DRAMA BRITÂNICO: COM MAIS BICICLETAS NAS RUAS AUMENTARAM TAMBÉM OS FURTOS

O boom das bicicletas provocada pela Covid-19 na Grã Bretanha também viu saltar o número furtos. Um estudo da seguradora britânica Direct Line Insurance estima que o número real de bicicletas furtadas no Reino Unido seja próximo a 113 mil, oficialmente são 32.700 as bikes levadas na mão grande pelos amigos do alheio

Número de furtos de bicicletas cresceu na Grã Bretanha

Academias fechadas, recomendação para usar as bicicletas para deslocamentos casa>trabalho>casa e para se exercitar ou lazer e assim em meio à pandemia as vendas de bicicletas no Reino Unido chegaram a 14,5 milhões de unidades desde o primeiro lockdown provocado pela Covid-19.

Um movimento econômico estimado em 5 bilhões de libras com 9,1 milhões de pessoas comprando ao menos uma bicicleta e pedalando cada vez mais pelas cidades britânicas.

O número de pessoas se deslocando diariamente ao trabalho em bicicleta aumentou 28%, isso também trouxe um contra-ataque por parte da bandidagem que foi às ruas para furtar bicicletas, claro que por trás disso há também por lá um comércio paralelo de bicicletas e componentes.

Um levantamento realizado junto ao site de acesso à informação do governo britânico  FOI – Freedom of Information –  aponta que de abril a agosto deste ano foram furtadas 32.700 bicicletas; porém a seguradora Direct Line Home Insurance aponta que 71% dos furtos não são declarados às autoridades e que o número real deve ser superior a 112.600 bicicletas.

Mesmo com um cadeado, o dono facilitou para os bandidos – foto: William W. Ward -Visual Hunt

É na capital da Inglaterra que está o maior volume de incidentes, só em Londres 10% dos crimes relatados são ligados a furtos de bicicletas, por lá para um grupo de 100 mil habitantes 2.385 bicicletas são furtadas.  Como comparativo, o segundo maior volume de bicicletas furtadas  está em Cambridgeshire, ou simplesmente Condado de Cambrigde, aonde os números são bem mais modestos com 158 roubos de bicicletas para cada 100 mil habitantes.

Segundo dados da Polícia Metropolitana – que atua em Londres, o roubo de bicicletas quase triplicou desde o início da pandemia, com mais de 3.000 bicicletas furtadas em setembro, em comparação com as pouco mais de 1.000 roubadas em abril. A seguradora Direct Line destacou que o valor do sinistro médio também aumentou, agora é de 800 libras – algo próximo a R$ 5.660 – um aumento de 27% em relação a 2019.

A pesquisa também traz um ponto positivo e na estatística de milhas pedaladas semanalmente pela população do Reino Unido os britânicos já ultrapassaram a marca de 1 bilhão de milhas/semana ou 16 milhões de milhas do que apontava um estudo anterior.

Muitas  pessoas investiram mais em bicicletas melhores, segundo Dam Simson, da Direct Line Home Insurance:  “As bicicletas podem ser caras e muitas vezes chamam a atenção dos ladrões quando deixadas sem vigilância, especialmente se não estiverem bem protegidas”.

Certos cuidados são sempre necessários e as recomendações dos especialistas britânicos também servem para o Brasil ou qualquer outro lugar do mundo em que você vá deixar sua bike : uma boa trava (um item aonde não se pode economizar), ter um local seguro para estacionar a bicicleta e fazer um seguro.

Travou as duas rodas, mas deixou o quadro livre para a ação dos bandidos
foto: M.Aquila /VisualHunt

“Com tantos agora dependendo fortemente de suas duas rodas para viagens e exercícios, recomendamos investir em uma trava D – (ou U-lock)  forte para deter os ladrões, bem como ter um seguro residencial com cobertura de pertences pessoais fora de casa incluído para reduzir o risco de ser atingido com uma conta pesada para colocá-lo de volta na estrada”, aponta Dam Simson, no Brasil também há algumas seguradoras que incluem opções similares, mas já há muita oferta de seguros dedicados exclusivamente à bicicleta.

A polícia londrina tem feito sua parte e recentemente prendeu uma quadrilha especializada em bicicletas mais sofisticadas, para isso plantou um gps em uma bicicleta usada como isca e deixou que a malandragem agisse. Como resultado chegaram a uma quadrilha que tinha mais de 60 bicicletas com valores unitários que superavam as 5 mil libras ( R$ 35 mil).

As autoridades, por lá estão sensibilizadas e montaram operações especiais para coibir ações de ladrões de bicicletas, o Superintendente-Chefe da Polícia Londrina,  Steve Heatley sobre o crescente aumento dos furtos declarou : “Com mais pessoas entrando de bicicleta na cidade, há mais oportunidades para os ladrões, que buscam pessoas que começaram a pedalar recentemente por causa da pandemia e podem não saber as melhores maneiras de proteger suas bicicletas”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.