CAPE EPIC 2023 COM NOVOS TRECHOS AINDA MAIS DESAFIADORES

Apresentado o percurso da próxima edição da Cape Epic. A mais importante prova por etapas do mountain bike mundial acontecerá de 19 a 26 de março de 2023, em um percurso de 658 quilômetros e 15.775 metros de altimetria acumulada, na África do Sul.  Com novos trechos e ainda mais dura, a Indomável Corrida de Mountain Bike Africana, como também é conhecida, promete testar duplas já consagradas e novas parcerias que buscam superar seus limites

Cape Epic 2023 – percorrerá trechos da Vinícola Louresfort – foto: NIck Muzik

A natureza e o desafio ao extremo! A recém apresentada da edição de 2023 da Absa Cape Epic vê charme e desafio no fio da navalha à medida que levará as duplas de ciclistas a  atravessar regiões do bioma dos fynbos – pequenos arbustos de folhas finas – intocados e reservas naturais onde os antílopes vagam livremente; contorna um santuário de leões, move-se entre vinhedos, pomares e campos de trigo; escala os picos mais altos e exigentes da província do Cabo Ocidental e encara trilhas desafiadoras por 8 dias.

Para quem puder acompanhar de perto, o luxo estará a uma curta distância das trilhas acidentadas. vinícolas famosas têm vista para os singletracks, oferecendo aos fãs do ciclismo de montanha a oportunidade de assistir à corrida com conforto, testemunhando as dificuldades que acontecem na Pinnacle of Epic Series. Para os melhores mountain bikers do mundo, o percurso oferece oportunidades para atacar, testar a coragem de seus adversários, ir ao limite e lutar pela honra de serem coroados campeões do Absa Cape Epic.

Duplas enfrentam vários tipos de terreno ao longo dos 8 dias de competição – foto: Dwayne Senior

O percurso da 19ª edição está definido por aventuras em terrenos até então intocados combinados com o retorno de trechos famosos, como o Groenlandberg, um pico reverenciado por quem o enfrentou e muito comentado por quem o enfrentará na Etapa Rainha.

A Cape Epic 2023 começa com um Prólogo pela Vinícola Meerendal e pela maior rede de trilhas na Tygerberg Mountain Bike Club. Essas trilhas são adoradas por mountain bikers de todo mundo graças à sua natureza rápida e fluida e suas vistas deslumbrantes da icônica Table Mountain e da Ilha Robben, onde Nelson Mandela ficou preso por 27 anos.

A cidade costeira de Hermanus recebe as etapas 1 e 2, a localidade é conhecida como ponto de observação de baleiras e também por suas espetaculares trilhas da região do Vale Hemel en Aarde até além de Stanford e nas montanhas Akkadisberg e Paardenberg, onde trilhas de calcário, campos íngremes e ventos fortes e abundantes são a marca.

Ponte flutuante – foto: Nick Muzik

A terceira etapa, é considerada de transição, levando as duplas de Hermanus para o interior, em direção à Vinícola Oak Valley, em Elgin. A etapa começa em trilhas já conhecidas pelas equipes que participaram do evento, mas rapidamente entra em trechos totalmente novos. Os quilômetros finais da etapa remetem aos muitos trechos de singletracks que virão durante a Etapa 4.

Uma vez ena Vinícola Oak Valley , há um alívio em termos de distância devido à inclusão da contrarrelógio no meio da semana. Embora com poucos quilômetros, a etapa tem sua grandeza em metros escalados por quilômetro e a natureza forte do terreno de Elgin certamente testará a aptidão, a força mental e as parcerias. A etapa 4 pode ser crucial na luta pela classificação geral.

