STRADE BIANCHE DONNE: LIZZIE VENCE NA TOSCANA, FLAVIA É 21ª

A campeã do mundo Lizzie Armitstead vence a primeira prova do  UCI Womens World Tour, a  Strade Bianche Donne. A brasileira Flavia Oliveira terminou na 21ª posição. Os trechos se sterrato cobraram um alto do preço ao pelotão, de 134  que largaram apenas 59 concluíram a prova

Armitstead vence a Strade Biache  foto:Tim de Waele/TDWSport

Armitstead vence a Strade Biache foto:Tim de Waele/TDWSport

Uma prova dura de 121 km com largada na Fortezza Medicea e chegada na Piazza del Campo em Siena, em meio a tudo isso 22 km de sterrato , divididos em 7 setores (alguns comuns aos da prova masculina) aonde a britânica campeã do mundo Lizzie Armitstead/Boels Dolmans ditou a regra da corrida e com um ataque após o quinto trecho  sterrato (um  piso de terra com brita muito fina muito comum na região da Toscana e que também é conhecido por Strada Bianca, daí  o nome da corrida)  foi acompanhada por  Emma Johansson/Wiggle-Higg5 e a polonesa  Katarzyna Niewiadoma. As três conseguiram despachar um pelotão que já rodava todo quebrado e acusando a dureza do percurso. A primeira grande quebra do grupo aconteceu no terceiro setor de sterrato em San Martinio in Grania com 9,5km, quando a campeã britânica de ciclocross, Nikki Harris/Boels Dolmans em sua primeira temporada no ciclismo de estrada resolveu aproveitar a sua técnica para acelerar e provocar um desmonte do pelotão, que sofreria mais um golpe com a ação de Lizzie no trecho de 800 m em Moteaperti.

Lizzie rodando à frente do pelotão no "sterrato" - foto: Bettini

Lizzie rodando à frente do pelotão no “sterrato” – foto: Bettini

O trio principal saiu do último trecho sterrato com 58 segundos de vantagem para encarar uma curta mas dura subida com 18% de inclinação e nos quilômetros finais a vantagem era de quase 2 minutos. Na entrada para a histórica Piazza del Campo Lizzie se distanciou da campeã europeia Katarzina Niewiadoma/Rabo Liv Women e de Emma Johansson/Wiggle High5. Após a chegada Armitstead declarou: “É incrível pensar de ter vencido a primeira corrida do UCI Womens World Tour da história, e além disso essa corrida é absolutamente especial. Após ter vencido na semana passada na Bélgica sabia que eu não sofria da maldição da camisa arco-íris, e hoje voltei a honrá-la. Trabalhamos junta na fuga nos últimos 10 quilômetros e ataquei na última subida. Tudo saiu perfeito.

A brasileira Flavia Oliveira agora correndo pela equipe belga Lensworld-Zannata-Etixx, integrou a equipe de 4 ciclistas que foi para a Toscana, sendo a melhor ciclista da equipe terminando na 21ª posição. Horas após o final da corrida, Mundo Bici teve uma rápida conversa com Flavia que comentou que a prova foi muito dura e que as grandes equipes femininas – Dolmans, Wiggle, Canyon-Sram, Rabo-Liv forçaram muito o ritmo. Flavia, apesar do cansaço disse que a prova foi muito intensa mas estava muito contente  pelo resultado e com a nova experiência de correr para uma equipe belga, a mudança a deixou muito motivada para a temporada e para pedalar em busca de resultados que provavelmente a conduzam a uma das vagas para a disputa da prova de estrada nos Jogos Olímpicos.

2ª Strade Bianche – 121 Km – vel. média 34,535 km/h

largaram: 134  ciclistas    completaram a prova: 59

1- Elizabeth Armitstead/Boels Dolman- Grã Bretanha 3h30m13

2- Katarzyna Niewiadoma/Rabo Liv – Polônia a 3s

3- Emma Johansson/Wiggle High5 – Suécia a 13s

4- Elisa Longo Borghini/ Wiggle High5 – Itália a 1m04

5- Anna Van Der Breggen/Rabo Liv – Holanda a 1m07

21- Flavia Oliveira/Lensworld.EU-Zanatta-Ettix – Brasil a 3m29

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.