COLNAGO G4-X: PARA COMPETIR NO GRAVEL E NO CICLOCROSS

G4-X é a nova Colnago para a prática do gravel competitivo e que também tem seu quadro homologado pela UCI para o ciclocross. Uma evolução que traz um quadro monocasco em carbono com desenho mais compacto e triângulo traseiro rebaixado. Um quadro feito para quem tem um estilo mais agressivo, típico do mundo das corridas

Com a nova G4-X a Colnago busca oferecer uma bicicleta: com o equilíbrio perfeito dos elementos

Com cada vez mais corridas de gravel atraindo mais ciclistas da elite, as fábricas por outro lado buscam oferecer quadros que atendam o ciclista de alto desempenho. A Colnago está substituindo seu modelo G3-X com sua nova versão o G4-X.

O modelo é derivado das geometria dos quadros V4Rs utilizado pela UAE Team Emirates e a UAE Team ADQ e buscando com isso oferecer uma bicicleta destinada ao desempenho no fora de estrada.

G4-X: O equilíbrio perfeito dos elementos

A marca italiana, apesar de apresenta-la como bicicleta de alto desempenho, procurou em seu desenvolvimento encontrar o equilíbrio entre manobrabilidade, leveza, estabilidade e com grande capacidade de condução nas descidas tudo isso se traduz em um quadro altamente responsivo.  

G4-X fez sua estreia no The Traka – foto: Colnago Ernesto & C. S.r.l.

Segundo a fábrica, é neste conjunto de qualidades que reside a natureza única de um Colnago que uma sensação imediata de conforto e facilidade com a bicicleta, mesmo em condições adversas.

Nas disputas to circuito Gravel UCI e no Mundial de CX

A estreia da G4-X em competições de gravel foi no dia 1º de maio na largada do The Traka, prova de 5 etapas disputada em Girona, na Espanha. A equipe de gravel da Colnago – Club of Aces –   entrou na disputa com Nathan Haas, Amity Rockwell, Mattia Gaffuri, Asbjorn Hellemose e Elliot Phillips.

Quadro está homologado pela UCI para as disputas de CX – ciclocross

Apesar de ser desenvolvido para o gravel, é um quadro homologado e aprovado pela UCI como quadro de ciclocross. Com isso a  Colnago também substiui, as G3-X, usado por ciclistas como Silvia Persico e Ryan Kamp. O ciclocross é um dos terrenos de amplo domínio da marca com Sven Nys, vencedor de 6 mundiais e com Van Aert que conquistou dois títulos usando bicicletas da Colnago.

O quê tem de novo

O novo quadro se destaca por um maior espaço para os pneus – ou clearence – passando dos 40mm do modelo anterior para 45mm. E isso possibilita a utilização de pneus mais largos – mas será a combinação aro-pneu que determina de maneira eficaz a largura máxima das rodas e pneus que podem ser montadas.

O quadro Colnago G4-X pode ser equipado com qualquer tipo de grupo eletrônico e mecânico, com transmissão de coroa simples ou dupla. E seguindo as atualizações de mercado, também é compatível com UDH – Universal Derailleur Hanger –  o novo sistema de fixação com uma gancheira universal para o câmbio traseiro desenvolvida pela Sram.

O movimento central utiliza o padrão T47. A abraçadeira do canote de selim, também tem uma nova versão, projetada para amortecer melhor os impactos das irregularidades do terreno.

O G4-X possui quatro pontos de fixação, dois na posição tradicional no tubo do canote de selim e no tubo inferior onde são colocados os porta-caramanholas e mais um voltado para baixo no tubo inferior e um no tubo superior.

Com mais espaço entre as hastes é possivel usar pneus de até 45mm

A geometria do G4-X está inspirada no quadro V4Rs para oferecer uma posição de pilotagem mais compacta. Comparado ao G3-X, o ângulo da caixa direção foi revisada e o cockpit está mais compact0

Em geral, o alcance – reach – aumentou, para uma posição de condução mais longa do que no modelo anterior.

O G4-X estará disponível em 5 tamanhos slooping – com tubo superior inclinado: 450 – 480 – 520 – 540 – 570.

O novo quadro G4-X estará disponível nas lojas da Europa e Estados Unidos a partir da segunda quinzena de junho. Atualmente, apenas os ciclistas do Club of Aces estão utilizando o modelo em competições.

A G4-X poderá ser encontrada com as seguintes montagens (os preços são indicativos para os mercados da Europa e Estados Unidos – não temos previsão de disponibilidade ou preços para o Brasil)

● Grupo SRAM Red XPRL, rodas Zipp 303S –  € 8.870 | USD 9.750

● Grupo SRAM Force XPRL, rodas Fulcrum Rapid Red 500 DB – € 5.710 | USD 6.250

● SRAM Rival Group, rodas Fulcrum Rapid Red 900 DB – € 4.830 | USD 5.250

● Grupo Shimano GRX RD-RX820 2x, rodas Fulcrum Rapid Red 900 DB – € 4.330 | USD 4.750

● Grupo Shimano GRX RD-RX822 1x, rodas Fulcrum Rapid Red 900 DB – € 4.330 | USD 4.750

Em todas as versões as rodas vêm calçadas com os pneus Pirelli Cinturato 700-40C. A versão topo de linha com o grupo Sram XPRL traz o cockpit –  o novo guidão integrado Colnago CC.01 WIDE – em carbono tem maior curvatura ou flare se comparado à versão de estrada. O alcance do guidão é de 72,50 mm e uma curva de 120 mm com um ângulo do avanço de 82 graus.  Os demais modelos trazem o guidão Deda SuperZero Gravel em alumínio e o avanço Colnago SR10 em alumínio.  

A versão com montagem mais sofisticada traz o cockpit integrado Colnago CC.01 Wide em carbono

Todos os modelos também compartilham o Selim Model X BB Fec da Selle Italia e o canote de selim em carbono da Colnago.

Para escolher as cores foi levado em conta o ambiente natural em todas as suas formas, em todos os graus de natureza selvagem do gravel. Com três opções o amarelo com detalhes de curvas que lembram as estradas de terra; o verde com silhuetas de pinheiros em diferentes tons de verde, para lembrar um ambiente arborizado e o logotipo Colnago cromado e o azul brilhante com uma delicada textura azul escura que lembra gelo e terrenos nevados com logotipos cromados.




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