BRASILEIROS NA EUROPA: VITOR FONSECA NO CAJA-RURAL

Aos 21 anos o paulista de Taquarituba, Vitor Fonseca é mais um ciclista brasileiro que vai estagiar na equipe espanhola Caja Rural-Seguros RGA, aonde será companheiro do  do catarinense Vinicius Woitke. Este será o segundo período do brasileiro na Europa, em 2015 ele estagiou na portuguesa Sicasal e na atual temporada buscará o seu espaço no pelotão espanhol

Vitor Fonseca foi bi-campeão (2012/13) da categoria júnior do Troféu 1º de Maio, disputado em Indaiatuba - Foto: Ivan Storti

Vitor Fonseca foi bi-campeão (2012/13) da categoria júnior do Troféu 1º de Maio, disputado em Indaiatuba – Foto: Ivan Storti

Vitor Fonseca chegou ao ciclismo pelas mãos de Renato Buck, o Buckão de Iracemápolis, e rapidamente conseguiu se destacar no grupo de garotos que faziam parte do Centro de Excelência de Ciclismo, nos próximos dias estará embarcando para a Espanha para fazer um período de estágio na equipe de formação da Caja Rural-Seguros RGA, uma equipe que desde 1992 vem revelando novos valores para o ciclismo mundial

As primeiras conquistas de Vitor vieram durante a disputa dos Jogos Escolares aonde com pouco tempo de estrada ele já havia de destacado no cenário nacional ao conquistar o campeonato brasileiro e ficar em segundo lugar no ranking, vindo do mountain bike teve uma rápida evolução com a bicicleta de pneus finos  e no ano seguinte já integrava a seleção brasileira de juniores.

Correndo pelo Centro de Excelência, em 2012 Vitor conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas escolares logo depois foi introduzido às provas de velódromo vencendo provas de perseguição individual e scratch no GP Jair Braga, participando também da equipe que foi campeã brasileira da velocidade por equipes. Os bons resultados o levaram à escalação para integrar a seleção brasileira de juniores.

Em 2015, em Portugal durante o 38º Trófeu Joaquim Agostinho - foto: João Fonseca

Em 2015, em Portugal durante o 38º Trófeu Joaquim Agostinho – foto: João Fonseca

Em 2014 passou a defender a equipe de Rio Claro, dirigida por Walter Hohne e integrou a equipe que conquistou o título brasileiro de velocidade por equipes. Entre uma prova e outra de estrada ou pista, Vitor volta às suas origens no mountain bike e consegue bons resultados, no ano passado foi o Campeão Paulista de MTB Maratona e campeão Interestadual da categoria Sub-23 .

Na temporada passada, junto com outros três jovens ciclistas brasileiros, foi indicado por Wesley Kestrel para o empresário Alejandro Fuster, da VeloFutur, empresa espanhola  que atua no agenciamento e administração da carreira de ciclistas e equipes do ciclismo, e assim surgiu o primeiro convite para um estágio fora do Brasil. Em maio já estava em Portugal para correr pela Sicasal-Constantinos-Udo (a mesma equipe aonde Cássio de Paiva Freitas iniciou sua carreira como profissional em 1990); porém Vitor não conseguiu chegar à Europa no melhor da sua forma, após aceitar o convite contraiu dengue e toda a preparação de base foi perdida, o ciclista foi muito claro com os dirigentes portugueses expondo a situação naquele momento e mesmo assim aceitaram o garoto na equipe; foram quase 4 meses disputando mais de 20 provas. Em uma das primeiras competições pela equipe portuguesa, no GP Abimota chegou a entrar numa fuga com dois profissionais rodando junto por  100 km, sendo apanhado na última montanha antes da chegada. O Circuito de Nafarros foi sua última competição pela Sicasal aonde terminou na 5ª posição na  Sub-23 .

 

Vitor Fonseca defendeu a equipe SEME-Rio Claro nas temporadas de 2014/15 - foto: Ivan Storti

Vitor Fonseca defendeu a equipe SEME-Rio Claro nas temporadas de 2014/15 – foto: Ivan Storti                                                      

Para este novo estágio, no Caja Rural-Seguros RGA, o ciclista de 1,84 m e 69 kg sente-se mais forte, e para a preparação seguiu as orientações do técnico português que o acompanhou na Sicasal, Hugo Lúcio,  que mesmo à distância lhe deu bons conselhos para dar inicio à temporada europeia  que começa assim que ele desembarcar na Espanha na segunda quinzena de março. Vitor se diz muito mais seguro para esta nova fase: “Estou mais confiante, estou bem física e psicologicamente. Sei que chegando lá será diferente… mas vamos encarar o que viér” comentou o ciclista sobre o atual momento que está atravessando.

Vitor Fonseca conta com o apoio da família e diz que estão todos contentes com as possibilidades de futuro que podem se abrir para o jovem. Nesta nova fase Vitor investiu uma boa parte das suas economias para comprar as passagens aéreas que não fazem parte do pacote do estágio que é composto por hospedagem, estadia, alimentação e equipamentos, porém  mostrou consciência e  muita segurança de que essa movimentação é uma aposta para o desenvolvimento de sua carreira. A primeira fase do estágio será de 3 meses; Vitor sabe  muito bem que terá que jogar todas as suas cartas nesse período para tentar uma renovação, e quem sabe um convite para integrar a equipe em 2017 seu último ano como Sub-23.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.