BORA ULTRA WTO – a beleza da velocidade

Elegância com maior rigidez, leveza e aerodinâmica. A Campagnolo mais uma vez aposta em um design limpo que se traduz em velocidade com as novas Bora Ultra WTO disponíveis com perfis de 33, 45 e 60mm para uma linha de alta performance  – algo muito exclusivo e por seu preço é para poucos

Bora Ultra TWO – modelo premium da Campagnolo alia tecnologia à sofisticação do design foto: @campagnolosrl

As rodas Bora foram apresentadas ao mercado pela Campangnolo em 1994, desde então o modelo se tornou um standard para as rodas de competição projetadas para o alto desempenho, passando por atualizações e uma constante evolução que chega agora à nova versão da linha Bora Ultra WTO, são três versões disponíveis apenas para freios a disco e com altura do aro de 33, 45 e 60 mm. Não há todo terreno, gravel ou uso misto. São rodas para alto rendimento no ciclismo de estrada, para corridas, uma evolução das atuais Bora WTO

Assim como os grupos e todas as rodas Campagnolo, as Bora Ultra WTO foram projetas, desenvolvidas, testadas e produzidas pela empresa e as  melhorias em relação às versões anteriores, mais uma vez, foram todas desenvolvidas na sede da empresa, em Vicenza, na Itália com aprimoramentos na aerodinâmica, rigidez e no peso.

Trata-se de uma rodas para competição e destinadas a um seleto grupo de consumidores, pois tem seu preço de entrada no mercado internacional em 3.585 dólares (e mesmo lá fora isso é muito dinheiro, trata-se de um produto quase que exclusivo ) , o que sem impostos ou taxas de importação, representam para o consumidor brasileiro algo em torno dos R$ 20 mil .

Se o valor destas rodas estiverem dentro do seu orçamento, acredite que além da performance e da confiabilidade,  a marca aposta alto na beleza;  o refinamento estético não foi deixado de lado com as inovações introduzidas na linha. O icônico logo agora está gravado em cobre no aro e no cubo da roda produzindo um efeito de muita elegância e discrição atemporais, que as tornam algo singular no mercado.

O novo modelo ganhou a facilidade da manutenção com a adoção de niples internos aerodinâmicos, o cubo foi redesenhado e a fábrica desenvolveu um novo aro em fibra de carbono muito mais leve, tornando as rodas ainda mais rápidas.

Cada elemento que compõe a Bora Ultra WTO é próprio da Campagnolo – sejam os raios, aro ou cubo – e fazem  parte de uma visão coesa e intransigente de velocidade. As novas rodas levaram quase 3 anos de pesquisa e desenvolvimento dedicados na fabricação e empregam várias tecnologias inovadoras patenteadas pela marca italiana, projetadas para trazer um ganho de velocidade, melhor aerodinâmica e reduzir o peso do conjunto.

A fábrica informa que o  design dos aros das rodas Bora Ultra WTO permitem a máxima penetração aerodinâmica, com um ângulo de vento entre 110 ° e 20 ° – uma condição encontrada pelos ciclistas em praticamente  por 80% do tempo gasto pedalando, apresentando desempenho  acima da média quando se trata de superar a resistência do ar.

Aero Mo-Mag ™

WTO – Wind Tunnel Optimized ou otimizadas no túnel de vento, assim a marca italiana declara que as suas rodas foram projetadas e melhoradas para oferecer um melhor desempenho aerodinâmico no mundo real, e para isso uma das inovações está na adoção dos novos niples internos Aero Mo-Mag ™montados no interior do aro e que garantem um alinhamento perfeito, aumentando ainda mais a confiabilidade das rodas Bora Ultra WTO.

Essa nova tecnologia trabalhando em conjunto com os raios elípticos utilizados pela Campagnolo permite um fluxo de ar mais limpo e eficiente. Além disso o sistema Aero MO-Mag patenteado pelos italianos permite que se moldem diretamente no aro os orifícios dos niples e da válvula e ar diretamente nos aros, eliminando totalmente a necessidade de se perfurar a fibra de carbono.  Com essa solução foi possível aumentar a resistência interna e reduz o estresse localizado, reduzindo a fadiga do material e prolongado a vida da roda.

O sistema ainda traz outras vantagens, pois sem os furos na parte interna do aro 2-Way Fit não é mais necessária a utilização da fita de aro, e isso segundo a fábrica deixa montagem de pneus tubeless, tubeless-ready e clincher perfeitas.

Na hora da manutenção ou ajuste dos raios, o sistema de niples Aero Mo-Mag ™ mostra-se muito mais vantajoso que o de niples tradicionais, pois com uma ferramenta que acompanha a roda, é possível ajustar a tensão do raio, mesmo que o pneu esteja montado na roda.

Na fabricação do aro, a Campagnolo utiliza placas de polímero reforçadas com fibra de vidro entre o aro e os niples com isso melhorando a inclinação e todo o apoio do sistema de raiação, reduzindo as cargas e a probabilidade de corrosão.

