AVANCINI RETORNA PARA LIDERAR A CALOI

Fim do suspense: Avancini está de volta à Caloi e além de competir, comandará um projeto que vai colocar no cenário internacional uma equipe 100% brasileira com uma estrutura muito sólida e que se soma a ações que apontam também à renovação da marca e a uma maior proximidade do desenvolvimento de produtos com a equipe profissional

Avancini com a camisa e a bicicleta da Caloi – Foto: Felipe Almeida

Desde o dia 16 de novembro quando Henrique Avancini divulgou que estava encerrando um relacionamento de 8 anos com a Cannondale Factory Racing muito se especulou sobre o futuro do principal nome do ciclismo brasileiro e quais seriam os rumos que daria a sua carreira ou quais seriam seus novos objetivos.

É verdade que as pistas estavam todas alinhadas e bastava um pouco de atenção para entender o movimento que Avancini estaria fazendo.

Finalmente, na quarta-feira (18/01) as dúvidas e rumores chegaram ao fim e com uma coletiva para a imprensa, no Resort Villa Itaipava em Petrópolis, Avancini revelou seu novo projeto: o retorno ás competições pela Caloi, marca que lhe deu possibilidade de projetá-lo no cenário internacional, mas o desafio é ainda maior e vai além do desempenho nas trilhas: ele será responsável por colocar no cenário internacional uma equipe brasileira de fábrica.

Galinski, Avancini, Sassá e Cainã – foto: Felipe Almeida

A Caloi / Henrique Avancini Racing é um projeto de longo prazo que colocará seus ciclistas nas mais importantes provas do calendário nacional e internacional. A estrutura para isso é impressionante e coloca a equipe brasileira no mesmo patamar das grandes equipes de fábrica com 15 profissionais de apoio (Team Manager, técnico, nutricionista, fisioterapeutas, mecânico,  pessoal de foto e vídeo, apoio logístico, e psicóloga)  e duas bases ou Race Services –  a de Petrópolis (RJ), com uma estrutura de alta performance com academia, sala de recuperação e fisioterapia, oficina e também o motorhome, que acompanha os atletas nas principais provas pelo País e uma casa próxima ao local para os atletas residirem,  e outro no Vale de Aosta, na região noroeste da Itália, próxima ao Mont Blanc e às fronteiras com a Suiça e a França que será utilizada como ponto de apoio e preparação da equipe para as etapas da Copa do Mundo e outras provas internacionais no continente europeu com o acompanhamento de profissionais de larga experiência no mountain bike incluindo aí um consultor técnico que trabalhará no desenvolvimento de componentes para a equipe.

O projeto também reuniu 23 empresas parceiras – seja na área técnica com fornecimento de componentes, pneus, rodas, nutrição e suplementos, roupas, equipamentos e estilo de vida. Essa união reflete também a importância da marca de origem brasileira controlada pela holding holandesa Pon.Bike e o que esse projeto reflete no mercado e no cenário esportivo.

Ribeiro, Sabrina, Gazola, Avancini, Rocha, Galinski, Cainã e a nova full da equipe para a temporada 2023 – foto: George Panara©MundoBici

“Fizemos um trabalho muito bom a nível nacional, com um time muito sólido, um time que vem agregando conhecimento, experiência, capacidade operacional ao longo dos anos. Meu grande objetivo foi duplicar isso, de uma forma que a gente pudesse ter a mesma qualidade de trabalho no Brasil e também na Europa. Que tivéssemos um time de staff que pudesse suportar um calendário do Brasil e no exterior, fazendo uma operação mista. Nós precisamos ter uma organização logística muito consolidada, um calendário muito bem pensando e, como sempre, eu gosto de trabalhar com pessoas que realmente façam parte do time, que tenham um vínculo contínuo com a equipe em todos os aspectos, em todas as ocupações, e dessa forma tanto os atletas, quanto os staffs, possam crescer. É uma escola, gerar conhecimento interno, gerar experiência, gerar algo que fica para o MTB brasileiro, que é a capacitação profissional desses atletas e profissionais em suas respectivas funções. Isso é uma proposta realmente desafiadora por toda complexidade que traz, mas é algo que eu acredito que possa deixar uma grande marca no mountain bike brasileiro”, explica Avancini.

Além do lado esportivo, Cyro Gazola , presidente da Caloi destacou que parceria de Avancini com a Caloi tem também um objetivo que aponta para o mercado com uma renovação da marca e de sua valorização global. Um movimento que tem uma relação direta com o direcionamento do grupo Pon.Bike que com outras marcas que estão sob o seu controle também tem grandes investimentos no ciclismo e no mountain bike

Empresas que patrocinam a Caloi / Henrique Avancini Racing

Eduardo Rocha, CMO da Caloi, acredita que esse é um momento único para o mountain bike brasileiro. Em 2012, ele foi o principal responsável por contratar Henrique Avancini para a então Caloi Elite Team. Para esse retorno do atleta, ele comenta os objetivos da empresa com o novo projeto da Caloi / Henrique Avancini Racing.

