COPA DO MUNDO FEMININA – GP DE PLOUAY E TÍTULO GERAL PARA LIZZIE ARMITSTEAD

Em uma das edições mais disputadas da Copa do Mundo de Ciclismo de Estrada Feminino, a decisão foi para a última etapa, o GP de Plouay, disputado na França, aonde a britânica Lizzie Armitstead foi em busca da vitória e do título geral.

Com a vitória no GP de Plouay, Lizzie Armitstead garantiu o título da Copa do Mundo de Ciclismo 2015 foto: ©Cor Vos

Com a vitória no GP de Plouay, Lizzie Armitstead garantiu o título da Copa do Mundo de Ciclismo 2015
foto: ©Cor Vos

A Copa do Mundo de Ciclismo de Estrada Feminino em sua edição 18ª edição  foi uma das mais emocionantes, chegando à 10ª e última etapa da competição, o GP de Plouay,  com a disputa do título geral ainda em aberto.  Emboladas na disputa apareciam a belga Joline D’Hoore/Wiggle Honda, Anna Van der Breggen/Rabo Liv e Lizzie Armitstead/Boels Dolmans.  Na estrada a presença brasileira estava nas representantes da equipe italiana Ale Cipollini , Flavia Oliveira e Uênia Fernandes.

O equilíbrio na classificação geral provocou um início de corrida aonde as grandes equipes optaram pela prudência, um ponto de seleção foi a Côte de Ty Marrec, uma subida curta e íngreme que as ciclistas enfrentaram 5 vezes.

Enquanto as grandes equipes (Rabo Liv, Wiggle Honda e Boels) se estudava,  um quarteto formado por Katrin Garfoot/Orica AIS, Elena Berlato/Ale Cipolloni, Doris Schweizer/Bigla  e Molly Weaver/Liv-Plantur atacou abrindo um destaque de 20 segundos sobre o pelotão, porém foram neutralizadas. Nesse momento a brasileira Flavia Oliveira resolveu contra-atacar, iniciando uma fuga solitária. A ciclista conseguiu ampliar a sua vantagem para 15 segundos, porém o pelotão sob o comando de Megan Guarnier, companheira de equipe de Armitstead começou a aumentar o rimo e neutralizaram a fuga da brasileira.

A ciclista brasileira da Ale Cipollini, Flavia Oliveira, tentando a fuga do pelotão no GP Plouay foto: Anton Vos

A ciclista brasileira da Ale Cipollini, Flavia Oliveira, tentando a fuga do pelotão no GP Plouay foto: Anton Vos

Faltando 55 km para a chegada forma-se um grupo aonde Marion Sicot/Seleção França Seleção,  Anna Stricker/INPA Sottoli Giusfredi Flavia Oliveira/Ale Cipollini, Emma Johansson/Orica AIS, Shara Gillow/Rabo Liv,  Elena Berlato/Ale Cipollini, Elena Cecchini/Lotto Soudal e Evelyn Stevens/Team Boels Dolmans  se distanciam do bloco principal e rodam à frente por quase 10 km. Porém uma ação de Lizzie Armistead que levou em sua roda Pauline Ferrand-Prévot, depois seguida por Evelyn Stevens/Boels Dolmans provocou uma série de contra-ataques que neutralizaram a fuga, tornando a corrida tensa e provocando a ruptura do pelotão com uma série de ataques e contra-ataques.

A ação derradeira começou a 3,6 km da chegada com Armiststead que atacou com força, tendo Van der Breggen marcando sua roda.

Ao chegar aos 400 metros  finais Armistead abre o sprint com uma violenta aceleração, a holandesa Van der Breggen não consegue se sustentar na roda quando aparecem para disputar a segunda e terceira posição Emma Johansson/Orica AIS e a campeã do mundo Pauline Ferrand Prévot.

Armitstead conquista sua terceira vitória de etapa , tendo disputado 9 das 10 corridas da Copa do Mundo Feminina  e coloca-se em um grupo formado pela lituana Diane Ziliute,  as  australianas Anna Millward e Oenone Madeira ,  e pela sua compatriota Nicole Cooke todas com dois títulos na Copa do Mundo Feminina que se iniciou em 1998 e tem como maior vencedora a holandesa  penta-campeã Marianne Vos .

A Copa do Mundo tem uma fórmula bem interessante, afinal a vencedora é conhecida graças à sua regularidade e desempenho ao longo de 10 etapas , com provas sendo disputadas em  percursos de características  diferentes.  Para a próxima temporada o circuito será ampliado passando a 30 dias de corrida e aonde a nova versão, provavelmente  receberia algumas importantes provas do calendário feminino como o Giro Rosa, a Strade Bianche feminina, a Le Course por Le Tour e o Tour da California  – ou seja teríamos provas de 1 dia e também duas provas de etapas o que também provocará um aumento da quilometragem.  Essa mudança também deve provocar um aumento na premiação.

 

GRAND PRIX PLOUAY BRETAGNE

10ª etapa da Copa  do Mundo

121,5 Km (2 Circuitos: 4 voltas de 26,9 km e 1 volta de 13,9 km)

3h09’26” MÉDIA 38,483 KM/H

1 Elizabeth “Lizzie” Armitstead/Grã-Bretanha -Boels Dolmans -3h09’26” – velocidade média 38.483 km/h

2- Emma Johansson/Suécia- Orica AIS  m.t.

3- Pauline Ferrand-Prévot/França-Rabo Liv m.t

4- Ashleight Moolman-Pasio/Africa do Sul-Bigla m.t.

5- Claudia Lichtenberg/Alemanha – Liv Plantur m.t.

18- Flavia Oliveira/Brasil AleCipollini a 41s

32- Uênia Fernandes/Brasil Ale Cipollini a 2m59s

 

Classificação Final Copa do Mundo

1- Elizabeth “Lizzie” Armitstead/Grã-Bretanha -Boels Dolmans 484 pontos

2- Anna Van der Breggne/Holanda –Rabo Liv 484 pontos

3- Jolien D’Hoore/Bélgica -Wiggle Honda 391

Classificação das jovens: Katarzyna Niewiadoma/Polonia-Rabo Liv

Classificação por  Equipes:

1- Rabo Liv – 1204 pontos

2- Wiggle Honda – 1071

3- Boels Dolmans Cycling Team – 1057

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.