COPA DO MUNDO DH #2: PIERRON E NINA HOFFMAN OS MAIS RÁPIDOS EM FORT WILLIAM

A alemã Nina Hoffman conquista sua segunda vitória na Copa do Mundo. O francês Amaury Pierron com uma descida perfeita, mesmo sob vento forte no trecho inicial do percurso de Fort William, manteve a invencibilidade após duas rodadas da Copa do Mundo, além disso esta foi sua terceira vitória consecutiva no circuito escocês

Nina Hoffmann, superou os desafios do longo percurso de Fort William – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Após uma ausência de dois anos no calendário a causa da pandemia de Covid-19, uma das mais aguardadas etapas da Copa do Mundo de Downhill voltou a ser disputada nas encostas de Anoach Mòr, em Fort William na Escócia, levando mais de 21 mil empolgados torcedores. 

O traçado da pista recebeu pequenas alterações em relação a edições anteriores, mesmo assim continua sendo o percurso mais longo da Copa do Mundo e acrescente a isso a instabilidade do clima escocês, com constantes mudanças, garoa intermitente o que deixa o piso traiçoeiramente enlameado e escorregadio exigindo muito da resistência física dos pilotos.

Na prova feminina de downhill, Nina Hoffmann conquistou sua primeira vitória neste duro traçado e a segunda em etapas da Copa do Mundo (Maribor’2020 foi a primeira).  Nina dominou cada trecho fazendo as melhores intermediárias e mostrou-se, neste traçado, superior às demais competidoras, surpreendendo  pois na fase classificatória, no sábado, foi prudente classificando-se com o oitavo melhor tempo, 24 segundos atrás de Camille Balanche.

Camille Balanche, líder da Copa do Mundo de DH – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A suíça Camille Balanche, última a descer a montanha, jogou com sua habilidade e pensando muito mais na classificação geral da Copa do Mundo, trazendo na bagagem uma vitória na primeira etapa, disputada em Lourdes, foi consistente e buscou não cometer erros. Terminou com o segundo melhor tempo, a 3s615 de Nina, mas com a certeza de manter a primeira posição na Classificação Geral com 435 pontos.  

O terceiro melhor tempo do dia ficou com a francesa Myriam Nicole que desta vez não arriscou como é seu estilo, fazendo uma boa descida, mas ainda se recuperando da concussão sofrida durante os treinos para a primeira etapa da Copa do Mundo disputada em Lourdes, na França, no final do mês de março, onde ficou com a segunda posição. Myriam declarou que por um bom período vinha sofrendo de fortes dores de cabeça. Com o resultado de Fort William a atual campeã mundial se mantém na vice-liderança da competição com 370 pontos.

Myriam Nicole ainda se recupera de uma concussão sofrida na primeira etapa em Lourdes – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A italiana Eleonora Farina mostrou evolução neste traçado mais longo e terminou com o 4º tempo, à frente da austríaca Valentina Höll, quem não se entendeu com o traçado foi Marine Cabirou que terminou na 6ª colocação a distantes 12s394 da vencedora Hoffman.

Sobre a vitória em Fort William, a alemã declarou: “ É Lendário, vencer em Fort William. Foi quase a corrida perfeita. Os fãs são incríveis. Você só não precisa se importar com as condições (do tempo). Confie em sua bike.”

A prova masculina começou com um importante desfalque, Löic Bruni, tricampeão mundial de DH sofreu uma queda nos treinos livres da sexta-feira (20/5) e no sábado não se apresentou para a tomada de tempo classificatória. O francês que foi terceiro na etapa de abertura, não deu mais detalhes sobre sua lesão ou quanto tempo levará sua recuperação.

Amaury Pierron – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Outro competidor da forte legião francesa de pilotos de downhill, Amaury Pierron que havia vencido em Lourdes, usou mais uma vez seu excelente condicionamento físico e todo seu talento na pista escorregadia para marcar o melhor tempo do dia (4m37s115) e assegurar a vitória e se firmar na liderança da Copa do Mundo d eDH com 455 pontos. Além de conquistar sua terceira vitória consecutiva nesta etapa (2018/19/22)

Os franceses fizeram dobradinha no pódio, a segunda posição ficou com o companheiro de equipe de Pierron, Thiabut Daprela que fez uma descida muito parecida à do seu parceiro, fazendo os melhores tempos na primeira e na terceira parcial, sem erros que o deixaram a apenas 469 décimos de segundo do vencedor.