Em 2019, Henrique Avancini e Manuel Fumic terminaram na 2ª posição na CG – foto: Nick Muzik

A Etapa Rainha tem largada na Vinícola Oak Valley em direção à Vinícola Lourensford, levando as duplas para a escalada de Tierkop seguida pela subida ao Groenlandberg, um pico notório com 1.181 metros acima do nível do mar. A 5ª etapa certamente será lembrada nos próximos anos, graças, em grande parte, às subidas proeminentes e à perigosa descida de Gantouw Pass,  com trechos onde as marcas  das rodas das carroças de bois nos lembram os meios de  transporte de antigamente.

A penúltima etapa da Cape Epic entrará para a história pois, pela primeira vez, será disputada em uma única propriedade – a Vinícola Lourensford, uma das maiores e com mais trilhas mapeadas da África do Sul. Lourensford será base da Vila da corrida por duas noites, um atrativo para equipes e fãs antes do início da 7ª Etapa, a Trilha para Val de Vie.

Equipe brasileira com Guilherme Turano e Denis Henriques completa a prova de 2022 na categoria Master – foto: Sam Clark

A etapa final, de Lourensford a Val de Vie Estate, é bastante difícil. Apresentando duas subidas ferozes e alguns dos singletracks mais emblemáticos da África do Sul, A Trilha para Val de Vie é desafiadora e emocionante. Para qualquer dupla que estiver vestindo na 7ª etapa a camisa de líder, o  último dia será estressante. Neste ano, a  Speed ​​​​Company Racing provou que a Grand Finale, como é conhecida a etapa de encerramento da prova sul-africana, não é uma procissão e a última etapa de 2023 oferece muito mais oportunidades para recuperar o tempo. Ou perdê-lo.

Prólogo

domingo, 19 de março de 2023

Vinícola Meerendal

Distância: 27km

Escalada: 750m

Dificuldade: 2,5 estrelas

Desde 2017 que o Prologo da Absa Cape Epic Prologue não acontecia na  Vinícola Meerendal; a propriedade  recebeu a competição em oito ocasiões anteriores, o que significa que os ciclistas  que retornam podem ser versados ​​​​no que está por vir, mas isso antes de considerar que as equipes de trilha que esculpem e aperfeiçoam as trilhas na área passaram os últimos anos expandindo a trilha rede em fazendas e propriedades vizinhas. Haverá escalada desde o início na décima nona edição da Indomável Corrida de Mountain Bike Africana, subindo Fair Cape e Hoogekraal antes de uma subida final que leva para Meerendal e aos novos singletracks nas encostas mais baixas da propriedade. Para os fãs que percorrem as trilhas e aqueles que assistem em casa os icônicos marcos da Cidade do Cabo, Table Mountain e Robben Island, proporcionam um cenário sublime para o que certamente será uma corrida emocionante.

Etapa 1 – O Purgatório

segunda-feira, 20 de março de 2023

Hermanus>Hermanus

Distância: 98km

Escalada: 2550m

Dificuldade: 4 estrelas

As trilhas de Hemel en Aarde entraram para a história da Indomável nos últimos anos. Isso se deve em grande parte às lembranças do calor extremo que marcou o primeiro dia de maratona em 2019. Com 98 quilômetros e 2.550 metros de escalada à medida que sobe por melhor dos intermináveis ​​quilômetros de trilhas únicas do Vale Hemel en Aarde e pelas planícies abrasadoras de Overberg. A volta de largada tende a subir lentamente; passando pelo Katkloof até The One antes que as descidas estremecedoras apontem para baixo. As equipes não se devem animar com a descida de volta para Hermanus. O circuito de retorno é técnico e desafiador, repleto de trilhas escarpadas de calcário que se transformam em uma fornalha com o forte sol de março, tornando-as traiçoeiras para os competidores que já acusam o desgaste da etapa.

