CIMTB ARAXÁ: AVANCINI E KAREN OLÍMPIO VENCEM O PRIMEIRO CROSS COUNTRY

No segundo dia de competições da CIMTB em ARaxá, e na principal prova do programa do sábado – o Cross Country Olímpico – XCO com pontuação Classe 1 para o ranking da UCI, com 60 pontos para o vencedor – Karen Olímpio e Henrique Avancini foram os grandes nomes do dia. Com a soma de resultados da prova em circuito curto – XCC – disputada no dia anterior, Avancini e a argentina Agustina Apaza vestem a camisa de líderes da competição.

Largada da Elite, ao fundo o Grande Hotel Araxá – Edson Rezende na ponta do pelotão, seguido por Avancini, José Gabriel e Catriel Soto – foto: Alemão Silva

Com uma sequência de três competições – de sexta a domingo – todas muito exigentes, o chileno Martin Vidaurre e Raiza Goulão, vencedores do XCC, optaram por não entrar no circuito no sábado, poupando energias para a prova de cross country de domingo que entrega aos vencedores uma maior pontuação – 100 pontos, contra os 60 de sábado.

Avancini e José Gabriel ombro a ombro

As provas aconteceram ao final da manhã de sábado, os homens tiveram pela frente 6 voltas no circuito de cross country com 4,96 km no Barreiro.  Na primeira volta, José Gabriel Marques, o argentino Catriel Soto, Henrique Avancini, Gustavo Xavier e Luiz Cocuzzi conseguiram abrir uma pequena vantagem sobre o grupo.

Porém Cocuzzi cedeu terreno e Ulan Galinski conseguiu se encaixar no grupo dos ponteiros, assim o novo grupo de 5 competidores rodou junto até praticamente a terceira volta.

Avancini à frente do pelotão no ‘jardim de pedras’ – foto: Felipe Almeida

Na quarta volta, o argentino Catriel não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros e começou a perder terreno. Na volta seguinte, um furo no pneu tirou Ulan Galinski do grupo ponteiro, sendo obrigado a parar para trocar a roda, porém com uma ação rápida do mecânico da equipe ele ainda conseguiu ficar com a 4ª posição.

A definição da prova se deu na última volta, com Avancini e José Gabriel que passaram a prova duelando e já rodando com uma pequena vantagem sobre Gustavo Xavier. No trecho final do circuito, Avancini arrancou e conseguiu abrir uma vantagem de 7 segundos sobre José Gabriel para vencer a prova.

José Gabriel, Gustavo Xavier e Avancini – foto: Jubinsk

“Foi uma prova muito disputada. Espetáculo quente para o público. Não me senti tão bem na primeira metade, cometi alguns erros e não estava em um bom equilíbrio. Na segunda metade da corrida melhorei e consegui entender melhor como eu deveria andar no circuito. Comecei a estudar, principalmente, o Zé. O Gustavo também estava bem. Eu sabia que era dia de espremer bastante se eu quisesse a vitória. Isso ficou claro para mim, que seria difícil alcançá-la. Estou muito feliz com o triunfo, porque foi uma das vitórias mais sofridas aqui em Araxá. Já garanti uma. Prometi que venceria. Uma promessa está cumprida. Agora é recuperar e fazer uma boa prova neste domingo”, comentou Avancini.

O vencedor da etapa, durante as entrevistas ao final da competição aproveitou para apimentar a rivalidade com o chileno Vidaurre e comentou: ‘Aproveita e avisa o chileno que hoje tinha corrida’.

Avancini, deixa mais uma vez sua marca em Araxá, e vence o XCO Class1 – foto: Felipe Almeida

“A prova foi definida na última volta. Logo após o ponto de apoio, fiz uma aceleração que deu certo, porque passamos à frente só eu e o Henrique. Tentei outras acelerações, em que o Henrique desconectava e conectava em determinados pontos. Foi uma prova dinâmica e tática, em que andei agressivo e liderei em vários momentos. Na última subida, da Caixa d’Água na Dona Beja, optei por uma linha agressiva para tentar chegar mais rápido no topo, mas fui infeliz na escolha porque estava mais liso, perdi a tração e fiquei no meio do caminho. Henrique abriu diferença, dali para frente era só descida. Tentei tirar o máximo possível, mas não foi possível. Feliz pelo o que apresentei. Estou no caminho certo”, analisou o segundo colocado,  José Gabriel.

