EM LONDRES: BIKE-DELIVERY DE VOLTA ÀS ORIGENS COM TODA MODERNIDADE

Segunda maior rede de supermercados da Grã Bretanha, a Sainsbury, volta a oferecer o serviço de entregas feitas com bicicleta. É um retorno ao passado carregado com todo o conceito de modernidade graças a um aplicativo específico e logística,  com muita  praticidade e zero emissões

Ciclista faz a entrega das compras - foto: Graham Flack/Sainsbury-

Bike-Delivery da Sainsbury – foto: Graham Flack/Sainsbury-

Em 1882, Sainsbury foi o primeiro supermercado londrino a oferecer o serviço de entregas a domicilio. O cliente ia até a loja, fazia as compras e as mercadorias depois eram entregues por funcionários conduzindo carroças puxadas a mão ou por cavalos. Na virada do século 20 o serviço passou a ser feito com bicicletas e triciclos, mas já em 1915 a empresa comprava um Ford T e muitas das entregas passaram a ser efetuadas com veículos motorizados.

Os tempos são outros, e a tecnologia tornou-se uma nova aliada. Sainsbury  fez uma volta ao seu próprio passado para retomar  as entregas com bicicletas, agora agregando muita tecnologia à gestão das operações. Para levar adiante o novo projeto trabalhou no desenvolvimento de um aplicativo para iOS que recebeu o nome de Chop Chop, através do qual e pagando uma taxa de entrega no valor de £ 4,99 (R$ 21 ) pode-se  encomendar até 20 itens que serão entregues no endereço do cliente partir da loja mais próxima no prazo de uma hora; e graças ao aplicativo o consumidor poderá efetuar o pagamento e acompanhar através do seu smartphone  o seu pedido que chegará através de um ciclista.

Os primeiros testes com o bike-delivery começaram a ser realizados em junho na região de Wandsworth, no sul de Londres, agora o serviço está sendo estendido através sudoeste e áreas centrais de Londres, incluindo Chelsea, Westminster, Fulham, Battersea, Southwark, Wandsworth e Wimbledon; a proposta é atingir os 35.699 códigos postais da região central londrina. O serviço de entregas com bicicletas complementa o serviço de entrega no mesmo dia, já oferecido pela rede supermercadista.

Harry Webb, um menino de entrega para Sainsbury, com seu triciclo em 1913. Foto: Sainsbury

Harry Webb, fazia entregas para a  Sainsbury, com seu triciclo em 1913 – Foto: Sainsbury

Para a primeira fase da implantação deste novo sistema de entregas a Sainsbury contratou 40 ciclistas e mais o pessoal responsável pela “compra” ,  caso um dos produtos da lista do cliente não estiver disponível em estoque, esse funcionário responsável pela compra se comunicará com o consumidor, oferecendo uma outra opção para substituir o produto.

Sinais dos tempos e da concorrência da Amazon que recentemente havia lançado um serviço de entrega rápida de compras em parceria com a rede Morrisons,  em algumas regiões da Grã-Bretanha, a rápida resposta da segunda rede supermercadista a Sainsbury veio a pedal e com o auxílio do  aplicativo de compras Chop Chop

Jon Rudoe, diretor de tecnologia digital da Sainsbury, declarou a jornais ingleses: “A velocidade de entrega é importante para alguns clientes, então nós resgatamos o nosso serviço de bicicletas para atender  a demanda. Em Wandsworth, os clientes estão usando o novo serviço de entrega de uma hora para pedir mercadorias que esqueceram de comprar quando passaram pelo mercado ou quando eles não podem deixar a sua casa ou mesmo quando recebem  convidados no calor do momento precisam de algum item”.

Um retorno às raízes da Sainsbury com o serviço de entregas feitas por ciclistas - foto: Graham Flack/Sainsbury

Um retorno às raízes da Sainsbury com o serviço de entregas feitas por ciclistas – foto: Graham Flack/Sainsbury

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.