COPA CATALANA XCC: AVANCINI FICA EM 2º NO DUELO COM SCHWARZBAUER

Fazendo sua reestreia nas competições com a Caloi, Henrique Avancini  ficou com a segunda posição na prova de mountain bike em circuito curto – XCC – da Shimano Super Cup Massi-Copa Catalana Internacional de Mountain Bike

Avancini no comando – foto: Francesc LLadó

A Copa Catalana já é tradicional; disputada Parque de la Draga, em Banyoles, na Catalunha, sempre atraiu os grandes nomes do mountain bike internacional, e por isso é considerada como uma mini-etapa da Copa do Mundo. Porém neste ano a sua importância é ainda maior pois a prova tem caráter de evento Teste da UCI para Discovery Sports Events, que a partir desta temporada será a responsável pela gestão e  transmissão da Copa do Mundo de mountain bike.

Na pista Avancini mostrou que arranca a temporada 2023 motivado, e manteve a tradição de ‘sair de bandeira’ – ou seja atacar o grupo desde a largada para tentar quebrar ou esticar logo de saída o pelotão.

Aos poucos o grupo foi esticando pelo traçado de 1 km e a força dos competidores acabou resultando em um grupo com cerca de 10 ciclistas, onde além de Avancini estavam Luca Schwarzbauer, Thomas Litscher e Pierre De Froidmont, Luca Braidot, David Valero, entre outros.

Braidot abre a última volta, porém os que farão a diferença são Avancini e o alemão Schwarzbauer que travam a disputa pela ponta.

Schwarzbauer, arrancou com muita determinação para a vitória – foto: Francesc LLadó

Schwarzbauer antecipou o sprint e arrancou com muita potência para a vitória, com Avancini bem posicionado em sua roda, mas sem a velocidade suficiente para superá-lo, ficando com a segunda posição.  Um pouco mais atrás chegou o sul-africano Alan Hatherly.

O outro brasileiro da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing na prova, Ulan Galinski ficou na 14ª posição.

Na prova feminina a disputa pelo pódio foi intensa, até os últimos metros, apesar de Haley Batten ter feito uma largada muito forte e esticado o grupo na primeira volta. Foi uma corrida muito tática, com muitos ataques e de ritmo elevado. Anne Tauber, tentou romper o grupo com mais um ataque, porém sua ação não conseguiu quebrar o grupo de 7 competidoras que se apresentavam para a disputa do pódio.

Lecomte deixou suas adversárias para trás e comemorou – foto: Francesc LLadó

Na última volta, a francesa Lecomte arrancou tomando a dianteira e deixando para trás as adversárias cruzando com uma pequena vantagem sobre Nicole Koller e Anne Terpstra.

A programação da Shimano Super Cup Massi de Banyoles continua neste fim de semana com as provas de cross country XCO  Sub23 no sábado e a Elite Feminina e Masculina no domingo, com transmissão através da Ocisport TV  pelo link: https://www.twitch.tv/ocisporttv

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.