BYB TELEMETRY: TECNOLOGIA DE TELEMETRIA PARA SUSPENSÕES E MUITO MAIS CHEGA AO BRASIL

Já faz algum tempo que a telemetria faz parte das avaliações de quem busca o alto desempenho no mountain bike cross country e no downhill, mas equipamentos para isso só estavam disponíveis na Europa ou nos Estados Unidos. A pioneira no desenvolvimento desses sistemas para suspensões de bicicletas é a Byb Tech que deu seus primeiros passos em 2019 com uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no Kickstarter e agora está disponível no Brasil

foto: BYB Tech

Agora  italiana Byb Tech desembarca no Brasil por meio da Corsa Bike Parts e com apoio técnico da Escola Park Tool. O equipamento composto de sensores, suportes e uma unidade coletora de dados e um sistema desenvolvido para detectar o movimento das suspensões e outros parâmetros dinâmicos do MTB durante a pilotagem, permitindo ao ciclista trabalhar na configuração das suspensões com dados objetivos, que se somam às sensações de pilotagem, contribuindo para uma melhor pilotagem e aproveitamento do equipamento.

Além de monitorar o trabalho e comportamento das suspensões, o sistema também trabalha com sensores no guidão e também nas manetes de freio, de montagem simples, e que possibilitam avaliar o equilíbrio da bicicleta e o comportamento das suspensões e do triângulo traseiro durante as frenagens – com mais informações disponíveis, mais precisos são os ajustes das suspensões da bicicleta resultando também em maior confiança para o ciclista.

Técnico instala sensores no amortecedor traseiro – foto: BYB Tech

O sistema trabalha com uma central eletrônica onde estão o acelerômetro, giroscópio e o GPS, além disso um sensor de velocidade vai que vai montado na roda e com uma potente antena GPS integrada garante precisão absoluta em relação às informações de velocidade e à distância percorrida nas trilhas.

Na prática, por exemplo em um trecho de descida, é possível comparar duas descidas diferentes e identificar com extrema precisão os pontos da pista onde o piloto é mais lento ou mais rápido, destacando-os na tela em verde ou em vermelho. O sistema pode ser usado por profissionais ou amadores avançados que buscam o melhorar desempenho e com ele é possível avaliar e comparar como duas configurações diferentes das suspensões da bicicleta podem afetar o desempenho e com isso refinar sua pilotagem.

A central do  BYB Telemetry 2.0 faz sua comunicação sem fio – Wi-Fi – com o aplicativo próprio, desenvolvido para smartphones ( e pensado mais para os amadores )  e também com um software para computadores (pensado para o ciclista profissional e os técnicos em suspensões) onde toda a informação e gráficos podem ser comparados e ter ainda dados sobre a pressão, retorno e compressão das suspensões.  

Uma das grandes vantagens do sistema BYB de telemetria é sua universalidade, podendo ser montado sobre qualquer bicicleta de downhill, enduro, cross country e inclusive sobre e-MTB.

Aplicativo da BYB traz uma série de informações – foto: BYB Tech

Para realizar a instalação do equipamento, leitura dos dados e ajustes dos componentes com base nos dados coletados, se faz necessária a participação de um profissional capacitado.  É aí  entra a participação da Escola Park Tool. Em parceria com a Corsa Bike Parts, a instituição fornecerá os treinamentos oficiais para mecânicos, lojistas e equipes que desejarem oferecer esse valioso e inovador serviço para seus clientes e ciclistas. 

“O treinamento de análise telemétrica será diferente de tudo que já fizemos na Escola. Além dos conteúdos práticos e teóricos aplicados em sala de aula, iremos separar um dia para irmos “a campo”, em pistas ou trilhas, testar os ensinamentos em situações reais” comenta Henrique Zompero, diretor de ensino da Escola Park Tool.

Para treinamentos, o contato deve ser feito  através do e-mail comercial.escolaparktool2@gmail.com ou pelo telefone (11) 2737-4375.

PRESENÇA MARCANTE NA COPA DO MUNDO E MUNDIAIS

Os primeiros pilotos a fazerem ajustes em suas bicicletas e suspensões aqui no Brasil (sim porque na Europa a equipe Caloi-Henrique Avancini com seus técnicos trabalhou no ajuste de suspensões com um sistema como esse) foram os pilotos Gabriel Giovannini e Julio Giani para correr o Cantareira Championship, campeonato de downhill que aconteceu em maio deste ano, em Mairiporã/SP.

Técnicos instalam o Byb Telemetry na bicicleta de DH de Amaury Pierron no Mundial de Les Gets’2022 – foto: BYB Tech

“Eu senti muita diferença. Na primeira descida que fiz, tínhamos acabado de colocar a suspa na bike e feito os ajustes de acordo com nossos conhecimentos. Depois que fizemos os testes, leitura dos gráficos e os ajustes indicados pelo sistema, senti como se estivesse pilotando uma bike nova”, afirma Giani.

Na Copa do Mundo de Mountain Bike o sistema já é utilizado por várias equipes e gente com a atual campeã mundial de downhill, a austríaca Valentina Höll, o australiano Troy Brosnan ou os francêses Amaury Pierron e Marine Cabirou; no cross country a Pinarelllo junto com a  Ineos-Grenadiers de Tom Pidcock e Pauline Ferrand-Prévot utilizou o sistema para o ajuste das suspensões das novas bicicletas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.