EUROPEU DE PISTA – HOLANDESES E BRITÂNICOS DOMINARAM A PISTA

Encerrado  no domingo (18/10) o Campeonato Europeu de Pista e o quadro de medalhas traduz de forma clara quem dominou o evento. Nas provas de velocidade os holandeses levaram uma fortíssima seleção conquistando 5 ouros, os britânicos apontaram nas disciplinas olímpicas como a perseguição por equipes e na força de Paula Trott que dominou o Omnium

geral

O Campeonato Europeu de Pista, disputado em Grenchen,  revelou para o público nomes que vieram com determinação para a conquista. A jovem holandesa de 21 anos de idade, Elis Ligtlee é um exemplo. No primeiro dia de disputas, na 5ª feira (15/10) ela conquistou o bronze na Velocidade por Equipes, um dia depois ela conquistaria o ouro na Velocidade e a prata nos 500m contra-relógio. No último dia de competições conquistou o seu terceiro título europeu do Keirin ao superar em uma final emocionante a velocista alemã Kristina Vogel.

a holandesa Elis Ligtlee dominou as provas de velocidade

A holandesa Elis Ligtlee dominou as provas de velocidade

Se no feminino a vitória de Ligtlee no Keirin foi uma surpresa, no masculino o tcheco Pavel Kelemen foi outra novidade, não que lhe faltassem resultados, como Sub23 ele tinha 2 títulos europeus, mas faltava um resultado correndo na elite, e este veio ao superar o experiente campeão mundial de 31 anos François Pervis que ficou com a prata e volta para casa sem nenhum título, pois o francês foi eliminado na primeira rodada da velocidade e decidiu não correr o 1 Km contra-relógio.

Pavel Kelemen foi ao ataque para conquistar o ouro no Keirin

Pavel Kelemen foi ao ataque para conquistar o ouro no Keirin

Na Madison, a dupla espanhola formada pelo campeão mundial da modalidade em 2014, Albert Torres  e pelo recente campeão do Scratch, Sebastian Mora levou o ouro após uma bela exibição de resistência e astúcia em uma corrida extremamente rápida, eles foram capazes de identificar uma das poucas oportunidades para um contra-ataque, e foram juntamente com os russos as equipes que conseguiram  colocar uma volta sobre o pelotão.

Enquanto os russos, após terem colocado uma volta sobre o pelotão, foram se concentrando em não perder a vantagem e optando por fazer uma corrida conservadora, os espanhóis foram em busca de pontos nos sprints intermediários, foram somando pontos e na metade da prova conseguiram colocar uma volta de vantagem, o que  lhes garantiu uma cômoda segurança. A batalha pelo bronze também foi emocionante. Elia Viviani venceu o último sprint, porém como  os franceses ganharam dois pontos pelo terceiro lugar na última volta e totalizaram 24 pontos, contra 23 dos italianos, ficaram com o terceiro lugar no pódio.

A dupla espanhola Sebastian Mora/Albert Torres venceu a Madison

A dupla espanhola Sebastian Mora/Albert Torres venceu a Madison

A britânica Laura Trott foi um dos grandes nomes do ciclismo feminino no Campeonato Europeu de Pista. No primeiro dia que entrou no velódromo liderou sua equipe na perseguição por equipes, um dia depois só para treinar e rodar se arriscou no Scratch de onde saiu com o outro ouro. Depois, em sua especialidade o Omnium, dominou a prova, fazendo a primeira colocação em 4 das 6 provas disputadas no programa. Trott é séria candidata ao ouro olímpico no Rio de Janeiro, na disputa do Omnium.

Laura Trott dominou o Omnium - foto: Radsportphoto

Laura Trott dominou o Omnium – foto: Radsportphoto

Durante o Campeonato Europeu a ciclista britânica dominou a prova do Omnium, no primeiro dia ela fez um 2º lugar no Scratch, depois venceu a perseguição individual e a corrida de eliminação. Entrou no segundo dia como líder e fez o segundo melhor tempo no contra-relógio, venceu a  volta lançada e entrou na disputa final da Prova por Pontos com uma tranquilidade de jogar com as demais adversárias, entrar em fuga e colocar uma volta no pelotão e ainda para demonstrar a superioridade vencer o último sprint. A medalha de prata ficou com a dinamarquesa Amalie Dideriksen e o bronze com a surpreendente lituana Ausrine Trebaite que chegou na disputa da prova por pontos ocupando a 8ª posição do ranking, e ao fazer uma corrida atacando constantemente foi a ciclista que mais pontuou, fez 53 pontos e com isso terminou na 3º posição no Omnium ao totalizar 185 pontos.

