COPA DO MUNDO #6 SNOWSHOE: SEGUNDO LUGAR PARA AVANCINI NO XCC

Assim como em 2019, Snowshoe  sedia o encerramento da temporada da Copa do Mundo de Mountain Bike XCO. Na prova de short track que serve para definir o posicionamento para a prova final de cross country o brasileiro Henrique Avancini fica com a segunda posição e mostra o seu retorno à boa fase neste final de temporada, a vitória ficou com o francês Victor Koretzky. No feminino, Evie Richards foi a vencedora

Koretzky nº3 e Cink n]2 fecham a passagem de Avancini – disputa acirrada durante as 8 voltas no circuito curto em Snowshoe –
foto: reprodução Red Bull TV

A última prova em circuito curto da temporada 2021 da Copa do Mundo de Mountain Bike foi disputada nesta sexta-feira (17/9) em Snowshoe, na Virginia Ocidental, nos Estados Unidos. Como é tradição, as mulheres abrem a disputa e a exemplo do que fez na etapa anterior em Lenzerheide, a sueca Jenny Rissveds buscou colocar ação na prova desde os primeiros metros.

Apesar da força, Rissveds era marcada muito de perto por Evie Richards, Jolanda Neff, Sina Frei, Rebecca McConnell e um grupo que se manteve compacto nas duas voltas iniciais no circuito de 1.100 metros de Snowshoe.

O ritmo mais forte das ponteiras fez uma pequena seleção, formando um grupo onde estavam as 5 prováveis vencedoras. Apesar de ações de ataque e contra-ataque entre as ciclistas, Rissveds procurava rodar sempre à frente, tentando controlar o grupo.

Largada da prova feminina, Rissveds na ponta do grupo – foto: reprodução Red Bull TV

O grupo entrou junto na última volta, Jolanda Neff provocou uma aceleração, mas Richards buscou sua roda com as duas sendo perseguidas por Rissveds que já cedia alguns metros.  No último trecho em subida, a britânica arrancou, e conseguiu abrir uma pequena vantagem para cruzar à frente de Neff, a terceira posição ficou com Jenny Rissveds.

As francesas Pauline Ferrand-Prevot e a campeã por antecipação da Copa do Mundo 2021 Loana Lecomte não disputaram a prova de XCC. Pauline nem viajou para os Estados Unidos, após a desistência da participação na prova de cross country, na etapa anterior, Pauline optou por descansar e procurar recuperar forças e preparar a temporada 2022. Já Lecomte assistiu a prova na beira do circuito, guardando energias para a prova de domingo.

Evie Richards se antecipa e supera Jolanda Neff na chegada – foto: reprodução Red Bull TV

Na disputa masculina, no circuito curto de Snowshoe, os franceses Jordan Sarrou e Victor Koretzky buscaram a ponta após a largada, mas no grupo de trás a quebra da corrente da bicicleta do neozelandês Anton Cooper nas primeiras pedaladas, provou uma certa tensão e momentaneamente dividiu o pelotão.

Avancini que largou na segunda fila,  buscou a ponta na primeira volta, em sua roda colocaram-se Koretzky, o atual  campeão Mundial de XCC-  Christopher Blevins,  Ondrej Cink, Milan Vader, Flueckiger e mais uma longa fila.

Ondrej Cink dava sinais claros que queria um lugar no pódio da última etapa e insistia em buscar a ponta, mas Avancini e o grupo não davam espaço. No trecho da Vila da estação de esqui, na abertura da quarta volta rolou uma tensão com a disputa corpo a corpo, fechadas de espaço, entre os ponteiros, mas tudo dentro da disputa.

Cink, Avancini, Koretzky e todo o grupo enfileirado – foto: reprodução Red Bull TV

A velocidade foi aumentado nas 2 voltas finais, quando nuvens começaram a cobrir a montanha trazendo uma garoa fina. Cink buscou atacar, mas Avancini atacou e foi mais uma vez para a ponta do grupo aumentando o ritmo das pedaladas para entrar liderando a última volta.

A exemplo do que fez quando conquistou o mundial, o estadunidense Christopher passou a prova toda praticamente escondido na roda dos adversários, nunca se expôs ou tentou o comando do grupo, e correndo em casa tentou usar esse recurso, porém o brasileiro e Koretzky estavam mais fortes.

Avancini buscou durante toda a prova rodar na frente do grupo – foto: reprodução Red Bull TV

Koretzky atacou no último trecho de subida, no gramado e assumiu a ponta para entrar com uma pequena vantagem na vila e cruzar em primeiro e obtendo sua primeira vitória em uma prova em circuito curto, Avancini manteve a segunda posição e com o resultado garantiu seu lugar na primeira fila para a largada da prova de XCO, no domingo.  O campeão mundial e o suíço Flueckiger foram superados por Filippo Colombo que saiu de trás do grupo com fôlego para conquistar a terceira posição.

Com a 5ª posição, o suíço Mathias Flueckiger garantiu o título de campeão da Copa do Mundo 2021, somando 1499 pontos com uma vantagem de 299 pontos para o segundo colocado, o francês Victor Koretzky.

Koretztky conquista a sua primeira vitória de sua carreira em uma prova de short track foto: reprodução Red Bull TV

.  

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO DE MTB XCO XCC short circuit- circuito curto

6ªEtapa – Snowshoe – Estados Unidos 17/9/2021

Elite Feminina200m +7 voltas x1.1km  distância total 7.90km   volta mais rápida – Evie Richards 2m50s – vel. média  23.17km/h

1- Evie Richards – Trek Factory Racing XC – Grã Bretanha – 22m12 – velocidade media: 21.345 km/h

2- Jolanda Neff – Trek Factory Racing XC – Suíça +2s

3- Jenny Rissveds – Suécia +5s

4- Linda Indergand – Liv Factory Racing – Suíça +7s

5- Sina Frei – Specialized Racing – Suíça +7s

Elite Masculina – 200m + 8 voltas x1.1km  distância total 9.00km – volta mais rápida – Luke Vrouwenvelder – 2m23s – vel. média: 27.67km/h

1- Victor Koretzky – KMC-Orbea – França – 22m05 – velocidade média: 24.449

2- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil +3s

3- Filippo Colombo – Absolute Absalon BMC – Suíça +3s

4- Christopher Blevins – Trinity Racing MTB – Estados Unidos +3s

5- Mathias Flueckiger – Thömus RN Swiss Bike Team – Suíça +8s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.