Karen de ponta a ponta em Araxá

Na prova das mulheres, Karen Olimpio foi dominante do começo ao fim. Ao término da primeira volta, apenas Isabella Lacerda conseguia acompanhá-la. Mas o ritmo de Karen era forte, e na volta seguinte ela rodava com uma vantagem de cerca de 30 segundos. A distância   para Isabella cresceu um pouco mais, e no final da prova a diferença da vencedora – Karen – para Isabella foi de 47 segundos.

A 3ª posição foi da argentina Agustina Apaza, que chegou a 1m16s da vencedora , o 4º lugar foi de Giugiu Morgen, a 1m37s de Karen.

Karen mostrou superioridade e liderou a prova de ponta a ponta- foto: Alemão Silva

Após o triunfo, Karen que disputou pela 10ª vez uma prova em Araxá lembrou suas experiências mais recentes e também o momento difícil que passou na temporada passada, ao sofrer uma lesão na primeira corrida da CIMTB 2022, em Petrópolis/RJ. “Em 2021 aqui em Araxá, fiz um bom início no Short Track, vencendo a prova e tive um imprevisto no XCO no mesmo ano. Em 2022, eu voltei a Araxá após me recuperar de um acidente na abertura em Petrópolis, então confesso que a temporada do ano passado foi muito difícil. Tive que ser muito resiliente pela recuperação do acidente. Contei com total apoio de equipe, família, namorado, todos patrocinadores, além dos médicos”, relembrou Karen. “Trabalhei forte para chegar bem em Araxá este ano. Optei por não competir no XCC ontem (sexta-feira), porque minha estratégia são os XCO. Estou focada na vaga olímpica. Vou buscar os pontos dia após dia. Feliz de ter iniciado bem minha participação na CIMTB Araxá”, completou a vencedora do dia.

Karen Olímpio – foto: Alemão SIlva/CBMM

E-MTB XCO

A manhã de sábado começou com as disputas do E-MTB na arena da CIMTB. Atual campeão da CIMTB E-MTB Pró Masculina, Rubinho Valeriano começou a temporada mostrando que quer defender o título conquistado no ano passado e venceu a disputa, completando 5 voltas em 1h02min05. Na segunda posição ficou Samuel Cruz (1h03min04) e Marcos Oliveira (1h06min15) foi o 3º.

Na prova feminina, disputada em 4 voltas no circuito, a vitória foi de Patrícia Loureiro, em 57min13min (4 voltas). A campeã de 2022, Stefanye Silva ficou com o 2º lugar e Fabiana Brandão foi a 3ª.

Rubinho Valeriano está em busca do bi-campeonato na E-MTB e já venceu a 1ª – foto: Alemão Silva

COPA INTERNACIONAL DE MOUNTAIN BIKE

Etapa Araxá – XCO Classe 1  – Cross Country Olímpico 

Super Elite Masculina – 6 voltas – circuito 4,96 km

71 competidores

1- Henrique Avancini – Caloi-Henrique Avancini Racing – 1h20m43s

2- José Gabriel Marques – Squadra Oggi +6s425

3- Gustavo Xavier – Specialized Racing BR +32s451

4- Ulan Galinski – Caloi-Henrique Avancini Racing +2m02s215

5- Catriel Soto – BH Coloma Team – Argentina +2m42s505

Super Elite Feminina – 5 voltas – circuito 4,96  km –

29 competidoras

1- Karen Olímpio – Audax – 1h28m08s

2- Isabella Lacerda – Scott +47s176

3- Agustina Apaza – Merida – Argentina +1m16s080

4- Giuliana Morgen – Sense Factory Racing +1m37s104

5- Inés Gutiérrez – Venzo – Argentina +5m13s653

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.