FREE ELECTRIC SERÁ O ADEUS À CRISE ENERGÉTICA! BASTA PEDALAR

O bilionário estadunidense, de origem indiana, Manoj Bhargava está desenvolvendo uma bicicleta estacionária que possibilitará às famílias de países pobres terem energia elétrica para cobrirem as suas necessidades básicas

Manoj Bhargava construiu sua riqueza com a bebida energética 5Hour-Energy. Seu projeto Free Electric garante que com uma hora de pedal uma pessoa poderá lugar as luzes de uma casa e os utensílios básicos por todo um dia. Foto: Paul Sheppard

Manoj Bhargava construiu sua riqueza com a bebida energética 5Hour-Energy. Seu projeto Free Electric garante com uma hora de pedal a energia suficiente para que uma  pessoa possa ligar as luzes de uma casa e os utensílios básicos por todo um dia. Foto: Paul Sheppard

Uma hora de pedal poderá gerar a energia suficiente para cobrir a necessidade diária de uma família. Este é o projeto do bilionário indiano Manoj Bhargava que leva em conta os três bilhões de pessoas no mundo que não tem acesso à energia elétrica.

O sistema é um dos projetos do laboratório “Stage2” criado pelo bilionário, que emprega mais de uma centena de engenheiros que trabalham no desenvolvimento de projetos sustentáveis, entre eles o Rain Maker que transforma água do mar, ou água poluída em água potável;  do Renew, um dispositivo médico que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e outro projeto também voltado para energia aonde a proposta é garantir quantidades ilimitadas de energia geotérmica limpa – via um cabo de grafeno, porém no momento as atenções estão voltados para a Free Electric, a bicicleta estacionária que poderá transformar a vida de milhares de pessoas, segundo o seu discurso.

Em entrevista à National Geographic, declarou que as primeiras 10 mil bicicletas devem começar a ser distribuídas, na Índia,  já em 2016. O sistema chamado de Free Electric, segundo explica Bhargava: “É tão simples que achamos que podemos fazê-la por US $ 100 … Um mecânico de bicicletas em qualquer lugar pode concertar, gera energia limpa e sem riscos de interrupções de energia tão comuns em áreas mais afastadas dos grandes centros “, diz Bhargava. A pedalada movimenta a turbina de um gerador produzindo eletricidade que será armazenada em uma bateria. As primeiras 50 bicicletas deverão ser testadas  em 15 ou 20 pequenas aldeias no norte do estado de Uttarakhand, na Índia,  antes de um grande lançamento no primeiro trimestre do próximo ano. Ainda segundo o empresário, ela será produzida na Índia, mas não dá detalhes de como e nem onde é fábrica.

A bicicleta estacionária Free Electric tem uma bateria para armazenar eletricidade gerada enquanto o ciclista pedala. O monitor mostra o nível de carga da bateria. Foto: Billions in Change.

A bicicleta estacionária Free Electric tem uma bateria para armazenar eletricidade gerada enquanto o ciclista pedala. O monitor mostra o nível de carga da bateria.                                    Foto: Billions in Change.

Em tempos de crise, não seria má ideia a comercialização dessa ergométrica energética, mas a proposta é bem outra, atender as populações carentes.”Isso vai afetar alguns bilhões de pessoas”, diz ele, observando que o principal desafio será a distribuição do equipamento -um assunto que ele conhece bem. Ele não dará a bicicleta, alegando que as pessoas não vão cuidar de algo que é dado de graça. Em vez disso, ele prefere incentivar  os distribuidores com lucros. Ele diz que uma aldeia poderá também reunir os seus recursos  e, ao comprar uma bicicleta,  montar uma rede de baterias que seriam utilizadas individualmente, ou seja cada casa teria sua energia individualizada.

O bilionário é um tanto  controverso, ele alega ter uma fortuna de 4  bilhões de dólares, porém não aparece na lista dos 400 mais ricos da América que inclui aqueles com pelo menos 1,7 bilhão; Bhargava disse que é difícil atribuir um valor específico a suas empresas, mas ele assinou o Giving Pledge, desafio lançado por Bill Gates para as pessoas mais ricas do mundo doassem parte de suas fortunas para causas beneficentes, com suas ideias e os estúdios e projetos do Stage2 parece que começa a fazer o seu trabalho

Assista o trailer oficial de “Billions in Change” e conheça algumas das ideias de Manoj Bhargava

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.