COLNAGO FLEUR-DE-LYS:  Herdeira do Renascimento e de um Tour de France histórico

Pela primeira vez, na hiostória, o Tour de France partirá da Itália, desde Florença. A cidade de Dante Alighieri, berço do Renascimento, sediará a Grand Départ da 111ª edição. A Colnago, bicicleta oficial do Tour de France, celebra este evento com o lançamento da Colnago Fleur-de-Lys (flor de lis), uma edição especial com 111 exemplares numerados com quadro da Colnago C68

Colnago Fleur-de-Lys e ao fundo a cidade de Florença que recebe a largada do Tour de France’2024

A Colnago, fornecedora da bicicleta oficial do Tour de France, criou a versão Colnago Fleur-de-Lys, uma requintada obra de arte produzida em 111 exemplares numerados em homenagem a Florença (Firenze) berço do Renascimento, que sediará a Grand Départ da 111ª edição do Grand Tour Francês e ao símbolo do lírio, elemento heráldico que une a história da cidade de Dante Alighieri à nação francesa.

Celebrando a França e a Itália, pátrias da cultura e do ciclismo

O Tour de 2024 unirá França e Itália. Duas nações centrais na história da cultura europeia e mundial. Não só a “alta” cultura dos grandes filósofos e literatos, pintores e escultores, mas também as suas expressões mais comuns. É a estética do cotidiano. Aquela capacidade europeia de pegar nas coisas mais humildes da vida e tratá-las até ao ponto de as transformar em arte. A excelência dos dois países na alimentação, vestuário e design vem à mente. Mas o mesmo acontece com o mais humilde dos meios de transporte: a bicicleta.

Foi nestes dois países que o ciclismo nasceu como esporte e alcançou a sua glorificação. Da Milano-Sanremo à Paris-Roubaix, do Giro d’Italia ao Tour de France. Estes dois países sempre foram a página em branco onde os campeões mais formidáveis, desafiando-se entre si, fizeram lendas e escreveram as suas histórias.

Garin, Girardengo, Petit-Breton, Bottecchia, Pellissier, Bartali, Bobet, Coppi, Anquetil, Gimondi, Hinault, Saronni, Fignon, Bugno, Virenque, Nibali… heróis de uma epopeia que, há mais de um século, traz consigo multidões reunidas à beira da estrada, levando crianças e os idosos de mãos dadas, para torcer pelos campeões do futuro e contar os grandes feitos do passado.

Colnago interpretou esta ligação através de uma bicicleta, a C68 Fleur-de-Lys, que apresenta a flor de lis como elemento chave do design, sendo o lírio um símbolo cheio de significado tanto para Florença como para França.

Homenageando à Flor-de-Lis

A atenção aos detalhes, o excelente acabamento e o uso de tecnologia de ponta caracterizam as bicicletas Colnago desde o início, em 1954. Esta bicicleta especial para o Tour de France de 2024 não é exceção, expressando a habilidae e a arte da fabricação italiana em uma homenagem à cultura e à história que unem os dois países.

Esta versão especial da C68 apresenta a flor de lis como um elemento chave de design. O lírio francês é reproduzido em série no tubo superior em ouro sobre um campo de folhas de metal na cor Bleu de France. Este padrão – além de ser uma homenagem a um brasão recorrente na iconografia real francesa – ecoa o padrão dos afrescos da Sala dei Gigli, uma das mais belas salas do Palazzo Vecchio de Florença, local da apresentação das equipes e o ponto de partida da primeira etapa do Tour.

Sala dei Gigli com o padrão azul e a flor-de-lís que inspiraram os artesãos da Colnago

Além disso, o friso do frontão da entrada do Palazzo Vecchio, sob o qual passarão os ciclistas no dia da apresentação das equipes, também apresenta um fundo de lírios sobre um campo azul. Uma lembrança, mais uma vez, dos franceses, protetores da República Florentina.

São símbolos de uma proximidade – entre a cidade toscana e a França – que entre simpatias e antagonismos perdura há séculos. São sinapses de uma grande história cultural europeia profundamente interligada, uma teia que une acontecimentos históricos, arte e literatura, culminando em grandes momentos de agregação popular – como o Tour de France, com a sua epopeia de grandes campeões.

O lírio, elemento decorativo não é, portanto, apenas uma homenagem visual, mas também encarna o espírito de cooperação e amizade entre as duas nações.

Ao integrar os símbolos de Florença e da França, a Colnago criou um símbolo de unidade e beleza, perfeito para um evento esportivo tão prestigiado. A bicicleta torna-se assim um símbolo tangível deste acontecimento histórico e transforma-se ela própria numa obra de arte comovente.

O melhor do artesanato italiano a serviço da Volta mais fascinante

A Colnago Fleur-de-Lys é a mais recente obra de arte criada no laboratório de Cambiago. Cada Colnago é uma bicicleta maravilhosa de pedalar, mas já faz parte da história desta empresa desenvolver e dar atenção especial a alguns projetos que dão a possibilidade de libertar toda a criatividade e talento artístico de seu pessoal. A Colnago Fleur-de-Lys é um exemplo disso, com uma bicicleta de edição limitada baseada no quadro de uma Série C, a C68.