“O desafio de trazer o Henrique de volta à equipe Caloi foi enorme, mas era obrigação nossa fazer isto acontecer. Em 2012 iniciamos nossa parceria e, literalmente, transformamos o MTB no Brasil. Elevamos o nível do esporte em todos os aspectos, dentro e fora das pistas. Trouxemos tecnologia do mercado global para as nossas bicicletas, possibilitando acesso ao consumidor em produtos de última geração. E o Avancini ajudou muito a Caloi neste desenvolvimento. Agora, para 2023, pretendemos ter outra revolução positiva no País. Queremos colocar o Brasil como referência, fortalecendo mais uma vez o mercado nacional e abrindo novos horizontes para toda a cadeia: marcas, atletas, lojistas, todos que estão envolvidos no mundo da bike de alguma forma. Nossos desafios estão nos detalhes. Henrique é perfeccionista e para ele e toda equipe performar seremos impecáveis nos produtos e na estrutura que estamos montando. Esse é mais um grande processo para desenvolvermos atletas para a próxima geração do mountain bike brasileiro”, diz Rocha.

A mudança de rumo ou o ponto de inflexão de Avancini, segundo ciclista mais bem pago do mountain bike e com o melhor salário da CFR, aconteceu na etapa da Copa do Mundo de Vallnord, em Andorra, disputada em meados de julho. Nessa prova Avancini terminou em 27º na prova de XCC e em 37º no XCO correndo com uma infecção pulmonar que impactou fortemente em seu desempenho, mas foi o momento em que ele se deu conta que faltava motivação, que alguma coisa não andava bem em sua carreira – e tempo depois decidiu encerrar o seu contrato com a Cannondale Factory Racing – mesmo tendo 2 anos de contrato com a empresa que também é do grupo Pon.Bike – para buscar um novo desafio, algo que lhe reacendesse a faísca e foi nesse processo que Eduardo Rocha  entrou com a proposta de um projeto maior para a Caloi / Henrique Avancini Racing incluindo nisso o desenvolvimento de um modelo de bicicleta que atendesse as exigências do mountain biker que atualmente ocupa a 9ª posição no ranking de cross country da UCI.

Sabrina, Cainã e Ulan – foto: Felipe Almeida

Iniciava-se aí uma corrida contra o relógio com Avancini muito motivado trabalhando para conseguir parceiros para a equipe e também para desenvolver além da nova bicicleta que a equipe utilizará na temporada 2023, novos uniformes seguindo os padrões de grandes marcas europeias, mas com todo o trabalho de redução de peso nas costuras e também no desenvolvimento futuro de tecidos tecnológicos para as roupas de competição da equipe.

O modelo da full suspension que a equipe Caloi / Henrique Avancini Racing correrá a temporada tem a geometria do quadro da Caloi Elite FS Carbon com alguns melhoramentos. Todo o desenvolvimento foi feito em um trabalho conjunto da equipe de engenharia da empresa e pelo retorno dados pelos ciclistas, incluindo Avancini que pontuou durante a apresentação que a bicicleta teria de ser um modelo montado com partes e componentes comercializáveis mas feita pra correr e suportar as exigências encontradas nas etapas da Copa do Mundo.

“Focamos em reduzir o máximo possível da matéria prima do carbono sem que afetasse a resistência e rigidez, e assim conseguimos construir um quadro 250 gramas mais leve do que o modelo anterior. No grafismo da bike trouxemos as cores icônicas da equipe, porém agregando o mínimo possível de peso. Desenvolvemos então um verniz na cor azul com uma porcentagem de translucidez que possibilita enxergar as fibras de carbono, com o logo da Caloi com as três cores que representam a equipe. Tudo isso agregando apenas 65 gramas ao peso total da bike”, explica Marcos Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento e Produto da Caloi.

O resultado final é a segunda bicicleta full suspension mais leve do pelotão com incríveis 9.670 kg no tamanho M e vem equipada com as rodas da 9th Wave construidas na Holanda. A fábrica também trabalha em um modelo de hardtail e aproveitando a apresentação desse modelo sinalizou que no segundo semestre deste ano mais novidades serão apresentadas.

