ciclismo – VUELTA A COLOMBIA 2015

VUELTA A COLOMBIA
VUELTA COLOMBIA LOGO

Em agosto a Colômbia para! Ciclismo por lá é coisa séria, ainda mais quando a sua volta chega à 65ª edição. A primeira edição da Vuelta a Colombia foi disputada em 1951 e muita história percorreu as estradas daquele país desde aqueles tempos vem revelando para o mundo ótimos ciclistas.
Neste ano teremos na disputa um pelotão de 167 ciclistas distribuídos em 17 equipes, sendo 14 colombianas e a italiana D’Amico Bottecchia, a venezuelana Fundrujano-Villa de Leyva e a costa-riquense Coopenae Extralum Economy que percorrerão 1.696,4 km distribuídos ao longo de treze etapas com uma grande novidade três etapas de disputa contra-relógio.
Além disso haverá uma chegada ao mítico porto de montanha de 1ª categoria o de Alto de Minas com seus 2.448 metros de altura. Além de um percurso longo e com duração e quilometragem acima da média autorizada pela UCI para a categoria a Vuelta a Colombia terá um desafio final que poderá decidir a competição, uma crono-escalada na cidade de Medellin saindo de 1.463 metros e com chegada no Alto de las Palmas a 2.480 metros. Será uma etapa noturna de 17,5 km , cum uma inclinação média de 5,64% porém com trechos batendo nos 19,3%.
Entre os destaques do pelotão encontram-se o espanhol bicampeão da Vuelta a Colombia, e já conhecido do público brasileiro por suas participações no Tour do Rio e na Volta SP/Tour do Brasil – Oscar Sevilla/EPM-UNE, o campeão colombiano Robinson Chalapud/Orgullo Antioqueño que tem em seu currículo uma participação no Giro d’Italia. Outro destaque local é Hernando Bohórquez/ Raza de Campeones de Boyacá que já figurou em duas ocasiões entre os top-10 em mudiais Sub-23.VUELTA COLOMBIA2
Os italianos D’ Amico Bottecchia estão sob a direção de Massimo Codol que em seus tempos de profissional passou pela Mapei, Lampre, MercatoneUno, Tenax e Acqua e Sapone que desembarcará na Colombia com uma equipe que mescla jovens sub-23 e alguns experientes ciclistas como Eduardo estrada com passagens pela filial do Ag2r La Mondiale e da Lampre Merida.
A equipe venezuelana da Coordinadora-Fundarujano- Alcaldía de Villa de Leyva será comandada pelo experiente José Rujano. Um veterano das estradas cheio de altos em baixos em sua carreira com passagens pela Selle Italia, Quick Step, Unibet, Caisse d’Epargne, Androni Giocattoli e Vacansoleil-DCM.
Completando as esquipes estrangeiras está a Coopenae Extralum Economy que já está na Colombia fazendo a aclimatação em Medellin. Segundo informações da imprensa costa-riquenha a participação da equipe poderá ser o início de um grande projeto internacional visando a formação de uma equipe continental em 2017.
Para a realização da 65ª edição da Vuelta a Colombia a federação local obteve uma autorização especial da UCI, pois a prova tem duração acima da permitida para a categoria – America Tour 2.2. , com isso pela décimo-sétima vez em sua história a volta terá em seu programa 13 etapas como aconteceu em 1952, 70, 71, 72, 73, 74, 77, 78, 82, 84, 85, 86, 90, 95, 97 e 2011.
A apresentação oficial das equipes acontecerá no sábado 1º de agosto na cidade de Bobotá. As equipes participantes são: EPM-UNE , Raza de Campeones-Loteria de Boyaca, Coldeportes-Claro-Zenu, Redetrans-Supergiros, Orgullo Antioqueño, GW Shimano-Chaoyang Envia-Kixx, Formesan-Bogotá Humana, Manzana Postobon Team , PR Pijaos, Rio Negro com Más Futuro, FFFAA Ejercito Nacional, EBSA Indeportes Boyaca, Indersantader, Nectar-Alcaldia de Cota-4wd Rentacar, Movistar Team America, D’Amico Bottecchia*, Coopenae Extralum Economy*, Fundrujano-Villa de Leyva*

VUELTA COLOMBIA3

VUELTA A COLOMBIA 2015
1ª Etapa – Bogotá – contra-relógio por equipes (CRE) 24 Km
2ª Etapa – Sopó- Tunja- Paipa – 156 Km
3ª Etapa – Paipa – Tunja – Chía – Cota – 180 Km
4ª Etapa – Cota – Mosquera – Girardot – Ibagué – 213 Km
5ª Etapa – La Línea – Glorieta Aeropuerto – Armenia – Salento- 136.6 Km
6ª Etapa – Armenia – Pereira – La Manuela – Irra – Supía – Riosucio – 156.7 Km
7ª Etapa – Riosucio- Anserma – La Virginia-Cartago-Obando- Cartago – Pereira – 182 Km
8ª Etapa – Cartago – Obando – Zarzal – contra relógio individual (CRI) 48,9 Km
10 agosto: Descanso
9ª Etapa – Buga – La Paila – Cartago – Pereira – Alto Boquerón – Tambo – 149,2 Km
10ª Etapa – Manizales – La Pintada – Alto Minas – 158,6km
11ª Etapa – Don Matías – Ituango – 146.6 Km
12ª Etapa – Ituango – Bello – 153.1 Km
13ª Etapa – Medellín – Alto Palmas – contra-relógio individual (CRI) 17.5km

fotos: Revista Mundo Ciclistíco

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.