COPA DO MUNDO MTB 2024: CONFIRMADAS DUAS ETAPAS NO BRASIL

A UCI revelou nesta terça-feira (17/10) o seu calendário para a temporada da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024 com 15 finais de semana de corrida, com provas de Cross-country, Downhill e Enduro e como grande novidade, estão confirmadas, duas etapas no Brasil: Mairiporã e Araxá

Nos bastidores muitos já tinham como certa, mas faltava a confirmação oficial da UCI – União Ciclística Internacional – que chegou nesta terça-feira (17/10), a realização no Brasil em 2024, de duas etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike Cross Country.

Uma temporada com disputas em 10 países da Europa, América do Norte e América do Sul – que inclui seis novos locais. Saem do circuito Lenzerheide, na Suíça; Pal Arinsal, em Andorra e Snowshoe nos Estados Unidos. Além da estreia na Copa do Mundo de Mairiporã, em São Paulo, e Araxá, Minas Gerais receberão a competição pela primeira Bielsko-Biala, na Polônia, Crans-Montana e Aletsch Arena, Bellwald, ambas no Cantão de Valais, na Suíça, e Mt Van Hoevenberg-Lake Placid, nos EUA.

Mairiporã e Araxá – etapas brasileiras da Copa do Mundo XC

O calendário completo das etapas das Copas do Mundo UCI de Cross Country olímpico (XCO), Short Track (XCC), Downhill (DHI) e Enduro (EDR), incluindo E-Enduro (E-EDR) cobrirá 15 finais de semana de corridas, com todos os formatos desfrutando de eventos independentes e combinados. Um dos destaques do calendário será mais uma vez o festival emblemático na Alta Sabóia – Haute-Savoie, França, que este ano atraiu mais de 100.000 espectadores.

Etapa de Les Gets, na Alta Sabóia atraiu mais de 100 mil pessoas em 2 finais de semana – foto: UCI

As etapas brasileiras terão dois organizadores diferentes, e aparentemente ambas com contratos de apenas uma edição – especula-se no meio a possibilidade de um revezamento de continentes – 2024 na América do Sul, no ano seguinte na Oceania (com provas na Nova Zelândia e Austrália) e com um provável retorno para a América do Sul em 2026.

Araxá que tradicionalmente fazia parte do programa da CIMTB – Copa Internacional de Mountain Bike, e que neste ano chegou à vigésima edição, chega ao ápice do calendário mundial graças a longa experiência de seu organizador, além disso é reconhecidamente uma prova que sempre atraiu bom público e para uma Copa do Mundo é esperada uma grande torcida.

Araxá que já sediou 20 edições da CIMTB receberá de 19 a 21 de abril de 2024 a Copa do Mundo de MTB – foto: Alemão Silva/CIMTB

Entre os locais de estreia, Mt Van Hoevenberg-Lake Placid, localizado nas montanhas Adirondack, na cidade de North Elba, no condado de Essex, Nova York, se destaca por seu importante complexo esportivo que sediou em 1932 e em 1980 os Jogos Olímpicos de Inverno e suas pistas para a pratica do bosled, skeleton e luge, mas que agora se abre definitivamente para o mountain bike de alto desempenho.

David Lappartient, presidente da UCI, disse: “Com seu novo formato inovador que reúne todos os principais formatos da disciplina, a Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI foi um grande sucesso em 2023, com, pela primeira vez, uma rodada – em Alta Sabóia, França – acolhendo todas as especialidades do programa da série”.

Novas sedes

Também haverá algo novo no próximo ano, com novos locais a serem incluídos nesta importante série de mountain bike, não apenas na Europa, mas também na América do Norte e América do Sul. Isto atesta a popularidade do esporte, que o Comité Olímpico Internacional (COI) acaba de confirmar que estará no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O mountain bike continua a se desenvolver internacionalmente e a Copa do Mundo da UCI é, sem dúvida, um elemento-chave nesse progresso”, completa o dirigente máximo do ciclismo mundial.

Chris Ball, vice-presidente de eventos de ciclismo da Warner Bros. Discovery Sports, declarou: “Depois de um 2023 inovador, tenho orgulho de dar as boas-vindas a locais icônicos e novos destinos no calendário de 2024 da UCI Mountain Bike World Series. Na maior expansão do mountain bike internacional em muitos anos, seis novos locais se juntarão ao sucesso de bilheteria de um ano, totalizando 15 finais de semana de eventos.

“A expansão para a América do Sul e os acordos de longo prazo em Lake Placid, nos EUA, Trentino, na Itália, e Alta Sabóia, na França, são marcas registradas de uma temporada que oferece mais corridas do que nunca. A Suíça também se junta com dois novos locais na deslumbrante região de Valais e a Polônia junta-se ao calendário da UCI World Cup pela primeira vez”.

A temporada 2024, é a segunda da parceria de oito anos entre a UCI e a Warner Bros-Discovery em um projeto que envolve a promoção, organização e a transmissão da Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI.  Para o público do ciclismo, a Discovery é a proprietária do canal de streaming GCN+ – Global Cycling Network que transmite importantes provas do calendário de ciclismo de estrada, BMX e que neste ano passou a transmitir todas as etapas da Copa do Mundo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.