Etapa 2 – Onde os ventos sopram

terça-feira, 21 de março de 2023

Hermanus>Hermanus

Distância: 116km

Escalada: 1850m

Dificuldade: 3,5 estrelas

 Desde 2008 que o Absa Cape Epic não visitava o Paardenberg. A próxima edição explora a área ao máximo pelas novas trilhas construídas na última década. Explorar a crescente rede de trilhas ao redor de Paardenberg e Stanford requer uma pedalada pelas planícies ao longo das margens da Lagoa Klein Rivier. Esses 15 quilômetros e o trecho  de retorno representam 26% da distância da etapa, mas adicionam apenas um dígito ao ganho de elevação acumulada. Isso significa que a grande maioria dos 1.850 metros de escalada da etapa de 116 quilômetros vem em uma seção intermediária brutal de 86 quilômetros. Emoções, como o Ultimate Southern Pass e Missing Link Trail, além das trilhas ao longo das margens do Waboomsrivier, se somam com subidas às cordilheiras de Akkadisberg e Paardenberg.  Uma etapa que poderá ser marcada por grandes ataques em um traçado implacável e que poderá transformar a jornada em uma das mais cativantes da corrida de 2023.

Com oportunidades para corridas de ataque combinadas com uma rota implacável, a Etapa 2 certamente será um dos dias mais cativantes da corrida de 2023.

Etapa 3 – Novas Fronteiras

quarta-feira, 22 de março de 2023

Hermanus > Oak Valley Estate

Distância: 108km

Escalada: 2600m

Dificuldade: 4,5 estrelas

 A primeira etapa  de transição, de Hermanus para Oak Valley Estate, atravessa uma região selvagem aninhada em bolsões de agricultura bem cuidada. São 108 quilômetros brutais de trilhas naturais separam as duas vilas sede da corrida. Seções de trilhas construídas especificamente e alguns poucos trechos por estradas distritais proporcionam momentos de descanso em superfícies mais suaves. No entanto,  os 2.600 metros de escalada tornam um dia árduo na bicicleta. Os desafios começam na largada, com uma escalada para fora de Hermanus levando para a natureza; em seguida, trilhas profundas em meio à vegetação local- os fynbos –  levam a Wildekrans, onde trilhas estreitas e sinuosas dificultam o ganho de impulso. Avante e morro acima, enquanto as trilhas de Honingklip levam a um novo desafio, uma escalada até então não utilizada nas montanhas Hottentots Holland e no planalto de Elgin. Valley Road Farms e Paul Cluver fornecem subidas finais antes de uma corrida de alta velocidade, alto risco e alta recompensa em Oak Valley, antes do contrarrelógio na quarta etapa.

Etapa  4 – Cativos de Chronos

quinta-feira, 23 de março de 2023

Oak Valley Estate para Oak Valley Estate

Distância: 47km

Escalada: 875m

Dificuldade: 3 estrelas

O tempo, diz o velho ditado, não espera por ninguém. E em nenhum lugar isso é mais relevante do que na corrida da verdade: a batalha contra o relógio dentro dos limites de Oak Valley e Paul Cluver Estates. Com 47 quilômetros de extensão, o contrarrelógio no meio da corrida de 2023 é mais exigente do que em qualquer outra edição da Absa Cape Epic. Projetado para continuar com os testes implacáveis ​​que a 19ª edição estabelece para as equipes, também possui 875 metros de escalada, todos em rampas íngremes em vez de longas subidas. O percurso é repleto de singletrack’s , tornando-se um teste de habilidade e condicionamento físico. Manter um ritmo para escalar trilhas sinuosas – como Berg Adder – e depois descer com a agressividade necessária – por trilhas como Puff Adder, Vissie’s Magic e Sounds of Silence – exigirá foco absoluto. Será um dia que, apesar da sua composição como um pequeno trecho do percurso total, testará as duplas do início ao fim.

