COPA AMÉRICA DE CICLISMO – CHAMORRO E POLEGATCH VENCEM NA USP

 

Francisco Chamorro e Ana Polegatch foram os vencedores da primeira etapa da Copa América de Ciclismo, disputada neste ano com um novo formato, serão três etapas São Paulo, Brasília e Botucatu

Chamorro vai em busca do seu 4º título da Copa América. Na USP venceu a primeira etapa. Foto: George Panara/MundoBici©

Chamorro vai em busca do seu 4º título da Copa América. Na USP venceu a primeira etapa.                                             Foto: George Panara/MundoBici©

No rápido circuito da Raia Olímpica, na Cidade Universitária, Francisco Chamorro deu o primeiro passo em busca do seu 4º título da Copa América de Ciclismo ao superar, no sprint, a Rafael Andriato que neste domingo (27/09) correu vestindo as cores da Seleção Brasileira Militar que nesta prova encerrava a sua preparação para os 6º Jogos Militares Mundiais que serão disputados em Mungyeong, na Coreia do Sul, com provas entre os dias 6 e 8 de outubro.

O sprint foi decidido em cima da linha, com a chegada sendo disputada pelos ciclistas do Carrefour-Funvic-Soul que atacaram com Chamorro e Roberto Pinheiro da Silva, por Andriato , Armando Camargo/Memorial e Willian Ferreira/VeloRioClaro.

Pódio da Elite Foto: George Panara/MundoBici©

Pódio da Elite: Camargo, Andriato, Chamorro, Pinheiro e Ferreira  Foto: George Panara/MundoBici©

Ao final da prova Chamorro destacou o formato da prova, disputada por equipes de 5 ciclistas , o que  equilibra mais a disputa e comemorou o retorno da prova, que não foi disputada em 2014: “Estou muito feliz pela volta da prova e estarei brigando por outras vitórias na demais etapas”, destacou o vencedor. Ainda destacou a boa temporada. “Ganhei quatro etapas da Volta do Uruguai, uma prova na Argentina e sou líder do Campeonato Paulista. Não tenho do que reclamar”.

O pelotão rodou compacto praticamente durante toda a prova Foto: George Panara/MundoBici©

O pelotão rodou compacto praticamente durante toda a prova     Foto: George Panara/MundoBici©

Já o segundo colocado, Rafael Andriato vinha de disputar na Itália , uma semana antes,  duas provas do Trittico Lombardo e o Memorial Marco Pantani cada uma com distâncias superiores aos 190 km, assim sentiu a diferença ao ter de encarar uma prova muitíssimo mais curta e rápida, mesmo assim conseguiu fazer uma boa chegada e está confiante com um bom desempenho no Mundial Militar aonde a quilometragem se encaixa naquela que está acostumado a correr nas provas da Europa aonde defende a Southeast.

A prova feminina, na Copa América é disputada como categoria Open, e isso marca grande diferença técnica entre as competidoras da Elite e as demais;  na USP foram 35 km de corrida. Aqui também tivemos a marcante presença da Seleção Militar representada por Janildes e Clemilda Fernandes, Uênia Fernandes,  Flavia Oliveira e Ana Paula Polegatch.

As garotas largaram antes dos homens e fizeram uma corrida diferente. Ana Paula Polegatch e Wellyda Rodrigues/Memorial-Santos  forçaram o ritmo para se destacar do grupo principal e revezaram até abrir uma vantagem confortável de quase 2 minutos.  Na última volta, Ana Paula resolveu testar suas forças e forçou o ritmo, conseguindo uma pequena vantagem sobre  Wellyda que cruzou na segunda posição.

 

Pódio da categoria Feminina foi dividido pelas ciclistas da Memorial e da Seleção Militar Foto: George Panara/MundoBici©

Pódio da categoria Feminina foi dividido pelas ciclistas da Memorial e da Seleção Militar                                                   Foto: George Panara/MundoBici©

A paranaense Ana Paula Polegatch vai para a Coreia do Sul, aonde disputará a prova de contra-relógio individual, ao final da prova elogiou as companheiras da seleção: ” Minha equipe fez um grande papel e me deu condições de fazer a fuga e poder brigar pela vitória”.

A segunda etapa da Copa América de Ciclismo Caixa 2015 será no dia 25 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Elite Masculino

70 km – 14 voltas no circuito de 5 km

1- Francisco Chamorro/Carrefour-Funvic-Soul 1h34m50s

2- Rafael Andriato/ Sel.Brasileira Militar – m.t.

3- Roberto Pinheiro da Silva/Carrefour-Funvic-Soul –m.t.

4- Armando da Costa/Memorial-Santos –

5- Willian Ferreira/Velo Rio Claro

Open Feminino

35 km – 7 voltas no circuito de 5 km

1- Ana Paula Polegatch/Sel.Brasileira Militar – 56m51s501

2- Wellyda Rodrigues/Memorial-Santos +5s862

3- Camila Coelho/Memorial-Santos +1m55s222

Open Masculino – 40 km

1-  Erick de Oliveira/Liga Sorocabana de Ciclismo 1h00min15seg995
2- Sergio Thiofilo/Velo48-Cannondale
3- Wendel Berbel/Liga Sorocabana

Handy Cycle – 10 km
1- Claudio Portilho 25min24seg210

Deixe uma resposta