COPA DO MUNDO XCO #5: EVIE RICHARDS E KORETZKY VENCEM NO XCO DE LENZERHEIDE

Uma semana após o título Mundial,  Evie Richards conquista sua  primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo de XCO, o francês e Victor Koretzky supera os suíços Nino Schurter e Flueckiger em sua segunda vitória nesta edição do evento. Henrique Avancini chegou a liderar, mas terminou na 6ª posição; Cocuzzi foi 38º e Galinski 42º

Evie Richards após o título mundial, obtém sua primeira vitória na Copa do Mundo – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Em sua primeira prova vestindo a camisa arco-íris de campeã da Elite do cross country, a britânica Evie Richards deu a mesma demonstração de força e domínio para vencer a quinta etapa da Copa do Mundo de XCO, disputada em Lenzerheide, na Suíça.

Com a moral alta de ter vencido a prova no circuito curto, na sexta-feira, a sueca Jenny  Rissveds deu ritmo ao grupo logo na volta de largada, ao encarar  a primeira longa subida e com isso esticando o grupo de competidoras, porém foi a líder do torneio, a francesa Loana Lecomte quem assumiu o comando do grupo.

Evie Richards conseguiu sua priemira vitória na Copa do Mundo

A francesa mais uma vez tentou repetir o roteiro utilizado anteriormente em praticamente todas as etapas do torneio, pedalando em um ritmo muito forte buscando desgastar o pelotão, mais uma vez a tática, temporariamente deu certo.

Rissveds vencedora nesta pista na última edição disputada em 2019 conseguiu controlar a ação da francesa e ainda  provocou a redução do ritmo, com isso se somou-se a elas um grupo com Rebecca McConnell, Sina Frei, Anne Tauber, Evie Richards

Jenny Rissveds e Evie – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

O grupo rodou enfileirado praticamente até a penúltima volta, com Sina Frei buscando sempre a liderança, mas sempre sendo neutralizada;  enquanto a francesa Lecomte que não correu o mundial por problemas gástricos não conseguia encontrar seu ritmo e era claro que faltava força para rodar à frente.

Evie Richards acompanhava o grupo e  quando atacou pela segunda vez na penúltima volta foi certeira, assumindo  o controle da prova, abrindo 10 segundos sobre McConnell e Sina Frei e mais de 30 segundos sobre Rissveds e Lecomnte.  Frei que vinha ainda na disputa, sofreu um furo do pneu traseiro e quando estava no box foi ultrapassada pela sueca e pela francesa.

Loana Lecomnte com a 4ª posição levou a Copa do Mundo 2021

A campeã do mundo na última volta, forçou o ritmo e ampliou a vantagem para australiana McConnell, e com isso em sua estreia com a camisa de campeã mundial conquistou sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo, chegando com uma vantagem de 19 s sobre a segunda colocada. A terceira, a 58s foi Jenny Rissveds, a mais de um minuto chegavam Loana Lecomte e Sina Frei.

Com a quarta posição Loana Lecomte somou mais 150 pontos na competição, totalizando 1550 pontos, e assegurando o título de campeã da Copa do Mundo por antecipação, pois a segunda colocada, Jenny Rissveds tem 1065 e mesmo que vencesse o short track e o cross country da próxima etapa em Snowshoe e a francesa não participasse ela ainda ficaria a 110 pontos de Lecomte.

Avancini na ponta do pelotão na largada da etapa da Copa do Mundo de XCO em Lenzerheide – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A prova masculina começou com a dupla da Cannondale, Alan Haterly e Henrique Avancini forçando o ritmo na volta de largada, mas logo na primeira subida Victor Koretzky deu combate e buscou a ponta, em um grupo que ainda tinha Nino Schurter, Titouan Carod e Milan

Avancini manteve a tradição de atacar desde a largada

Avancini manteve a ponta na primeira volta à frente do grupo de líderes que era perseguido por Mathias Flueckiger que saiu da 15ª posição e se encaixou no grupo principal que tinha uma vantagem de 6 segundos sobre Ondrej Cink, Bartlomeij Wawak, Maximilian Brandl e Jordan Sarrou.