A determinação de Laura Trott é tão grande que na Perseguição Individual do programa do Omnium ela fez um tempo 133 centésimos melhor que a vencedora da Perseguição Individual, sua companheira de seleção Katie Archibald que venceu a disputa da perseguição individual colocando 4s499 de vantagem sobre a francesa Elise Delzenne; o bronze ficou com outra britânica: Ciara Horne.

Katie Archibald também conquistou a medalha de ouro na Prova de Eliminação. A escocesa de 21 anos rodou sempre na ponta do grupo e na última volta superou no sprint a italiana Annalisa Cucinotta. Com esse resultado os britânicos conquistaram a sexta medalha de ouro nos campeonatos europeus, colocando-os à frente dos holandeses no quadro de medalhas.

Katie Archibald superou a italiana Annalisa Cucinotta na prova de eliminação, foto: Bettini

Katie Archibald superou a italiana Annalisa Cucinotta na prova de eliminação, foto: Bettini

 

CAMPEONATO EUROPEU DE CICLISMO

Grenchen, Suíça

Keirin

8 voltas – distância  cronometrada 200m

1- Pavel Kelemen/Rep. Checa – 10s389 Velocidade Média: 69.304km/h

2- François Pervis /França +0.047

3- Denis Dmitriev/Rússia + 0.057

4- Krzysztof Maksel/Polônia + 0.082

5- Michael D’Almeida/França + 0.112

6- Tomas Babek/Rep Checa + 0.213

Madison

200 voltas (50km) com  10 sprints

Tempo de prova: 55m23s851 Velocidade Média: 54.154 km/h

1- Espanha – Sebastian Mora/Albert Torres – 12 pontos

2- Rússia – Mikhail Radionov/Andrey Sazanov

3- França – Morgan Kneisky/Brian Coquard – 24 pontos  -1 volta

4- Itália – Elia Viviani/Simone Consonni – 23 pontos -1 volta

5- Bélgica – Kenny De Ketele/Moreno de Pauw – 19 pontos -1 volta

Perseguição Individual Feminina

3000 metros

1- Katie Archibald/Grã Bretanha – 3m32s832 vel. média 50.744 km/h

2- Elise Delzenne/França – 3m37s331  vel. média 49.693 km/h

3- Ciara Horne/Grã Bretanha – 3m35s288 vel. média 50.165 km/h

4- Mieke Kroger/Alemanha -3m36s372 vel. média 49.914 km/h

Keirin feminino

8 voltas – distância  cronometrada 200m

1- Elis Ligtlee/Holanda – 11s013 Velocidade Média: 65.377 km/h

2- Virginie Cueff/França + 0.033

3- Ekaterina Gnidenko/Rússia + 0.076

4- Lyubov Basova/Ucrânia + 0.145

5- Kristina Vogel/Alemanha + 0.148

6- Olivia Montauban/França +0.253

Omnium feminino

(6 provas – Scratch/Pers. Individual/Eliminação/Km contrarrelógio/Volta Lançada/Prova por Pontos)

1- Laura Trott/Grã Bretanha – 231 pontos

2- Amalie Dideriksen/Dinamarca – 195 pontos

3- Ausrine Trebaite/Lituânia – 185 pontos

Prova de Eliminação feminina

Tempo de Prova: 9m38s493 Velocidade Média: 45.117 km/h

1- Katie Archibald/Grã Bretanha

2- Annalisa Cucinotta/Itália

3- Irene Usabiaga/Espanha

QUADRO DE MEDALHAS

TODOS OS MEDALHISTAS DO CAMPEONATO EUROPEU DE PISTA

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.