Assim, como de todas as bicicletas da Série C, é feita à mão na Itália e baseia-se num quadro modular, o que significa que o triângulo da bicicleta é feito de tubos de fibra de carbono e conexões coladas graças a uma técnica especial aperfeiçoada e refinada ao longo dos anos. E além da refinada experiência de pilotagem, também acrescenta um toque de tradição à bicicleta, uma vez que hoje em dia este tipo construção é cada vez mais rara.

Colar as peças – para chegar a um resultado como o do quadro C68 – requer tempo, paciência e habilidade única, uma tradição que a Colnago, apesar de toda a evolução na maneira de construir um quadro, defende e mantém viva.

Acabamento folhado metálico Bleu-de-France

À primeira vista, o que destaca esta bicicleta é o folhado metálico na cor Bleu de France no quadro, que brilha e proporciona reflexos hipnotizantes.

Este efeito exige que o acabamento das folhas metálicas seja aplicado sempre à mão, fazendo com que a textura mude de um quadro a outro, tornando cada um dos 111 exemplares simplesmente únicos.

O padrão Fleur-de-Lys

Sobre este fundo maravilhosamente rico e azul, um padrão composto por 15 pequenas flores de lírio aplicadas com folhas de ouro embeleza o tubo horizontal, introduzindo o elemento chave do design da bicicleta, que também lhe dá nome: a Flor de Lis – Fleur-de-Lys.

Porta-caramanhola do troféu do Tour-de-France

Um elemento que se destaca no design da bicicleta é o porta-caramanhola, modelado e impresso em 3D, com a forma do troféu do Tour de France.

Edição especial limitada do guidão CC.01 Tour de France

A Colnago Fleur-de-Lys vem equipada com uma versão especial e limitada do guidão Colnago CC.01, trrazendo com uma incisão especial na tampa do tubo de direção, o logotipo rico em história do Tour de France.

Garfo

Na parte inferior do garfo é possível apreciar o logótipo Colnago x TdF, bem como a indicação do número, de 111, desta bicicleta de edição limitada.

Componentes dedicados

A bicicleta é ainda enriquecida pela montagem de alguns componentes específicos, criados em conjunto com alguns dos tradicionais fornecedores da fábrica como Prologo, Enve, Carbon-Ti, MyLime e CeramicSpeed.

111 bicicletas numeradas para o 111º Tour de France

Toda bicicleta comemorativa e em edição limitada é o sonho de colecionadores de todo o mundo. Tornam-se peças desejadas e a  Colnago Fleur-de-Lys, disponível em apenas 111 exemplares, não foge à regra e representa uma verdadeira joia, dada a sua pintura particularmente refinada e majestosa. Cada bicicleta é numerada individualmente, com a evidência do número no garfo, e é entregue com um volume especial que conta a história e a bagagem cultural que inspirou a Colnago Fleur-de-Lys.

Tadej Pogačar e Colnago Fleur-de-Lys número 1 de 111

A porta de entrada do Palazzo Vecchio é coroada por uma placa decorativa de mármore com dois leões e a flor de lis francesa.

A apresentação das equipes do Tour de France de 2024 começará no Palazzo Vecchio, a Prefeitura de Florença, até a Piazzale Michelangelo.

Porta de Entrada do Palazzo Vecchio em Florença será palco da largada do TdF

Para celebrar esse momento único na história do ciclismo, a Colnago fez um acordo com a ASO – organizadora do Tour de France e com a UAE Team Emirates para que o ciclista Tadej Pogačar use a Colnago Fleur-de-Lys número 1 de 111 durante a apresentação da equipe em 27 de junho, saindo pela porta de entrada do Palazzo Vecchio.

A bicicleta número 1 será leiloada pela Sotheby’s durante o Tour de France de 2024 (o leilão começará no primeiro dia de descanso e terminará no segundo dia de descanso, durante a segunda semana de corridas).

Informações Técnicas

Nome: Colnago Fleur-de-Lys

Edição Limitada: 111 peças numeradas

Modelo: C68 Road

Familia: Série C

Grupo: Shimano Dura-Ace Di2 R9200. 

Coroas: Carbon-Ti edição especial limitada personalizada Colnago –  52-36d 

Cassete: 12-velocidaes, 11-30d

Polias: CeramicSpeed Shimano 9250/8150 OSPW edição especial limitada Colnago x Tour de France

Rodas: ENVE SES 4.5edição especial limitada Colnago x Tour de France, enraidas a mão na Itália, com raios dourados especiais.

Discos: Carbon-Ti X-Rotor SteelCarbon 3 – 160mm diant. / 140mm tras.

Pneus: Continental GP5000 S 28mm

Selim: Prologo Nago R4, edição especial limitada Colnago Fleur-de-Lys. 

Guidão: Colnago CC.01 edição especial limitada com logo dourado Tour de France

Porta-caramanhola: Colnago edição especial limitada, replica do Troféu do Tour de France

A edição limitada Colnago Fleur-de-Lys estará disponível ao público pelo preço sugerido de € 23.000 já com impostos (na Europa).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.