Ondrej Cink trabalhou muito e conseguiu se encaixar no gripo principal onde a tensão aumentava com algumas rusgas e tentativas de ultrapassagens, o grupo perseguidor de onde Cink saiu perdeu contato com os ponteiros quando o holandês Milan Vader caiu ao entrar em um trecho de raízes, provocando uma parada do grupo e isso deu ainda uma folga maior para os líderes.

Henrique Avancini liderou o início da prova – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Os suíços Koretzky e Schurter aproveitavam os trechos técnicos entre os troncos de árvores e raízes para atacar o grupo perseguidor e tentar se descolar, em um movimento muito parecido ao que fizeram na semana anterior, na disputa do Mundial, porém desta vez tinham a companhia do francês Koretzky que muito de perto acompanhava a repetição do duelo que durou quase duas voltas

Ao começar o trecho de subida, na quarta volva, Koretzky resolve atacar em busca de abrir alguma vantagem, Shurter e Flueckieger conseguem acompanha-lo, juntando-se eles o sul-africano Haterly, um pouco mais distantes Avancini e Cink tentavam se reconectar, mas davam algum sinal de desgaste.

Nino Schurter – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na última volta Koretzky foi ao ataque, em um trecho mais técnico e logo depois atacando com determinação uma subida, conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre a dupla suíça, sem ter que disputar com ela o sprint. A exemplo do que aconteceu no mundial,  Schurter mais uma vez força uma ultrapassagem sobre seu compatriota Flueckiger, tomando sua posição para tentar ir atrás do francês e assegurar a segunda posição.

Fluekiger teve que se contentar com a terceira posição. Hatherly foi quarto a 18 segundos e o francês Tituoan Carod, após disputar a posição com Avancini, conseguiu supera-lo antes da chegada.  

Koretzky vibra com sua segunda vitória na temporada 2021 da Copa do Mundo – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Entre os brasileiros na prova, Luiz Henrique Cocuzzi ficou na 38ª posição e Ulan Galinski em 42º, Guilherme Muller em 52º e apesar da diferença para os ponteiros, vale destacar que chegaram ainda em um grupo intermediário com uma boa evolução técnica. Um pouco mais atrás chegou  Edson Rezende.

Pela disputa da Copa do Mundo o  suíço  Mathias Flueckiger é praticamente o campeão com 1429 pontos, porém matematicamente Ondrej Cink com 1089 e Victor Koretzky com 1075 ainda tem chances, para isso Flueckiger teria que ‘zerar’ na última etapa e ainda o tcheco e o francês teriam de vencer tanto o XCC quanto o XCO – tarefa praticamente impossível.

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE XCO  5ª etapa Lenzerheide – Suíça

Elite Feminina – Volta de Largada 3.5 km + 5 x 4.2km – distância total 24.50 km

74 competidoras de 25 países – volta mais rápida: Evie Richards -13m04s

1- Evie Richards –Trek Factory Racing XC –  Grã Bretanha – 1h19m16 – vel. Média 18.543 km/h

2- Rebecca McConnell – Primaflor Mondraker Xsauce – Austrália +19s

3- Jenny Rissveds – Suécia +58s

4- Loana Lecomte – Massi – França +1m12s

5- Sina Frei – Specialized Racing – Suíça +1m20s

foto: UCI

Elite Masculina – Volta de largada 3.5km + 6 x 4.2km distância total 28.70km

113 competidores de 28 países – volta mais rápida: Victor Koretzky – 10m50s

1- Victor Koretzky – KMC Orbea – França 1h18m23s

2- Nino Schurter – Scott-Sram MTB Racing Team – Suíça +2s

3- Mathias Flueckiger – Thömus RN Swiss Bike Team – Suíça +9s

4- Alan Haterly – Cannondale Factory Racing – África do Sul +18s

5- Titouan Carod – Absolute Absalon – França +31s

6- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil +37

38- Luiz Henrique Cocuzzi – Brasil +5m25s

42- Ulan Galinski – Caloi Henrique Avancini Racing – Brasil +5m38s

52- Guilherme Müller –  Caloi Henrique Avancini Racing – Brasil +6m17s 78- Edson Rezende – Caloi Henrique Avancini Racing – Brasil +10m08s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.