

THE BIKER BRASIL – EPISÓDIO 1

A equipe Pedivela está sob o comando do equatoriano Mario José Jarrín, piloto de Downhill que iniciou sua carreira no BMX de onde traz toda uma bagagem de técnica e velocidade. Jarrín foi campeão da Descida das Escadas de Santos em 2011. Seu parceiro no comando da equipe Pedivela  é Thiago Velardi, o como é mais conhecido: o Feio, além de piloto experiente é o responsável pelo desenho da pista do Chapolin, uma das mais técnicas do pais.  Sob o comando dessas feras estão: Cleibe Hernandes Filho, o Binho de 26 anos, ainda novo no downhill é um piloto que mostra-se um grande colaborador para trabalhar em equipe. A paulistana Bruna Veber, 26 anos, tem 2 anos de DH e aposta em sua elevada competitividade e seu senso critico para se destacar. Com 18 anos e pedalando desde os 6 anos de idade, o estudante de engenharia mecânica Esteven Magewsck, deixou o bmx, aonde participou de um mundial em 2012 para encarar o downhill. Gabriel Emboaba, 18 anos, na temporada passada foi 4º no ranking brasileiro e aposta na tranquilidade e na sua facilidade de adaptação para destacar-se no grupo. Júlia Freire, 18 anos,  é mais um piloto de longa experiência em cima de uma bicicleta, iniciou aos 5 anos no BMX e há dois anos corre no DH e já tem em seu currículo o 3º lugar no Brasileiro de DH’2013, o vice-campeonato no Brasileiro’2014 e o título paulista de DH’2014.

THE BIKER BRASIL – EPISÓDIO 2

A equipe Shock é dirigida pelo experiente  piloto espanhol Daniel Algarra Navarro, de 19 anos, ele tem como principais títulos o  3º lugar na categoria Junior na etapa da Copa do Mundo de Vallnord’2013, 6º Junior na Copa do Mundo de Val Di Sole em 2013; 9º na classificação geral Junior da Copa do Mundo em 2013 além de  ser 3 vezes vice-campeão espanhol. Ao seu lado está Gabriel Oliveira, profissional do Downhill.  Com pouco tempo de trilhas Bruno Souza, 15 anos, é mineiro de Itabirito e a concentração e o seu esforço fazem com que se destaque na equipe. Outro jovem piloto de 15 anos da Shock, é Caio Mourão que já tem em história para contar com o  Vice-campeão paulista de Downhill Urbano (FPC), 3º e 4º colocado nas etapas do Campeonato Paulista (FPMtb), 3º colocado nas duas etapas do Circuito das Águas, 5º colocado no Campeonato Brasileiro de DH (CBMTB). Rafael Assoni, 26 anos, tem 5 anos de downhill e em 2012 foi o nº1 do ranking brasileiro. Daniela  Moraes, 20 anos, vice-campeã brasileira de 2014 pela CBMTB e completando a equipe Janaína  Fernandes “Jana” , 33 anos, 2ª colocada na Descida das Escadas de Santos 2014 e no ranking nacional de DH .

THE BIKER BRASIL – EPISÓDIO 3

No comando da equipe Suspa estão o chileno Adolfo Almarza e Guimerton Junior, piloto de downhill e  profundo conhecedor da pista do Chapolin aonde corre como se fosse no “quintal de sua casa” pois  é local de Socorro.  Já o chileno Almarza, de 26 anos é um grande exemplo para todas as equipes, o ciclista roda o mundo de bicicleta dando palestras motivacionais servindo como exemplo, já que aos 12 anos de idade perdeu as duas pernas. Com o lema de “Não existem limites” ele procura despertar em cada competidor o que há de melhor.

Para pedalar pela equipe Suspa  estão a mineira de Belo Horizonte, Bárbara Jechow , Babi como também é conhecida a mountain biker é três vezes campeã mineira, campeã da Copa Brasil, Vice-campeã e 2ª no ranking nacional 2014. Daniel Diani, 16 anos, 1º lugar na Copa Core Downhill, 1º colocado na primeira etapa da Copa São Paulo de Downhill, Campeão Paulista 2014.  Felipe Augusto de Souza Veiga, 14 anos, mineiro de Ouro Preto foi  campeão  brasileiro de DH em  2014, na categoria infanto-juvenil, e terceiro colocado no ranking nacional de DH. Com 17 anos e competindo na categoria junior, Mateus  Maçolla, 17 anos,  é um dos pilotos que mais se dedicado aos treinos e tem facilidade de assimilar novas técnicas, em seu currículo tem um 2º lugar na  Descida da Montanha 2012, 2º no Desafio Specialized 2013, 5º na Copa Brasil – Saracura 2014 e 4º lugar Campeonato Brasileiro DH 2014. Rafael Alves, 23 anos é o representante do nordeste na competição. Natural de Arco Verde, Pernambuco ele já foi 2º na Escadaria do Morro Bom Jesus, 3º na Descida das Ladeiras de Olinda e 3º no Campeonato Pernambucano.

E para quem curte Downhill a dica é  assistir o Campeonato Brasileiro que será disputado nos dias 7 e 8 de Novembro, em Socorro, na  mesma pista do Chapolin aonde foi realizado o The Biker.

Quem levará o troféu do The Biker Brasil?

Quem levará o troféu do The Biker Brasil?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.