Daprela, 2º colocado na etapa – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Laurie Greenland que saiu da classificatória com o melhor tempo (4m37s960) começou a descida dando sinais que repetiria mais uma vez a primeira posição, realmente foi o mais rápido, até a descida dos franceses Daprela e Pierron, e só não ficou à frente destes porque no trecho final, um retão que exige muitas pedaladas, não teve forças para sustentar o ritmo, e com isso ficou na 3ª colocação na etapa e manteve-se na 2ª posição na classificação da Copa do Mundo com 289 pontos, 166 atrás de Pierron.

Laurie Greenland, melhor tempo da classificatória, ficou em 3º na final – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

O 4º lugar também francês, foi conquistado por Benoit Coulanges que ocupa o 3º lugar na classificação geral, também com 289 pontos. O britânico Matt Walker ficou na 5ª posição.

Líder da Copa do Mundo e com vitórias em 2018 e 2019, Amaury Pierron comentou: “Ganhar três seguidas aqui é muito difícil. Não me senti bem no início do fim de semana. Os britânicos foram muito rápidos neste fim de semana (ndr.: colocaram 5 entre os 10 melhores tempos de classificação). Foi muito difícil. Estava ventando muito no topo, mas dei tudo pela ponte. Uma batalha para chegar à vitória.”

Roger Vieira em constante evolução, marcou o 27º tempo – foto: Sebastian Sternemann

Os irmãos brasileiros Roger e Douglas Vieira mostraram um bom desempenho passando pela fase classificatória e disputando a final no domingo.  Douglas que havia sofrido um grave acidente que quase o afastou das competições e da bicicleta no ano passado em Leogang, disputa a segunda prova da Copa do Mundo com uma grande evolução, e após e classificar com o 57º tempo, não conseguiu fazer um salto e foi obrigado a fazer um traçado mais longo, perdendo tempo e terminando em 54º.

Douglas Vieira – foto: David McFarlane

Roger Vieira que no sábado fez o 52º tempo, conseguiu uma grande evolução na final de domingo terminando na 27ª posição, uma evolução muito positiva com seu melhor resultado pessoal em uma etapa da Copa do Mundo e que o coloca cada vez mais próximo do top20.

A próxima etapa da Copa do Mundo de Downhill acontece no dia 12 de Junho, em Leogang, na Áustria.

Mercedes Benz Copa do Mundo UCI de MTB Downhill

2ª Etapa – 21 e 22 de Maio  – Fort William/Escócia – Grã Bretana – descida de 3.057 m

Elite Feminina – 32 competidoras de 16 países – 15 melhores avançam à final

1- Nina Hoffmann – Santa Cruz Syndicate – Alemanha – 5m14s170 – vel. média 35.029 km/h

2Camille Balanche – Dorval AM-Commencal – Suíça +3s615

3- Myriam Nicole – Commencal/MucOff by Riding – França +7s172

4- Eleonora Farina – MS Modraker Team – Itália +9s621

5- Valentina Höll – Rockshox Trek Race Team – Áustria  +11s478

Após a interrupção de duas edições a causa da pandemia, o público voltou a Fort William – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Elite Masculina – 147 competidores de 21 países – 65 melhores tempos avançaram à final

1- Amaury Pierron – Commencal/MucOff by Riding – França -4m37s115 – vel. média 39.713 km/h

2- Thibaut Daprela – Commencal/MucOff by Riding – França +0s469

3- Laurie Greenlad – Santa Cruz Syndicate – Grã  Bretanha +0s916

4- Benoit Coulanges – Dorval AM-Commencal – França +0s936

5- Matt Walker – Madison Saracen Factory Team – Grã Bretanha +1s927

27- Roger Vieria – Brasil +12s103

54- Douglas Vieira – Brasil +26s742

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.