FIM DE UM CICLO: APÓS 8 ANOS AVANCINI DEIXA A CANNONDALE

Com o final da temporada oficial as novas contratações e formações de equipes que ainda mantinham suas mudanças em segredo também começam a ser reveladas, na quarta-feira (16/11) uma notícia chegou com força ao meio especializado: após 8 temporadas, o maior nome do mountain bike brasileiro, Henrique Avancini, está de saída da equipe que o projetou internacionalmente, a Cannondale Factory Racing, ou simplesmente CFR

Vitória na Copa do Mundo de XCO em Nové Mesto 2020 -foto: MIchele Mondini

Ao longo de oito anos defendendo a Cannondale, Avancini mostrou todo seu potencial e atraiu para si as atenções do público do mountain bike – quer por seu estilo de correr ou por sua conhecida determinação que o levaram à conquistas importantes como as 4 vitórias no short track em etapas da Copa do Mundo (Vallnord’2018 e 19; Nové Mesto’2020 e Lenzerheide’2021) e a vitória no XCO em Nové Mesto, em 2020, que lhe deu o título da Copa do Mundo daquele ano. Isso sem apontar para tantos outros pódios internacionais, ou o inédito título Mundial de Maratona, conquistado em 2018 em Auronzo di Cadore, na Itália, um local de grande significado para o ciclista, pois ficava muito próximo à pequena vila onde Avancini usou por base quando foi para a Europa.

O primeiro brasileiro a vencer na Copa do Mundo de mountain bike e que com seu companheiro de equipe, o alemão Manuel Fumic formaram uma dupla que deu muito trabalho para ser superada na mais importante prova por etapas da modalidade, a Cape Epic, com o 3º lugar em 2017 e 2018 e com a 2ª posição em 2019 ou na vitória conquistada pela dupla em 2018 na prova por etapas disputada na Bahia, onde o brasileiro também ganhou em parceria com o tcheco Jiri Novak em 2017.

Na Copa do Mundo em Lenzerheide, Suíça 2021 – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Sobre a saída de Avancini, o  Diretor de Marketing Esportivo da Cannondale, Jonathan Geran, declarou:  “Nós recebemos o Henrique como um atleta para a Cannondale desde sua primeira experiência conosco no centro de treinamento da equipe, oito anos atrás, e agora temos a honra de enaltecer o Henrique como um dos melhores atletas do mundo, um guardião do nosso esporte e um embaixador do mountain bike brasileiro ao prestarmos homenagem a ele e à sua busca por seus novos desafios como um atleta de elite. Sempre reverenciaremos nosso tempo juntos e torceremos pelo Henrique em sua busca por seus objetivos futuros”.

Nas palavras oficiais, e em muitos dos comentários que surgiram após a notícia,  não é um encerramento da carreira, mas talvez uma mudança de casa ou a busca por novos objetivos. Especula-se que passaria a correr por sua própria equipe a Caloi / Henrique Avancini Racing, em uma ação de fortalecimento da marca da holding holandesa Pon.Bike, atual proprietária da Caloi

Qual o próximo passo de Avancini? – foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool

Em breve conheceremos as novas trilhas de Avancini que assim comentou o período que correu pela CFR e pela qual chegou a ser o número 1 do ranking mundial: “Estou muito satisfeito com o que a Cannondale e eu construímos juntos. Trata-se de uma jornada de sucesso que me possibilitou colocar o esporte que amo em destaque em meu país e também construir uma carreira sólida no nível mais alto do esporte. Deixar a CFR não foi uma decisão fácil, mas estou partindo com muitas lições, amigos, conquistas e muitas lembranças que guardarei com orgulho em meu coração. Estou convencido de que dei o melhor de mim para este projeto e é hora de estabelecer novos objetivos e perseguir novos desafios, mas com a certeza de que nunca esquecerei o que a Cannondale e a CFR me proporcionaram“.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.