“O meu relacionamento com a Caloi é mais o que profissional, eu diria que é sentimental também. Foi onde eu comecei minha carreira de Elite, em 2012, e eu tinha um desejo muito grande de retornar a Caloi. Eu tive a liberdade de avaliar algumas possibilidades, outros caminhos, outras marcas (ndr.: inclusive com propostas financeiras tentadoras), mas o fato de ser uma marca que representa muito para a história da bicicleta no Brasil pesou muito para a minha decisão de poder ajudar a desenvolver a marca mais uma vez. Acho que fizemos um grande trabalho há uma década, quando a Caloi passou por uma grande mudança e, consequentemente, mudou muito o mercado e a indústria da bicicleta no Brasil. Eu acredito que, agora, podemos ter uma segunda parceria que vai significar uma segunda revolução para o mercado nacional. Isso é o que eu almejo, é o desejo das pessoas que estão envolvidas com esse projeto e talvez tenha sido uma das coisas que mais brilharam os meus olhos para que eu desse as mãos à Caloi nessa nova fase da minha carreira e da minha vida”, destacou Avancini.

De uma equipe que começou em 2015 para o desenvolvimento de jovens promessas do mountain bike, com a chegada de Henrique Avancini fica ainda mais ambiciosa, e no terceiro ano de patrocínio da Caloi correrá em busca de pódios na sub23 e também para a conquista das duas vagas olímpicas do Brasil para os Jogos de Paris’2024

São 4 integrantes: Os jovens de 20 anos: Sabrina Oliveira, campeã brasileira sub-23 e Cainã Oliveira. Remanescentes da formação de 2022, além do baiano de 25 anos, Ulan Galinski que chega à sua terceira temporada defendendo a equipe e Henrique Avancini que chega motivado para colocar a Caloi no pódio internacional.

“Eu tenho que competir a nível internacional. Nós temos o conhecimento de gestão do time esportivo e eu queria muito unir as duas coisas: me tornar atleta de um projeto que eu tivesse controle sobre todo processo, que eu tivesse pessoas que realmente compactuassem com os meus princípios, um time que podemos discutir de forma aberta e ter um objetivo e uma ambição muito clara. De crescer, de evoluir, de deixar nossa marca na história do esporte e de fazer o MTB crescer no Brasil. Crescer no MTB mundial como brasileiro. Acho que essas são as duas motivações e objetivos que temos com esse projeto. De mais uma vez estabelecer um padrão e ser referência no Brasil sobre o que é uma equipe e, além disso, algo que seja talvez muito maior, que é de levar o Brasil ao cenário mundial. Esses são os dois caminhos e dois horizontes que buscamos”, concluiu Henrique.

Caloi/Henrique Avancini Racing

Sabrina ‘Sassá’ Oliveira

Idade: 20 anos

Data de Nascimento: 14/02/2002

Local de Nascimento: São Paulo (SP)

Disputará provas da categoria Sub-23

Principais conquistas: Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB Taubaté 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB de Araxá e Petrópolis 2019 (Júnior),

 Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2018 (Juvenil), Campeã do Brasileiro de XCO 2017 (Juvenil) e Campeã do Brasileiro de XCO 2022 (Sub-23)

Cainã Oliveira

Idade: 20 anos

Data de Nascimento: 29/01/2002

Local de Nascimento: Sobradinho (DF)

Disputará provas da categoria Sub-23

Principais conquistas: 3º Colocado no Campeonato Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeão do Brasileiro de XCO 2020 (Júnior) e Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de XCO 2022 (Sub-23)

Ulan Galinski

Idade: 25 anos

Data de Nascimento: 19/06/1998

Local de Nascimento: Vale do Capão (BA)

Principais conquistas: Campeão do Brasileiro de Maratona 2021 (Elite), Campeão da Taça Brasil de XCO 2021 (Elite), Campeão da Copa Internacional 2020 (Super Elite), Vice-Campeão do Brasileiro de XCO 2019 e 2020 (Sub-23), 14º Colocado no Campeonato Mundial de XCO 2020 (Sub-23) e Vice-Campeão do Brasileiro de XCO (2022)

Henrique Avancini

Idade: 35 anos

Data de Nascimento: 30/03/1989

Local de Nascimento: Petrópolis (RJ)

Principais conquistas: Campeão Mundial de Maratona (2018), Vice-Campeão Mundial de Short Track (2021), 12 vezes Campeão Brasileiro de XCO, 21 vezes Campeão Brasileiro de MTB, Vencedor de provas de Short Track e XCO da Copa do Mundo de MTB, 2 vezes representante do Brasil em Jogos Olímpicos e número 1 do ranking mundial da UCI na temporada 2020

Avancini apresenta o staff – foto: George Panara©MundoBici

Staff

Team Manager: Ruy Avancini

Treinador: Hélio Souza

Fisioterapeutas: Carolina Avancini e Francisco Ponte

Nutricionista: Rafael Brasilia

Psicóloga: Alessandra Dutra

Mecânicos: Renato Almeida e Mahatman Horacio

Suporte Logístico: Guilherme Rosindo- Brasil ; Cristina Galler/Europa

Consultor Técnico: Vicenzo Jeantet

Staff Intenacional: Dominique Sitta

Videomaker: Gabriel Moraes

Fotógrafo: Felipe Almeida

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