COLNAGO INCLUI TECNOLOGIA BLOCKCHAIN PARA DAR GARANTIA DE ORIGINALIDADE E PROPRIEDADE ÀS SUAS BICICLETAS

Uma nova parceria da Colnago com a plataforma MyLime , que utiliza a tecnologia blockchain, possibilitará aos proprietários dos novos modelos uma prova de validade e propriedade do quadro por toda a vida. A plataforma que atende marcas de luxo gerenciando a identidade dos produtos procura combater o roubo e a falsificação. O lançamento acontecerá no domingo 26/9 quando Tadej Pogacar terá embarcada a tecnologia em sua bicicleta que tem grafismos desenvolvidos pelo próprio ciclista e que será leiloada

No próximo domingo (26/9) acontece na Bélgica mais uma edição do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada. Uma data importante para o esporte e também para marcas que aproveitarão o momento par apresentar novidades ao mercado. É o caso da Colnago, primeiro fabricante mundial a integrar suas novas bicicletas à tecnologia blockchain.

MyLime: plataforma gerencia artigos de luxo

A partir de 2022 todos os quadros da Colnago trarão embarcada essa tecnologia que possibilita dar garantia de validade e comprovação de propriedade por meio de uma parceria com  plataforma MyLime.

A parceira da Colnago para este programa inovador é a empresa italiana de tecnologia MyLime, que desenvolveu uma forte base de parceiros no mercado de luxo. MyLime conectará os quadros da Colnago ao Automotive Blockchain®, onde os registros de fabricação, transporte e venda de qualquer quadro serão registrados. Como os dados armazenados no blockchain são distribuídos, eles não podem ser falsificados ou alterados depois de registrados, fornecendo a prova final de propriedade e autenticidade.

“Seja com os freios a disco, na utilização da fibra de carbono ou com designs aerodinâmicos, a Colnago sempre foi uma empresa que trouxe inovações ao mercado antes de outras marcas de ciclismo”, comentou Nicola Rosin, CEO da Colnago, ao apresentar a parceria.

Originalidade do quadro garantida

Manolo Bertocchi, Gerente de Marketing da Colnago, acrescentou: “Estamos atentos para a segurança fornecida pela tecnologia blockchain para oferecer aos nossos clientes a confiança de saber que o quadro que estão comprando é autêntico e demonstrar a cadeia de propriedade para sempre. Também anunciaremos, no ano que vem, outras funções baseadas no blockchain”.

Os quadros Colnago V3Rs que Tadej  Pogacar utilizará na disputa do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada, no domingo 26 de setembro  apresentarão uma pintura especial ‘Ice & Fire’ que o esloveno de 23 anos projetou e serão leiloados no momento do lançamento do novo site e do aplicativo da Colnago em 2022.

 “É a primeira vez que projetei uma bicicleta e trabalhar com os engenheiros e designers da Colnago tem sido muito emocionante. A ideia é que minha cabeça fique fria como gelo durante a corrida, mas minhas pernas estejam sempre em chamas e Colnago entregou cores Frozen para representar essa dicotomia”, destacou o bicampeão do Tour de France.

Colnago passará a adicionar transações de blockchain às bicicletas produzidas e também às fornecidas às equipes em 2022 com as informações sobre fabricação, vendas e propriedade sendo armazenadas na plataforma baseadas em blockchain do MyLime, onde poderão ser acessados ​​por qualquer pessoa. Além disso, a Colnago disponibilizará ao proprietário uma versão Non-Fungible Token (NFT – Token Não Fungível) de cada bicicleta.

A parceira técnica da Colnago, MyLime, desenvolveu e criou uma etiqueta RFID que está intrinsecamente ligada ao quadro da bicicleta e concede acesso às informações no passaporte digital da bicicleta por meio de um aplicativo de smartphone que está vinculado ao blockchain. Quando o quadro é vendido para um novo proprietário, a transferência de propriedade pode ser gerenciada com o processo certificado do MyLime.

A transparência oferecida pela solução blockchain da plataforma MyLime irá fornecer rastreabilidade absoluta e garantir o valor da bicicleta ao longo do tempo. Além disso, Colnago e MyLime avaliaram as várias tecnologias de blockchain que respeitam os paradigmas de sustentabilidade e escolheram uma, entre as disponíveis e confiáveis, que melhor limitam o uso de recursos computacionais intensivos para validação de blocos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.