COPA DO MUNDO XCC SUB23: CANADENSE ESTREIA COM VITÓRIA E NEM A LAMA PARA RILEY AMOS

A Copa do Mundo de Mountain Bike entra na fase europeia com a disputa da terceira etapa na tradicional localidade de Nové Mĕsto Na Moravĕ, na Tchéquia. A garotada da sub23 abriu a programação do final de semana com as disputas do XCC. Em um circuito enlameado, a canadense e estradeira e campeã mundial junior de XCO Isabella Holmgren se impôs em sua primeira participação no evento. Na prova masculina, Riley Amos coloca mais uma vitória em seu currículo, a terceira consecutiva na atual temporada em circuitos curtos

Isabella Holmgren começa com vitória na Copa do Mundo – foto: UCI

Estrear com vitória em uma etapa da Copa do Mundo é para poucos, mas a canadense Isabella Holmgren, não se intimidou com as adversárias e nem com as condições traiçoeiras do percurso molhado e enlameado pelas chuvas.  

A garota de 19 anos traz na bagagem o título mundial junior de cross country, conquistado em Glasgow no ano passado, além disso ela intercala seu calendário com o ciclismo de estrada, correndo no pelotão World Tour pela Lidl-Trek. Em sua prova de estreia na categoria Sub23, ao lado de bikers mais experientes conseguiu manter a calma, e sem cometer erros se distanciou do pelotão quando ainda faltavam duas voltas para o final, construindo sua primeira vitória em sua estreia na Copa do Mundo.

Após escapar do grupo, Isabella manteve um ritmo forte abrindo nove segundos sobre a britânica Ella Maclean-Howell, segunda colocada e que fez o melhor resultado da sua carreia. A terceira posição ficou com a estadunidense Madigan Munro, que com esse resultado e com o fraco desempenho da líder da classificação geral da Copa do Mundo de XCC, a alemã Kira Böhm que terminou na 17ª posição.

Katharina Sadnik #13 e Adela Holubova#10 – foto: UCI

A alemã, vencedora das duas etapas brasileiras (Mairiporã e Araxá) teve um dia difícil, caiu logo após a largada, ficou para trás e precisou fazer uma corrida de recuperação para tentar ganhar algumas posições, queimou muita energia para terminar na 17ª posição, mas somando pontos importantes que a mantiveram na liderança com 294 pontos.

“Tive uma boa largada e me senti bem, mas depois sofri uma queda feia e perdi muito tempo. Tentei voltar para o grupo da frente e fiz de tudo para chegar lá. Quando cheguei, fiquei totalmente vazia nas últimas voltas”, comentou Kira Böhm que tem uma vantagem 49 pontos sobre Monroe.

A brasileira Giuliana Morgen que vinha de um 4º e 5º lugares nas etapas disputadas no país, ficou na 20ª posição e ocupa a 4ª colocação na classificação geral do XCC.

AMOS DESAFIADO ATÉ O FINAL, mas parece imbatível na Sub23

Em contraste com a corrida das garotas, onde Isabella Holmgren dominou depois que se destacou do pelotão, a prova masculina foi muito mais disputada, reservando emoções até o final. Cinco ciclistas estiveram praticamente ombro a ombro até a última volta. No final, Amos superou o suíço Dario Lillo para conquistar sua terceira vitória consecutiva no XCC.

Dario Lillo #10 à frente de Riley Amos#1 – foto: UCI

Amos vem dominando a temporada da Copa do Mundo – seja no XCC como no XCO e que recentemente conquistou o título continental nas duas especialidades – e tem uma vantagem de 125 pontos sobre o suíço Dario Lillo, segundo colocado na classificação geral do XCC.

Mesmo sem dar sinais de que teve dificuldades na prova, admitiu que o percurso estava desafiador. “Toda a chuva durante o dia deixou todas as seções de grama super lamacentas [e] super lentas. Se você estivesse no grupo, estava apenas sendo borrifado de lama na boca e nos olhos. Ficar fora de perigo era o objetivo hoje porque estava muito escorregadio”, comentou o vencedor.

Riley Amos 3 vitórias em 3 etapas do XCC – foto: UCI

Mesmo com o primeiro lugar, Amos admitiu ter ficado surpreso ao conquistar a vitória. “Eu me senti incrível hoje. Definitivamente surpreso com o quão bem me senti. Acabei de chegar dos EUA na segunda-feira, então mal consegui superar o jet lag a tempo”.

Alex Malacarne terminou na 14ª posição e ocupa o 9º lugar na classificação geral da Copa do Mundo de XCC

Em etapa caótica Malacarne termina em 14º – foto: Radek Kašík

Whoop UCI MTB World Series – Copa do Mundo de Mountain Bike – Nové Mesto na Morave/Tchéquia

XCC – Short Track – Circuito Curto

Sub23 feminina –  1 volta de largada 900m + 7 voltas x circuito de 1.1 km – 8.6 km – 40 competidoras de 14 países

1- Isabella Holmgren –  🇨🇦 – 20m35 – vel. Média 25.051 km/h

2- Ella Maclean-Howell – 🇬🇧 +9s

3- Madigan Munro – Trek Factory Racing-Pirelli – 🇺🇸 +10s

4- Valentina Corvi – Santa Cruz Rockshox Pro Team  – 🇮🇹 +11s

5- Emily Johnston – Trek Future Racing – 🇨🇦 +11s

20- Giuliana Morgen – Trek Future Racing – 🇧🇷 +43s

Sub23 masculina – 1 volta de largada 900m + 8×1.1km – 9.7 km – 40 competidores de 19 países

1- Riley Amos – Trek Factory Racing-Pirelli – 🇺🇸 – 20m25s – vel. média 29.832 km/h

2- Dario Lillo – Giant Factory Off-Road Team-XC – 🇨🇭 +1s

3- Luke Wiedmann – Thömus Maxon – 🇨🇭  +3s

4- Luca Martin – Orbea Factory Team – 🇫🇷 +3s

5- Joseph Blackmore – 🇬🇧 +3s

14- Alex Malacarne – Trinity Racing MTB – 🇧🇷+11s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.