COPA DO MUNDO DH: FESTA FRANCESA EM LENZERHEIDE

Amaury Pierron e Marine Cabirou foram os mais rápidos na descida do desafiador traçado de Lenzerheide, na Suíça. Com esse resultado empurraram a decisão da Copa do Mundo e Downhill para a última etapa que acontece em setembro nos Estados Unidos

Marine Cabirou conquistou a sua segunda vitória consecutiva na Copa do Mundo de Downhill – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Um novo traçado, ainda mais desafiador que o das edições anteriores e condições climáticas que mudavam a cada dia, serviram para dar ainda mais emoção à 7º etapa da Copa do Mundo de Downhill.

Na quarta-feira um temporal atingiu os alpes suíços e deixaram as pistas encharcadas, o que deixou os pilotos bastante preocupados, porém na quinta e sexta-feira o verão se fez presente, deixando a pista de descida com condições quase ideais. Porém, no sábado uma chuva leve mais uma vez alterou as condições, guardando a tradição de que o clima nos Alpes pode mudar tudo a qualquer momento e a chuva mais forte e a neblina se fizeram presentes na prova feminina.

Tracey Hannah lidera a Copa do Mundo com 150 pontos de vantagem sobre a segunda colocada foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

As primeiras a entrar na pista tiveram maiores problemas com uma densa neblina que comprometia a visibilidade. Os melhores tempos começaram a aparecer com a neozelandesa Kate Whaterly seguida pela atual campeã europeia   Camille Balanche. As duas tiveram o tempo superado por Emilie Siegenthaler que fez um tempo 7 segundos  pior que na fase classificatória, deixando claro que as condições para a pilotagem não eram das melhores.

A francesa Marine Cabirou, vencedora da etapa anterior em Val di Sole, arriscou tudo e fez o último trecho com muita velocidade, marcando o melhor tempo.   A alemã Nina Hoffmann poderia tomar o lugar da francesa, começou bem, mas na seção mais técnica cometeu alguns erros, para completar sofreu com um pneu furado e caiu, perdendo qualquer chance de pódio ficando a 23 segundos da francesa.

Correndo em casa Emilie Siegenthaler conquistou o 3º lugar, seu melhor resultado na Copa do Mundo de DH – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A última a descer foi a australiana, líder da Copa do Mundo, Tracey Hannah que pela sexta vez na fase classificatória havia feito o tempo mais rápido, começou bem, dando sinais de que pedalava em busca da primeira posição fazendo os primeiros trechos mais técnicos com tempos melhores que o da francesa, porém no final aonde a velocidade poderia fazer a diferença, Tracey não conseguiu ia ao máximo, ficando com o segundo melhor tempo a apenas 0.264s da francesa que comemorou muito a segunda vitória consecutiva, naquela que foi a decisão mais apertada da temporada e a menor diferença na história das disputas da Copa do Mundo em Lenzerheide.

“Conseguir duas vitórias seguidas é simplesmente incrível. Não estava feliz com minha corria. Cometi muitos erros porque estava muito escorregadio. Mas consegui ficar na bicicletas e tentei fechar o mais rápido possível. Agora estou feliz”, disse a francesa de 22 anos.

Amaury Pierron com a vitória em Lenzerhede levou a decisão para a última etapa
foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Tracey Hannah  não se abalou com o resultado e sabe que poderá confirmar seu título na última etapa em Snowshoe. “Foi uma corrida estranha. Na parte alta estava chovendo e era difícil adaptar-se as curvas que estavam escorregadias. Precisei ler a pista para entender como estava. Não fiz uma corrida de segurança, queria ganhar, mas claramente o foco estava nas condições da pista e em não cair. Nunca fiquei em um segundo lugar tão bom, assim que tudo está bem, e tenho pontos importantes para a classificação geral. Eu amo as antigas pistas na América e espero que seja seco. Eu vou dar tudo de mim”, comentou a australiana que tem 1460 pontos e uma vantagem de 150 sobre a segunda colocada na classificação, Marine Cabirou.  
A prova masculina, depois de Val di Sole, onde o britânico Laurie Greenland arrancou a vitória, voltou ao roteiro da atual temporada com pilotos franceses duelando pela primeira posição.  Greeland obteve o 11º na fase classificatória, e na Suíça, tentou mais uma vez surpreender, mas depois que Amaury Pierron entrou na pista e fez uma corrida praticamente perfeita,  ficou difícil que aparecesse algum piloto para superá-lo.

