TDF- SUPORTE NEUTRO: SAI MAVIC ENTRA SHIMANO

A próxima edição do Tour de France será marcada pela troca do serviço de suporte neutro aos ciclistas. Saem as viaturas amarelas da Mavic que marcaram a competição por 43 anos, entram em seu lugar os carros azuis da Shimano que já estavam presentes em outros eventos da ASO

Serviço Neutro da Shimano em açãofoto: Corvos-Shimano

A longa crise econômica que se abateu sobre a Mavic, após ser salva da falência e da sua venda para o Grupo Bourrelier, uma holding familiar francesa provocaram a necessidade da reestruturação da empresa, repercutindo diretamente em um ícone do Tour de France (e também da Paris-Roubaix) o serviço neutro durante as provas de ciclismo.

A Mavic que se caracterizou pelo uso da cor amarela em seus veículos de apoio e que colocou suas viaturas a serviço dos ciclistas na Paris-Nice de 1973 e estrearam no Tour de France em 1977 dando apoio mecânico, oferecendo rodas ou bicicletas para ciclistas em fuga ou os que estavam ‘jogados’ no fundo do pelotão deixarão de integrar caravanas. Com o resgate econômico, a marca precisa se reinventar e com demissões em seu quadro de funcionários, manter esse alto investimento, apesar da boa imagem, não se justificava.

Fim de um ciclo, Mavic não fará mais o Serviço Neutro – foto: Jered Gruber-Mavic

A saída dos franceses abriu caminho para a Shimano em um momento muito oportuno, afinal neste ano a marca comemora o seu centenário e nada melhor que se firmar de forma onipresente nos grandes eventos do ciclismo mundial – agora colocando suas viaturas – station wagons/peruas  e motos – azuis na mais importante prova do calendário profissional.

Para quem acompanha o ciclismo os carros azuis e – os blue angels como são conhecidos os profissionais que trabalham neles – não são novidade, a Shimano oferece o serviço neutro há mais de 20 anos, marcando presença em outros eventos do Amaury Sport Organization como a Vuelta a España.

O apoio neutro da Shimano começou nas Clássicas da Primavera disputadas na Bélgica – o Tour de Flandres e a Amstel Gold Race e depois chegou às grandes Voltas, primeiro na Espanha .  A marca também está presente no Giro d’Italia, organizado pela RCS e substituiu marcas locais como  Campagnolo e Vittoria  em um movimento que para os fãs mais tradicionalistas e ligados à história das competições  pode ser muito parecido ao que está acontecendo agora com a Mavic .

Serviço Neutro da Shimano em ação na Vuelta 2020 – foto: José Antonio Miguelez-Shimano

Em 2021 a parceria da Shimano com a ASO começa com a Paris-Nice, programada para acontecer de 7 a 14 de março, com largada em Saint-Cyr-l’École  e se estenderá ao longo da temporada para as clássicas  Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège, Flèche Wallonne, Paris-Tours e também eventos como L’Etape du Tour de France e Roc d’Azur.    

Sobre a nova parceria , o vice-presidente executivo da Shimano,  Taizo Shimano, vice-presidente executivo, declarou: “No centésimo ano de nossa existência, estamos muito felizes em começar um novo capítulo da nossa história esportiva.

Temos orgulho de anunciar esta parceria para apoiar os eventos da A.S.O. com nosso Suporte Neutro. Isso significa que vamos fornecer apoio de primeira classe aos ciclistas em eventos da A.S.O. e ajudá-los completarem suas corridas. O papel da Shimano é inspirar as pessoas a praticar o esporte e manter as bicicletas funcionando no seu melhor. A função do suporte neutro é vital, especialmente na corrida mais intensa do mundo do ciclismo – e também em um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo – e vai nos ajudar a fazer exatamente isso.

Blue Angel em ação, mecânico ajusta o selim do ciclista – foto: Wouter Roosenboom-Shimano

Trabalhar com a A.S.O. permitirá que a Shimano forneça mais apoio ao esporte e aos atletas para ajudá-los a atuar em alto nível. Como empresa, nos orgulhamos muito da qualidade do trabalho que os milhares de revendedores globais da Shimano realizam. Essa parceria com a A.S.O. é o melhor exemplo do serviço que eles prestam. Não só esperamos que essa parceria inspire uma nova geração de pessoas a andar de bicicleta com mais frequência, mas esperamos inspirar as pessoas a confiar na qualidade do nosso produto”.

PelaAmaury Sports Organization, o Diretor Geral,  Yann Le Moënner destacou  : “Estamos incrivelmente satisfeitos por essa parceria com um player inovador quanto a Shimano. A parceria em todos os nossos eventos de ciclismo profissional e amador com uma empresa pioneira no mundo do ciclismo atesta nosso compromisso em oferecer o melhor aos atletas e a todos os ciclistas envolvidos em nossos eventos. A inovação e o nível consistente de excelência proporcionado pela marca ao longo de seus 100 anos de existência fazem da Shimano uma marca representativa no ciclismo mundial e cotidiano e uma marca com a qual nos orgulhamos de estar associados.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.