EKAR 1X13 – A CAMPAGNOLO GRAVELIZOU

Chegando para impactar e levantar poeira a Campagnolo apresenta seu novo grupo para gravel: Ekar. Com inédita transmissão 1×13 é um dos mais leves do mercado pesando 2.385 gramas e mantendo a tradição da marca italiana que sempre apostou na durabilidade e confiabilidade de seus componentes

Quase um quarto de século longe do fora de estrada a Campagnolo entra no gravel apostando alto na leveza e no 13×1 do grupo Ekar

A Campagnolo chega ao mundo do gravel impactando. Longe das trilhas há mais de 25 anos quando descontinuou o seu grupo de mountain bike, Record O.R. – e aqui no Brasil foram poucas as bicicletas que chegaram com esses grupos, mas um deles fez história com Erivan Arcanjo de Lima que conquistou um  campeonato brasileiro, mas tudo isso é história e a marca ficou longe de trilhas ou estradas empoeiradas.

O retorno a terrenos mais ‘sujos’ e empoeirados mais uma vez traz o nome de uma montanha. Faz parte da marca ao longo da sua história como o Passo Croce D’Aune onde surgiu a ideia da blocagem rápida (quick release)  e que no passado deu nome a um grupo ou no passado na coleção de aros batizados com nomes das montanhas mais famosas do mundo. Agora é a vez do Monte Ekar, localizado não muito bem perto de Vicenza, onde esta a atual sede da Campagnolo.

O monte Ekar foi o terreno ideal para o desenvolvimento do grupo com asfalto dando  lugar a estradinhas de terra e pedriscos  que levam ao maior observatório da Itália. Um terreno com  características que se alteram ao longo do ano com as mudanças de estação, um lugar ideal que remete para a essência do gravel, o espirito de aventura e liberdade para pedalar.

O grupo Ekar entra no mercado disputando espaço e com novidades, apresentando-se como uma das opções mais leves e o único com transmissão 1×13

Para colocar seu grupo de gravel no mercado a Campagnolo realizou uma pesquisa de mercado junto a 4635 pessoas. Foram consultados desde ciclistas de gravel, operadores do setor, fabricantes de quadros para entender o que realmente era importante para eles na hora da escolha de componentes ou um grupo de gravel

A pesquisa revelou 5 características mais importantes na hora de se escolher um grupo de gravel. Cerca de 80% dos entrevistados apontaram a durabilidade; 37% desempenho e poder de frenagem; 35% estabilidade da corrente; 30% opções de cassete. Por outro lado leveza não era o principal para 60% das pessoas que responderam e nem a estética para outras 67%.

No desenvolvimento do Ekar os italianos trabalharam em estreita colaboração com parceiros da indústria ao longo do ano passado. Em breve 3T, Pinarello, Ridley, Specialized e Wilier Triestina estarão apresentando alguns de seus modelos para gravel equipados com o Ekar

Seu posicionamento de mercado dentro da linha de produtos da fábrica italiana o posiciona com preços entre o Centaur de 11 velocidades e o Chorus 12×2 – O Ekar tem preço sugerido na Europa de 1696 euros e nos Estados Unidos de 1.724 dólares.

O grupo Ekar  vem com uma transmissão 1×13 – indo além dos 11 ou 12 pinhões da concorrência; com isso a marca italiana oferece uma gama mais ampla de marchas, e com passagens otimizadas.  Os pinhões ou cassetes Ekar foram desenvolvidos especificamente para seu uso no gravel. Com três opções de pinhões e escalonamentos partindo de um pequeno de 9 dentes  (9-36 e 9-42 ) e uma versão de 10 dentes (10-44)  que sincronizam perfeitamente com as quatro opções de coroas de 38 (Adventure) , 40 (Pure Gravel) , 42 (Fast Gravel) e de 44 (eGravel) dentes e facilmente intercambiáveis.