Etapa 5 – A Rainha Esmeralda

Sexta-feira, 24 de março de 2023

Oak Valley Estate a Lourensford Wine Estate

Distância: 102km

Escalada: 2450m

Dificuldade: 5 Estrelas (Etapa Rainha)

A Etapa Rainha do Absa Cape Epic 2023 leva as equipes a desafiar a escalada mais famosa da prova, a Groenlandberg. Embora o pico imponente, que espreita ameaçadoramente sobre a vila montada para os competidores em  Oak Valley Estate, estar longe de ser o único desafio. A etapa rainha com  102 quilômetros de extensão segue para leste e não para oeste, em direção à Vinícola Lourensford, quando sai de Oak Valley Estate. Até mesmo chegar ao pé da subida exige muito trabalho, subindo pela Paul Cluver Wine Estate e subindo Tierkop antes que a subida realmente comece. A própria Montanha Verde tem uma subida longa e constante; adequado para os escaladores puros, em vez dos poderosos ‘puncheurs’ que terão levado a melhor  em grande parte da rota até aquele ponto. Depois de descer do ponto mais alto da corrida de 2023, o percurso segue em direção à represa de Eikenhof, subindo a trilha de Willie e seções das famosas trilhas de A a Z em direção ao Passo de Gantouw. O caminho leva a Knorhoek e ao Vergelegen Game Park, onde as subidas finais do dia ajudam a marcar a escalada acumulada até a marca de 2.450 metros. Uma vez na Vinícola Lourensford, o River Trail leva os ciclistas direto para a chegada.

Etapa 6 – A Lança

Sábado, 25 de março de 2023

Vinícola Lourensford

Distância: 82km

Escalada: 2300m

Dificuldade: 4 estrelas

Pela primeira vez na história do Absa Cape Epic terá uma etapa inteira, além do contrarrelógio, sendo disputada em uma única fazenda. O Prólogo e a Etapa 1 da corrida de 2022 sugeriram o espetacular mountain bike na vasta Vinícola Lourensford. Em 2023 se vai além nos detalhes. Explorando trilhas antigas e novas. Assumindo ícones esculpidos como o Lourensford Ultimate e restos robustos da primeira incursão da África do Sul na construção de trilhas, como o as trilhas de Blue Gum Dam. Os 82 quilômetros e 2.300 metros de escalada acontecem dentro dos limites da propriedade e, dada a qualidade das trilhas, não há comprometimento no percurso, apesar de nunca cruzar uma cerca. Em vez disso, a pilotagem é excelente por toda parte, com o benefício adicional de ser excepcionalmente amigável ao espectador. O percurso cruza-se sobre si mesmo à medida que contorna as represas da propriedade, criando uma oportunidade única para os fãs assistirem à transmissão ao vivo na zona de descanso, depois torcer pelos seus favoritos enquanto passam perto da vila dos ciclistas, antes de voltarem para as televisões para a segunda metade da etapa e, finalmente dando as boas-vindas às equipes na chegada.

Etapa 7 – A trilha para Val de Vie

domingo, 26 de março de 2023

Vinícola Lourensford > Val de Vie Estate

Distância: 78km

Escalada: 2400m

Dificuldade: 3,5 estrelas

 A última etapa não é um simples passeio até Val de Vie. Pelo contrário, é um rito de passagem que foi duramente construído ao longo de oito dias de corridas testando os limites nas trilhas Indomáveis do Cabo Ocidental. A Etapa 7 com 78 quilômetros e 2.400 metros de escalada, é um dos ‘Grand Finales’  mais difíceis da história do Absa Cape Epic. Começando com um trecho duro para o Lourensford Nek, com uma escalada do cânion, antes dos emocionantes singletracks que levam as  duplas através de Mont Marie, Eden, G-Spot e Stellenbosch World Cup Course. Em seguida, Botmaskop fornece o segundo grande teste do dia e a subida significativa final da corrida de 2023. As famosas trilhas de Banhoek e Boschendal garantem que a Indomável Corrida de Mountain Bike Africana termine em uma trilha única, antes que as trilhas de Val de Vie forneçam um momento de reflexão sobre os sete dias anteriores. A etapa não termina até que os competidores cruzem a linha de chegada, pedalando os 500 metros finais nos campos de polo da propriedade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.