BRUNI VENCE EM VALLNORD E LIDERA A COPA DO MUNDO DE DOWNHILL

No sábado (05/07) durante a disputa da 4ª etapa da Copa do Mundo de Downhill em Vallnord, o francês Loïc Bruni conquistou a terceira vitória da temporada e lidera o torneio. No feminino,  a britânica Rachel Atherton obteve a sua 39ª vitória na competição, e está a apenas duas conquistas do recorde da francesa Anne Caroline Chausson

Loïc Bruni conquistou em Vallnord a terceira vitória na Copa do Mundo de Downhill – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Vallnord para muitos competidores franceses é o quintal de suas casas, pista que pela sexta vez recebeu uma etapa da Copa do Mundo de Downhill e também o campeonato Mundial, trata-se e uma pista exigente, com árvores, raízes e principalmente por seu piso mais solto, que ao longo da competição resulta na formação de algumas cavas, um piso mais irregular.  Nesse território eles dominaram a provas da categoria júnior com Matteo Iniguez e na elite colocaram 3 pilotos entre o top 5, fazendo a dobradinha com Loïc Bruni e Loris Vergier.

Na classificatória de sexta-feira Bruni marcou o melhor tempo – 4m14s395, com uma diferença de apenas 0.10s para o australiano Troy Brosnan, seguido pelos franceses Pierron e Vergier.  Entre as baixas em ação durante a classificatória estava o estadunidense Aaron Gwin que registrou o 11º tempo, apesar de ter passado para a final de domingo, ele bateu o ombro contra uma árvore e acabou não largando na final.  Durante a classificatória de sábado os brasileiros Roger Vieira e Douglas Vieria não avançaram na competição, eles ficaram com o 84º e o 90º tempo.

Rachel Atherton ocupa a 2ª posição na classificação da Copa do Mundo de DH e aos 31 anos já acumula 39 vitórias na competição – foto: UCI/Vallnord

No feminino, a alemã Nina Hoffmann  foi a mais rápida na descida classificatória., marcando 5m05s909; logo depois a 0s541 estava a francesa Marine Cabirou e a mais de 3s a experiente Rachel Atherton; a líder da competição, a australiana Tracey Hannah, caiu durante a descida e só conseguiu o 13º tempo.

Nas finais de sábado, as mulheres abriram o programa. Na categoria junior, a austríaca Valentina Holl conquistou a sua terceira vitória na temporada com uma vantagem de 12 segundos, sobre a  sua adversária sua direta, a estadunidense Anna Newkirk. O tempo de Valentina a colocaria na 4ª posição na classificação da elite.

Marine Caribou fez o 2º melhor tempo, seu melhor resultado na temporada – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A exemplo o que aconteceu na classificatória, Tracey Hannah mais uma vez sofreu uma queda quando vinha com um bom desempenho. Apesar do tombo, ela conseguiu se recompor e pedalar com força , registrando 5m07s753, o que por algum período foi o melhor tempo, mas ainda falava a descida das mais fortes; quando seu tempo foi batido pela francesa Marine Cabirou que obteve o seu melhor resultado na temporada na pista que. em 2015, ela conquistou o título mundial junior, ficando com o segundo lugar e pela britânica Rachel Atherton que fez o melhor tempo e atingiu a 39ª vitória na Copa do Mundo, colocando-se a duas do recorde da supercampeã  francesa Anne Caroline Chausson.  

O favoritismo de Ninna Hoffmann caiu junto com sua sapatilha na metade de descida, quando vinha lutando pelo terceiro lugar. Sem sapatilha, a alemã percorreu parte do circuito sem uma das sapatilhas.

Um descuido em Vallnord tem um preço e o chão é o limite – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Aos 32 anos, a  vencedora em Andorra destacou a dificuldade do traçado. “É uma pista super difícil. Todas estavam lutando mundo e todas estavam indo super rápido. Eu sabia que seria no limite, e andei assim na parte de baixo do circuito. Não acredito que me mantive forte”.

Na final masculina, os pilotos foram ao limite, com muitas derrapagens e erros que aos poucos foram excluindo competidores. O primeiro a impressionar foi o neozelandês Brook Macdonald, e depois dele começou a verdadeira luta pelo pódio.

O francês Loris Vergier ficou a 0s423 da primeira posição – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Os últimos a descer seriam Vergier, Pierron, Brosnan e o campeão Mundial Bruni fecharia o evento.  O australiano Brosnan, manteve a mesma consistência que vem apresentando ao longo da temporada, fez uma descida limpa,  porém o francês Vergier, foi mais preciso no trecho final e com isso consegui o segundo lugar, com uma vantagem de 1,2 s sobre Brosnan.

Para fechar o evento Loïc Bruni, com o melhor tempo da fase classificatória tinha todo o peso sobre suas costas, porém o campeão mundial e vencedor de duas Copas do Mundo não se intimidou, foi o mais veloz nas quatro intermediarias sendo mais veloz que  Vergier, conquistando a sua terceira vitória na temporada.

Troy Brosnan, fez o 3º tempo na final – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

“Honestamente, foi super assustador” disse Bruni sobre a última descida. “Eu fiz muito bem a primeira seção e estava falando comigo mesmo, Ok, estou indo bem, me seti mais rápido que ontem (classificatória ) … Passei muito perto das árvores, com pontos de frenagem e consegui segurar. Mais uma vez foi apertado, mas estou muito feliz.  Realmente foi uma corrida muito boa que me deixou muito empolgado”.

Com a terceira vitória, Bruni se mantém na liderança da Copa do Mundo, com 765 pontos acumulados; a segunda posição é do australiano Troy Brosnan que em 4 etapas tem 3 terceiros e um segundo lugar, somando 700 pontos.  Com 605 pontos, e com certa irregularidade nos pódios está o francês Amaury Pierron.

A 5ª etapa da Copa do Mundo de Downhill acontece entre os dias 12 e  13 de julho na pista de Mont Chéry em Les Gets, na França.

Festa em Vallnord – Loïc Bruni, Vergier, Pierron e Brosnan comemoram – foto: UCI/Vallnord

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE DOWNHILL

4ª Etapa – Vall Nord – Pal Arinsal/Andorra

Elite masculina – descida de 2,500 mestros

131 competidores de 23 países – apenas os 62 melhores tempos passaram para a final disputada no sábado 06/07

1- Loïc Bruni /Specialized Gravity – França – 4m11s055

2- Loris Vergier/Santa Cruz Syndicate – França +0s423

3- Troy Brosnan/Canyon Factory Downhill Team – Austrália +1s202

4- Amaury Pierron/Commencal-Vallnord – França +2s498

5- Danny Hart/Madison Sarancen Factory Team – Grã Bretanha +5s595

Emilie Siegenthaler, Marine Cabirou, Rachel Atherton, Tracey Hannah e Eleonora Farina- foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Elite feminina – descida de 2,500 metros

24 competidoras de 12 países – apenas as 15 melhores passaram para a final disputada no sábado 06/07

1- Rachel Atherton/Atherton Bikes – Grã Bretanha – 5m00s622

2- Marine Caribou/Scott Downhill Factory – França +2s497

3- Tracey Hannah/Poligon UR – Austrália + 7s131

4- Emilie Siegenthaler/Pivot Factory Racing – Suíça +12s859

5- Eleonora Farina/MS Mondraker Team – Itália +15s098

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.