H.U.L.C. – hand made ultra-light Carbon

Toda a linha de aros das rodas Bora Ultra WTO foi redesenhada, mantendo sempre o objetivo da redução de peso e a performance. Os aros são produzidos a mão com carbono ultra leve, seguem uma tendência de mercado, os aros das rodas foram otimizados para a utilização de pneus de 25mm.

A tecnologia H.U.L.C. (hand made ulra-light Carbon) é resultado de um amplo desenvolvimento e da experiência de varias décadas na moldagem da fibra de carbono, e como tudo isso é feito ‘em casa’ o engenheiros da fábrica tem a possibilidade de otimizar a utilização de fibras e resinas para a perfeita combinação de resistência, rigidez e leveza. Na balança isso se traduz em 1425 g para a versão de 45mm da Bora Ultra WTO, não são as mais leves do mercado, mas são das mais confiáveis quando à resistência e durabilidade.

C-LUX

A qualidade do acabamento, a estética do produto como um todo sempre foi um ponto alto da do fabricante italiano. Os aros e o cubo dianteiro receberam um diferenciado acabamento de luxo, o C-Lux, semelhante ao um espelho e perfeitamente liso sem a necessidade de aplicação de verniz, buscando sempre o menor peso.

A tecnologia C-LUX faz sua estreia na nova linha Bora Ultra WTO, e é aplicada no canal do aro, segundo a Campagnolo a precisão cientifica deste acabamento garante um assentamento mais seguro dos pneus tubeless, reduzindo os riscos de danos nos talões (laterais) dos pneus.

CULT™

O segredo de uma roda está nos rolamentos, a linha Bora Ultra WTO trás tanto no cubo dianteiro quando no traseiro a tecnologia CULT –  Campagnolo Ceramic Ultimate Level Technology, além disso eles foram aerodinamicamente otimizados com flanges mais estreitas.

Os rolamentos de cerâmica CULT tem uma vida útil bem superior aos tradicionais, feitos em aço, tem um desgaste menor e destacam-se pela maior eficiência, oferecendo  5 ½ vezes menos atrito  do que os modelos padrão selados em aço.  E com uma vida útil muito maior.

Quando postos a prova em uma bancada de testes, rodando a uma velocidade de 78 km/h, uma roda Campagnolo montada com os rolamentos CULT leva impressionantes 2 horas e 45 minutos para parar. No comparativo, a mesma roda, montada com rolamentos selados tradicionais, leva apenas 30 minutos. Não há como negar os benefícios da tecnologia CULT e do que isso contribui na performance.

G3™

Um par de rodas de topo de linha tem de incorporar algumas qualidades como aerodinâmica, leveza, facilidade de manutenção e a rigidez, quesito indispensável quando falamos de alta performance. Nenhuma roda premium da Camapagnolo  está completa sem a emblemática raiação G3 com seu desenho que alia arte e ciência. 

G3 é um sistema assimétrico da Campagnolo, e agora otimizado para os freios a disco, que melhora a transferência  de potência, reduz o estresse durante os sprints e também nas frenagens bruscas.   Segundo a fábrica é uma abordagem única, combinando um sistema verdadeiramente integrado –  formando por cubos, raios, niples e aro – tornando a rodas Bora Ultra extremamente rígidas sob carga, velozes e que trazem  grande prazer à condução da bicicleta.

N3W™

A Campagnolo montou nas novas rodas Bora Ultra WTO o corpo de roda livre – ou núcleo – N3W -Next 3 Ways, apresentando em julho do ano passado. Trata-se de um standard  patenteado de corpo de roda livre  desenvolvido para receber os cassetes de pinhões Campagnolo de 11, 12 e 123 velocidades. Para quem não tem sua bicicleta montada com grupos da marca italiana, a roda disponibiliza também corpos de roda livre Shimano HG e Sram XDR.

TESTADAS E APROVADAS NA ESTRADA

É histórica a relação da Campagnolo com o ciclismo de alta performance, desde o seu surgimento, e não foi diferente no trabalho de desenvolvimento das rodas Bora Ultra WTO, feito em colaboração com as equipes World Tour da UAE Team Emirates, Lotto-Soudal e Ag2R-Citröen Team.

Poucos se deram conta,  mas na atual temporada as rodas já estavam rodando no pelotão e na 7ª etapa do UAE Tour, Caleb Ewan com seu sprint explosivo  as levou à vitória.

As rodas também conquistaram o respeito do vencedor do Tour de France, Tadej Pogačar. O jovem esloveno montou sua bicicleta com as  Bora Ultra WTO para conquistar, no início da temporada Wolrd Tour de 2021 a classificação geral do UAE Tou. Durante as clássicas da primavera, o campeão olímpico Greg Van Avermaet também utilizou o novo modelo.

No mercado internacional as rodas Bora Ultra WTO já estão sendo comercializadas com preços ao consumidor  € 3150 EUR – Europa / $ 3585 USD – Estados Unidos  / £ 2810 Reino Unido para os modelos montados com corpo de roda livre Campagnolo N3W – as versões para núcleo Shimano ou Sram tem um acréscimo de 5 a 10 (€ / $ / £ ) . Não há previsão de quando este modelo poderá estar disponível no Brasil

fotos: @campagnolosrl

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