Com uma demonstração de muita habilidade e técnica Myrian Nicole garantiu a vitória na terceira etapa da Copa do Mundo, com o resultado divide a liderança da competição com a suíça Camille Balanche. No masculino no duelo entre os franceses, Vergier foi o mais rápido na classificação e na final, mas liderança está com Dapréla
Após as etapas da Copa do Mundo de Leogang e Les Gets disputadas com pistas molhadas e chuva, a força do verão europeu chegou com mais de 30°C deixando a técnica descida do Bike Park Pohorje, em Maribor, na Eslovênia, empoeirada, mas em ótimas condições para que os pilotos pudessem fazer descidas muito velozes; e nesta edição, após a pandemia com o espaço aberto para que a torcida pudesse acompanhar de perto as disputas
Na fase classificatória, realizada no sábado, a austríaca Valentina Holl foi a mais rápida, classificando-se com o melhor tempo – 3m38s634 e fazendo todas as melhores marcas nas intermediárias, a segunda posição ficou com a francesa Myriam Nicole (+2s721), assim na final disputada no domingo, seriam as últimas a encarar a descida.
Décima a entrar na pista, Tahnée Seagrave foi a primeira a marcar um tempo expressivo, após fazer um primeiro trecho muito rápido que a colocou momentaneamente na liderança. A marca da britânica foi superada na sequência quando a local, Monika Hrastnik que no final de semana anterior havia conquistado o título europeu nessa mesma pista forçou o ritmo no trecho final para encostar e superar por apenas 4 milésimos de segundo o tempo de Seagrove.
Eleonora Farina, campeã italiana desceu logo em seguida e conseguiu repetir o bom desempenho dos treinos da manhã, fazendo um bom trecho inicial e arrematando com muita velocidade para baixar o tempo em mais de 3 segundos.
Apesar do bom resultado, a italiana não tinha a vitória assegurada, pois na sequência desceriam Camille Balanche, Myriam Nicole e Valentine Holl que se classificou com o melhor tempo.
A campeã mundial Camille Balanche, declarou que estaba ‘brigando’ com a pista durante os treinos, mesmo sendo a mais veloz no treino antes da prova, mas não conseguiu repetir o desempenho ao perder muito tempo no terceiro trecho de descida o que a deixou atrás da italiana.
Com o segundo melhor tempo na classificatória na etapa de Maribor da Copa do Mundo , a francesa Myrian Nicole começou forte, e na segunda intermediária já estava com o melhor tempo, repetindo as melhores marcas na terceira e quarta intermediárias, fechando a descida em 3m35s909 melhor marca do dia.
A francesa só teria que aguardar a descida de Valentina Höll. A austríaca que entrou como favorita após registrar o melhor tempo no sábado não repetiu o bom desempenho, apesar de ter largado bem não conseguiu dar ritmo à sua descida, terminando a mais de 5 segundos de Nicole.
Com a vitória Miriam Nicole conquistou a camisa de líder da Copa do Mundo, com 560 pontos, mesma pontuação da sua compatriota Camille Balanche, terceira na etapa, atrás da italiana Eleonora Farina.
Elite Masculina
A classificatória de sábado foi marcada por um duelo francês pela melhor descida. Com Loris Vergie superando Thibaut Dapréla por 296 décimos de segundo. Nesse mesmo dia, o brasileiro Roger Vieira também entrou na pista, ficando na 69ª posição entre 139 que competiram e a 14s176 de Vergie, nesta fase apenas os 61 melhores tempos avançam para a disputa de domingo.
Na final, o primeiro a assumir o ‘hot seat’ com um tempo de destaque foi o atual campeão francês, Benoît Coulanges, 41º a descer e que só foi superado por Loïc Bruni o 54º a desafiar a descida da montanha. Apesar de um bom tempo, o desempenho de Bruni foi superado por Greg Minnaar que fez os primeiros trechos ruins, mas que ganhou força no final para superar o francês por 92 centésimos de segundo.
Porém o sul-africano não teve nem tempo de esquentar a poltrona, pois logo depois dele desceu o britânico Laurie Greenland que baixou o tempo da descida em 82 centésimos. Mas ainda havia dois franceses na disputa pelo melhor tempo.
Thibaut Dapréla, penúltimo a descer, logo na primeira intermediaria marcava o melhor tempo, manteve-se forte por toda a descida descontando 1s085, mas apesar do excelente tempo, não tinha como comemorar, pois logo depois seu compatriota, Loris Vergier vencedor das duas etapas da Copa do Mundo realizadas em 2020 em Maribor enfrentava a descida.
Vergie foi tático, largou bem, mas só passou a arriscar a parti do meio da descida quando na terceira intermediária conseguiu melhorar o tempo em 1s138 e no final essa margem foi ampliada para 1s775 garantindo sua terceira vitória em Maribor.
Com a segunda posição em Maribor, Dapréla garantiu, com boa folga, a liderança da Copa do Mundo, totalizando 430 pontos e com uma vantagem de 142 pontos sobre o segundo colocado, o australiano Troy Brosnan que na etapa ficou em 12º lugar. A próxima etapa da Copa do Mundo de Downhill acontece no primeiro final de semana de setembro em Lenzerheide, na Suíça, que também receberá as provas de cross country.
MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE DHI – Downhill 3ª etapa – Maribor – Eslovênia 15/08/2021 – Descida de 2.075 Km
Elite Feminina – 15 competidoras de 10 países
1- Myriam Nicole – Commencal/MucOff by Riding – França – 3m 35s909 – vel. média 34.598 km 2- Eleonora Farina – MS Mondraker Team – Itália -+1s322 3- Camille Balanche – Dorval AM Commencal – Suíça +3s194 4- Monika Hrastnik – Dorval AM Commencal – Eslovênia +4s493 5- Tahnée Seagrave – Canyon Collective FMD – Grã Bretanha +4s497
Elite masculina – 61 competidores de 18 países 1- Loris Vergier – Trek Factory Racing DH – França – 3m05s064 – vel. média 40.364 km/h 2- Thibaut Dapréla – Commencal/MucOff by Riding – França +1s755 3- Laurie Greenland –MS Mondraker Team – Grã Bretanha +2s840 4- Greg Minnaar – Santa Cruz Syndicate – África do Sul +2s922 5- Loic Bruni – Specialized Gravity – França +3s014
Copa do Mundo após 3 etapas
Elite Feminina 1- Myriam Nicole – Commencal/MucOff by Riding – França – 560 pontos 2- Camille Balanche – Dorval AM Commencal – Suíça – 560 3- Valentina Höll – Rock Shox Trek Race Team – 475
Elite Masculina 1- Thibaut Dapréla – Commencal/MucOff by Riding – França – 430 pontos 2- Troy Brosnan – Canyon Collective Factory Team – 288 3- Greg Minnaar – Santa Cruz Syndicate – África do Sul- 205