CALOICROSS EXTRA LIGHT – O RETORNO EM APENAS 500 BIKES

Modelo icônico dos anos 80, Caloicross Extra Light chega em edição limitada. Serão apenas 500 unidades e campanha de lançamento traz Renato Aragão, que estrelou o filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz, de 1984 onde esse modelo e a equipe da Caloi de BMX também foram destaque

Renato Aragão, o Didi mais uma vez é garoto propaganda da Caloi

Os rumores do lançamento de uma série limitada da Caloi Extra Light já circulavam no setor há pelo menos três anos, mais precisamente quando do lançamento da Caloi 120, uma estradeira alusiva à Caloi 10, durante o Shimano Fest de 2018.

O lançamento ou relançamento da Cross Extra Light, de fato, só aconteceu nesta primeira semana de outubro com uma movimentação um tanto estranha para o setor com vazamento do modelo dois dias antes pelo Instagram do Meio e Mensagem, um veículo de comunicação ligado à área de publicidade, saindo à frente de todos os veículos ligados ao mundo da bicicleta.

Segundo a Caloi foram produzidos apenas 500 exemplares da Cross Extra Light – 250 na icônica cor azul e outros 250 na tradicional vermelha com os grafismos originais da época – azul e vermelho são tradicionalmente as marcas da Caloi. Os modelos tem preço sugerido ao consumidor de R$ 3.999,00, porém segundo rumores que circulam no mercado e em alguns grupos, de tão aguardadas elas já teriam sido comercializadas, não há mais disponibilidade para lojistas ou seja estão esgotadas,  resta saber como será a procura por parte dos consumidores, para muitos o modelo terá mais a função de memorabilia e poderá se tornar uma bela peça de decoração que remete aos anos 80

E aqui vale destacar que os modelos Caloi Cross Extra Light originais da época, em bom estado de conservação ou restaurados equipados com os aros Araya originais, pedais KKT, as ótimas pedivelas Sugino e freios e manetes Dia Compe tem seus preços oscilando entre os 3 e os 10 mil reais.  

A nova Caloi Cross Extra Light com quadro de aço manteve os grafismos dos anos 80 com protetores de espuma no guidão e no quadro, e no novo modelo debaixo da proteção está inserida no quadro uma linha do tempo com os modelos mais icônicos da linha Caloi Cross e também uma alusão ao filme E.T. O Extraterrestre que colocou as bicicletas de ‘bicicross’ – como era conhecida a modalidade à época – em destaque para o grande público e que o modelo usado no filme, uma Kuwahara KZ-2.5 ou ET-1 serviu de inspiração para o lançamento da linha Caloicross Extra.

Ícone dos anos 80 em edição limitada

Das marcas de peças que equiparam os modelos dos anos 80 apenas os freios e as manetes Dia Compe foram mantidos. O conjunto pedivelas/coroa é de 170 mm com 46 dentes, da Sulian, pinhão de 16 dentes da Tri-Diamond e os pneus são da Wanda.

No lugar dos pilotos que consagraram os modelos nas pistas do Brasil, a marca utilizará como embaixador do modelo o comediante Renato Aragão fazia sucesso desde antes da chegada da primeira Caloi Cross Extra Light. O eterno Trapalhão começou sua carreira na década de 60 e nos anos 70 já estava brilhando por todo o País.

Foi na década de 80 que ele e seus parceiros viraram fenômeno nacional, com diversos filmes campeões de bilheteria, entre eles Os Trapalhões e o Mágico de Oróz, de 1984,  uma paródia ao Mágico de Oz e onde a fabricante de bicicletas marcou forte presença com a sua Caloicross e também colocando a sua equipe no filme com os pilotos Volney Camargo, Antonio ‘Tom’ Soares , Eduardo Campos ‘Oklinhos’ e Osvaldo José dos Santos, o ‘Osvaldão’ dublando Dedé, Didi, Zacarias e Mussum. Além dos 4, outros pilotos da equipe também participaram das filmagens, daquele que para muitos é um dos melhores filmes do quarteto misturando humor e também os problemas da seca no nordeste.

Renato Aragão, garoto propaganda marca nos anos 80 foi chamado para fazer o relançamento do modelo, e retomou o bordão: Pedalando, pedalando, pedalando com a Caloi. “Reviver momentos com a Caloi foi extraordinário pra mim. É uma marca que tenho muito carinho“, comenta Renato Aragão.

Detalhe da linha do tempo

Aro 20 viveu seu boom com o filme ET

O diretor de marketing da Caloi  faz uma reconstrução da história para falar do lançamento: “Quem era criança nos anos 80 sabe como ninguém quem foi Renato Aragão. Mais que um ícone, ele é uma lenda viva da nossa sociedade. Naquela época ainda não se usava a palavra entretenimento, mas ela definiria bem o que foi Didi Mocó, um showman. Ele conquistou todos, crianças e adultos, com o seu jeito único. Era uma unanimidade, assim como a Caloi Cross Extra Light. Essa bicicleta marcou uma geração. Todos queriam ter! Poder relançar esse modelo com a participação de Renato Aragão é uma homenagem ao fã da Caloi, que vai voltar no tempo e ter vontade de pedalar ou ver seu filho pedalando esta bike”.

Caloicross marcou uma geração

“A Caloi é uma das poucas marcas que no decorrer da sua história se mistura com os sentimentos dos brasileiros. Trabalhar no projeto da Extra Light foi como se eu estivesse olhando um álbum de fotos que representa a infância de muitos daqueles que nasceram e viveram os anos 80. Costumamos utilizar a palavra desafio quando trabalhamos em projetos do passado, muito isso devido ao ‘garimpo’ que somos levados a fazer, na procura dos componentes que eram utilizados naquele período. Porém, na Extra Light essa busca foi muito mais prazerosa, pois nos fazia recordar de momentos que todos os fãs da marca entendem, o sentimento de infância, família e dos bons momentos que vivemos em cima de uma Extra Light”, diz Marcos Ribeiro,  gerente de Produtos da Caloi.

Mesa personalizada para o modelo – estilo ‘old school’

Entre as ações para promover o lançamento e para interagir com os fãs, a Caloi ainda lançará um filtro para Instagram onde será possível colocar a Caloi Cross Extra Light em diversos ambientes, como realidade aumentada. Talvez para completar a festa, teria sido interessante e uma bela homenagem reunir os pilotos que participaram do filme dos Trapalhões e que defenderam a forte equipe de bicicross nos anos 80

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.