Segundo a fábrica os 13 pinhões possibilitam a logica de um sistema de 1x (uma coroa) , inclusive a utilização de pinhão de 9 dentes e possibilitando uma ampla disposição de marchas que se traduzem em um melhor controle da cadencia das pedaladas, de forma progressiva e natural que se traduzem em pedaldas mais prazerosas. Na versão 9-42 o range ou amplitude da corrente é de 366%

O novo corpo da roda livre N3WTM  é o mesmo que equipa as novas rodas Shamal é leve  versátil e com uma construção em dois blocos combinando a resistência do aço com a redução de peso do alumínio. O corpo de roda livre é compatível com cassetes de 11 e 12 velocidades para isso é preciso utilizar um espaçador de fechamento.

O câmbio do grupo EkarTM    foi desenvolvido pensando no gravel, oferecendo mudanças de marchas curtas,  firmes e uniformemente espaçadas o que possibilitam um melhor controle da cadencia em qualquer situação e segundo a marca um dos mais leves .

Sua montagem leva mais de 70 peças móveis construídoas em fibra de carbono, poliamida reforçada com carbono e em liga leve anodizada 7075 e 6082 com parafusos de aço inox  superando as exigências em todo tipo de terreno, combinando mudanças rápidas, precisas e confiáveis e com muita segurança para a corrente.  

Por trás da simplicidade da coroa única do sistema – 1x –  onde todos os fabricantes buscam leveza, sem sobreposição de peças que possam acumular barro ou sujeira das trilhas ; a Campagnolo desenvolveu uma peça exclusiva para o gravel montada nas pedivelas disponíveis nos tamanhos 165 mm, 170 mm, 172,5 mm e 175 mm

A nova tecnologia ProTech ™ desenvolvida para o gravel – garantindo maior vedação em situações de lama e água – une os dois semieixos aço AISI 630 forte e durável dentro de um tubo de poliamida- carbono do movimento central enquanto os rolamentos de aço inoxidável ficam na base do eixo para otimizar a fluidez, resistência e fácil acesso .

Para o novo desenho da transmissão EkarTM desenvolvida para gravel, optou-se por utilizar a clássica tecnologia dos comandos Ergopower e adaptalo a uma experiencia mais pragmatica e natural para seus uso no fora de estrada.

O formato das alavancas e do corpo do comando mantém a tradição do conforto e acrescenta a possibilidade da regulagem da distancia de alcance  da alavanca 1 – oferecendo mudanças de marchas mais precisas e rápidas em qualquer velocidade ou terreno.

O novo desenho da alavanca 3 trouxe um acionamento fácil e seguro com uma pegada mais baixa. A nova superficie dos Ergopowers Ekar tem uma melhor emupunhadura e como foram pensados para seu uso em estradinhas de terra sua limpeza é mais fácil.  A fábrica manteve a possibilidade de mudar 3 pinhões por acionamento presentes no sistema sistema Campagnolo Ultra-Shift™, uma solução que poderá agradar a muitos praticantes do gravel.

Um ponto sempre crítico em todas as transmissões 1x é a corrente que é muito mais exigida acentuando-se com o uso de 13 pinhões. No projeto da transmisssão 1×13 EkarTM específica para o  gravel foi produzida uma nova corrente C13 com tratamento níquel-teflon, apesar de ser a mais estreita, ela se mantém rosvusta, leve e durável e granrantindo muita eficiencia.

A corrente Ekar C13 está disponível em duas versão opções: com o clássico pino  e com o novo sistema  C-Link ™.

O grupo Ekar traz freios a discos de 140 e 160 mm de diametros montados com as  pastilhas de freio DB310 de composto orgânico que garatem alto desempenho de frenagem e uma maior resistência ao desgaste.  Para uma marca que chegou, depois da concorrência, os comentários de quem usou na estrada são muito positivos, para o gravel apostou-se na modulação confiável e na sensação progressiva da frenagem  que se traduzem em controle em todas as estradas, qualquer que seja o seu estilo e quaisquer condições.

Em conjunto com os comandos ErgopowerTM, o sistema de freios  EkarTM incorpora a tecnología do sistema hidráulico de alto desempenho da Campagnolo,  já em uso na estrada, ajustada para usa utilização no gravel.

Com o grupo de componentes a  fabrica italiana aproveitou para apresetar uma nova coleção de roupas e acessórios também batizada de Ekar, uma ação que aponta para um movimento da merca em busca de um mercado que vem crescendo e ganhando mais adeptos em todo o mundo.

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