BIANCHI OLTRE RC – PROIBIDA PELA UCI GANHA O CYCLINGWORLD EUROPE AWARDS’2023

Mesmo proibida de ser utilizada em provas oficiais da UCI, a Oltre RC da Bianchi continua ganhando fãs, seja pelo inovativo sistema de defletores de ar (que levam à proibição) seja pela revigorada que o modelo trouxe à marca italiana. A Oltre RC foi a mais votada na categoria de modelo de estrada de alto desempenho por uma comunidade de mais de 50 mil fãs de ciclismo

Oltre RC ganhou o premio de melhor bicicleta de corrida do CyclingWorld Europe Awards 2023 – foto: Bianchi

A Oltre RC da Bianchi foi premiada como “Best Race Bike” – melhor bicicleta de corrida em Düsseldorf como parte das premiações do CyclingWorld Europe Awards 2023, tendo sido escolhida por mais de 50 mil fãs do ciclismo. Este é um prêmio significativo para a revolucionária Hyperbike da empresa italiana.

O reconhecimento da inovação da Oltre RC aconteceu na última sexta-feira, 10 de março, em Düsseldorf, Alemanha, quando a Hyperbike da Bianchi foi premiada como a Melhor Bicicleta de Corrida no Cycling World Europe Awards de 2023 – e aqui vale o detalhe – estradeiras em alguns mercados são conhecidas como bicicletas de corrida  ou em inglês bike race, por lá ninguém utiliza o termo speed. Os prêmios foram entregues como parte da Cycling World Europe, a feira internacional realizada de 10 a 12 de março no Areal Böhler. A Oltre RC foi a mais votada na categoria de modelo de estrada de alto desempenho por uma comunidade de mais de 50 mil fãs de ciclismo.

Desenvolvida pela Reparto Corse Bianchi, a Oltre RC foi projetada para alcançar a integração ideal, criando o sistema ciclista-bicicleta perfeito. Assim, o design revolucionário do novo modelo aerodinâmico da Bianchi deriva deste conceito: o perfil da apresenta apresenta o inovador cockpit aerodinâmico e – o mais importante – a introdução de Defletores de Ar, uma tecnologia sem paralelo no mundo das bicicletas, mas de forte inspiração no mundo da Moto GP e da Fórmula 1. Colocados em ambos os lados do tubo da caixa de direção, os defletores de ar canalizam o fluxo de ar criando uma área de baixa pressão na parte traseira do tubo, permitindo assim que o ciclista gere mais potência com menos esforço.

Apesar do sucesso, e de toda a força que a marca vem fazendo no mercado para firmar o modelo, os defletores de ar são proibidos pela UCI – como destaca o artigo 1.3.024 de seus Regulamentos de Ciclismo : “Qualquer dispositivo, adicionado ou misturado à estrutura, destinado a diminuir ou que tenha o efeito de diminuir a resistência à penetração do ar ou acelerar artificialmente a propulsão, como uma tela protetora, carenagem em forma de fuselagem ou semelhante, serão proibidos”.

Detalhe dos defletores com forte inspiração na Moto GP e na F1 – foto: Bianchi

Nisso estão incluidas telas de proteção, fuselagens, carenagens ou qualquer outro dispositivo que seja adicionado ou misturado à estrutura, e que se destine ou tenha por efeito reduzir a resistência à penetração do ar, são proibidos. Conjuntos aerodinâmicos e protuberâncias no tubo da caixa de direção ou em outro lugar são proibidos.

Nas corridas oficiais da UCI é possível verificar que o Team Arkéa-Samsic, que corre no pelotão Wolrd Tour, utiliza o modelo Oltre, mas sem os defletores, pois foi esta versão do modelo aprovada pela entidade máxima do ciclismo.  

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