COPA DO MUNDO DE CICLOCROSS: NINGUÉM SEGURA MATHIEU VAN DER POEL

Vitória incontestável do fenômeno holandês Mathieu van der Poel na 5ª etapa da Copa do Mundo de Ciclocross, disputada em Koksijde, na Bélgica. Do fundo do pelotão a primeiro em menos de uma volta

Nas areias de Koksidje, Mathieu van der Poel conquistou sua 33ª vitória – foto: UCI

Mais uma vitória para a conta. No ciclocross Mathieu van der Poel somou a 33ª conquista consecutiva, desta vez foi na 5ª etapa da Copa do Mundo de Ciclocross, disputada em Koksidje, na Bélgica. E apesar da supremacia, não se pode dizer que foi uma vitória das mais fáceis; o fenômeno largou atrás, na terceira fileira e logo no primeiro trecho do circuito ficou enroscado na queda de um ciclista. Perdeu muitas posições e aí deu um show de determinação e força para ir passando por mais de 30 adversários até assumir a ponta, e abrir 25 segundos de vantagem sobre Laurens Sweeck e 35 segundos sobre Toon Aerts para levar a etapa.

Foi a segunda vitória na temporada da Copa o Mundo 2019/20 de MVDP, no final de semana anterior já havia vencido, com uma margem muito mais apertada, a etapa de Tabor, na República Tcheca, no dia seguinte subiu ao pódio na DVV Verzekeringen Troféu Flandriencross. No sábado  antes de correr em Koksijde, mais uma vitória na Ambiancecross, também disputada na Bélgica. Todas disputadas em um ritmo muito intenso.

Descer as colinas de areia, mais um desafio na Copa do Mundo de Ciclocross – foto: UCI

Quem teve a possibilidade de assistir ao vivo pela Red Bull tevê, viu o bicampeão mundial e uma apresentação épica. Segundo ele próprio: “Foi definitivamente uma das minhas melhores primeiras voltas. Fiquei preso atrás de um acidente na primeira curva e queria dedicar um tempo para voltar à frente, mas senti imediatamente que tinha boas pernas.  Antes que eu percebesse, estava em segundo. Fiz minha própria corrida”.

Sobre a sequência de vitorias, Mathieu destacou: “É claro que um dia vou perder um. Você não pode vencer tudo. Já estou muito orgulhoso do que consegui nas últimas semanas”.

O circuito Koksidje é tradicional no calendário da Copa do Mundo de Ciclocross
foto: Balint Hamvas/Red Bull Content Pool

Com a vitória o holandês somou 160 pontos subindo para a 17ª posição na classificação geral, que atualmente é liderada pelo belga Eli Iserbyt, vencedor de três etapas (Iowa, Waterloo e Berna) com 348 pontos, seguido por seu compatriota Toon Aerts com 330.

No feminino a jovem dominicana, naturalizada holandesa, Ceylin del Carmen Alvarado conquistou sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo. Aos 21 anos, ela é bicampeã europeia da categoria sub23 (Rosmalen’18 e Silvelle’19) mostrou muita garra ao enfrentar ciclistas mais experientes.

Ceylin del Carmen, aos 21 anos obteve sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo – foto: UCI

Ceylin não correu as etapas dos Estados Unidos, só entrando na disputa   na terceira etapa, em Berna de onde saiu com o 2º lugar; repetiu o feito em Tabor e agora nas areias de  Koksijde conquistou a 1ª posição após despachar , na última colina de areia a experiente bicampeã holandesa Lucinda Brand e a campeã europeia de 2019, Yara Kastelijn.  

A ciclista soube se posicionar no momento certo, e se esforçou para subir pedalando na última colina e tomar a frente. “Lucinda estava indo forte na penúltima volta e não havia chance de passar para a frente. Na última volta, o ritmo diminuiu um pouco e isso me permitiu assumir a liderança. Acho que foi o momento certo na corrida ”, comentou  Alvarado ainda comemorando a vitória disse: “É inacreditável. Foi uma grande corrida. Conseguir minha primeira vitória na Copa do Mundo como ciclista sub-23 na categoria elite é realmente fantástico”.

Yara Kastelijn chegou a liderar a prova feminina – foto: Balint Hamvas/Red Bull Content Pool

Na classificação geral, após 5 etapas, a liderança está com a tcheca Katerina Nash, bronze nos mundiais de 2011 e 2017, com 268 pontos, seguida pela britânica de 20 anos,  Anna Kay com 228, pela estadunidense Kaithlin Keogh com 224, logo atrás com 220 pontos está Ceylin Alvarado

Próximas etapas da Copa do Mundo UCI de Ciclocross 2019/2020

22/12 – Namur – Bélgica

26/12- Heuden-Zolder – Bélgica

19/01 – Nommay Pays de Montbeliard – França

26/01 – Hoogerheide Provincie Noord-Brabant – Holanda

Ceylin ultrapassa a campeã europeia Yara Kastelijn e assume a liderança
foto: Balint Hamvas/Red Bull Content Pool

TELENET Copa do Mundo de Ciclocross

5ª etapa Koksijde – Bélgica

Elite masculina

Percurso: 100m + 8 voltas x 3,1 km – total: 24,90 km

48 competidores de 10 países

1- Mathieu van der Poel/Corendon Circus – Holanda – 59m58s

2- Laurens Sweeck/Pauwels Sauzen-Bingoal – Bélgica +25s

3- Toon Aerts/Telenet Baloise Lions – Bélgica + 35s

Elite Feminina

Percurso: 100m + 5 voltas x 3,1 km – total: 15,60 km

61 competidoras de 13 países

1- Ceylin del Carmen Alvarado/ Corendon Circus – Holanda – 47m09s

2- Lucinda Brand/ Telenet Baloise Lions +6s 3- Yara Kastelijn/777 – Holanda

3- Yara Kastelijn/777 – Holanda +8s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.