Greg Minnaar, fez o 2º melhor tempo da final – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Vencedor em Fort William e Les Gets, Pierron largou com o 5º melhor tempo na classificação e na final deu tudo, arriscou nos trechos mais técnicos e aos poucos foi ampliando sua vantagem, no novo trecho da pista, no “The Oakley Plunge”, que abria o terceiro trecho cronometrado ele já liderava com 3,5 segundos de vantagem. Apesar de cometer um pequeno erro no trecho final, o atual campeão mundial superou o tempo de Greenland em mais de 4 segundos.

Greg Minnaar com seus 3 títulos mundiais e da copa do mundo se arriscou e procurou baixar o tempo de Pierron, mas seu desempenho oscilou muito e perdeu tempo na seção mais técnica, finalizando a 0s951 do melhor tempo.  Depois veio o australiano Troy Brosnan, mas este não conseguiu dar o máximo, ficando a mais de 2 segundos de Pierron.

Loïc Bruni é o líder a Copa do Mundo – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

O líder da Copa do Mundo, Loïc Bruni, estava sob pressão, penúltimo piloto a descer optou por uma corrida mais conservadora, não se arriscou, dando-se ao luxo de escolher trilhas mais seguras, mesmo que isso lhe custasse algum tempo, ficando ao final a 1s400 do seu compatriota Pierron e tirando Brosnann da terceira posição.

Mais veloz na fase classificatória, o britânico Danny Hart foi o último a descer, porém no trecho técnico entre as arvores ele raspou por duas vezes nos protetores perdendo tempo e finalizando em quinto lugar a mais de 3 segundos de Pierron.

Danny Hart foi o piloto fez o melhor tempo na classificação
foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Com a terceira vitória no torneio, Pierron encurtou para 90 pontos a diferença para Bruni e empurra para a última etapa a decisão, onde um erro poderá fazer a diferença.  “Para ser honesto, não esperava por esse desempenho depois das minhas duas quedas nos treinos. Eu já estava satisfeito com o resultado da qualificação (ndr.: 5º ) . Foi muito divertido. A pista não estava tão escorregadia quanto eu pensava, era só um pouquinho. Eu dei tudo e estou animado”, disse o vencedor da etapa da Suíça da Copa do Mundo de Downhill . “Claro que a vitória foi importante para a classificação geral. Vamos ver o que acontecer, tudo ainda está aberto”, concluiu Pierron.

Amaury Pierron pilotou com ousadia em Lenzerheide – foto: UCI

Terceiro colocado do dia, e líder da Copa com três vitórias Loïc Bruni não se mostrou muito satisfeito com seu desempenho. “Eu tive que improvisar um pouco porque eu não sabia quais eram as condições. Eu sobre que o Amaury estava com o melhor tempo e seu bom desempenho pelos locutores o evento e isso me afetou, perdi um pouco da confiança. Eles foram melhores. A disputa pelo ranking geral está incrivelmente emocionante. A situação é completamente nova para mim, vamos ver o que acontece em Snowshoe “, disse Bruni.

A última etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Downhill acontece no dia 8 de setembro na estação de  Snowshoe, na Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos.

Brosnan, Minnaar, Pierron, Bruni e Hart – o top 5 do downhil
foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE DOWNHILL

7ª Etapa – Lenzerheide – Suíça – 9 e 10 de agosto – descida de 1.847 metros-

Elite masculina – 122 competidores de 24 países – apenas os 62 melhores tempos passaram para a final disputada no sábado 10/08

1- Amaury Perron/Commencal-Vallnor – França – 2m49s422

2- Greg Minnaar/Santa Cruz Syndicate – África do Sul +0s951

3- Loïc Bruni/Specialized Gravity – França +1s400

4- Troy Brosnan/Canyon Factory Downhill Team – Austrália +2s160

5- Danny Hart/Madison Saracen Factory Team – Grã Bretanha +3s222

Qualifying sexta-feira

1-Danny Hart – Grã Bretanha – 2m51s252

65- Douglas Vieira – Brasil +13s819

94 – Roger Vieria – Brasil +21s841

Wheaterly, Hannah, Cabirou, Siegenthaler e Balanche
foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Elite Feminina –26 competidoras de 12 países – apenas os 15 melhores tempos passaram para a final disputada no sábado 10/08

1- Marine Cabirou/Scott Downhill Factory – França – 3m34s304

2- Tracey Hannah/Polygon UR – Austrália +0s264

3- Emilie Siegenthaler/Pivot Factory Racing – Suíça +7s085

4- Kate Wheaterly – Nova Zelândia +7s478

5- Camile Balanche – Suíça +7s649

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.