FULCRUM RED ZONE CARBON+ (mais leves, mais fluídas)

Red Zone Carbon+  é a nova estrela da linha mountain bike de alto desempenho para o XC e Maratona da italiana Fulcrum. Esta evolução teve a participação direta de ciclistas da equipe Buff-Megamo que se envolveram nos testes e analises que resultaram na versão ‘Plus’ das rodas Red Zone Carbon lançadas há pouco mais de um ano

Nova versão foi desenvolvida em parceria com a equipe Buff-Megamo – foto: Fulcrum Wheels

Todo o desenvolvimento das novas Fulcrum Red Zone Carbon+ envolveu diretamente os ciclistas da equipe Buff-Megamo, que junto com outros mountain bikers testaram durante um ano, em condições de competição e com diferentes configurações para obter o equilíbrio perfeito e o máximo desempenho possível.

A configuração ideal veio pouco antes do Cape Epic 2023, com o par de rodas Red Zone Carbon+ pesando 1.385 gramas, graças à utilização de uma mistura de resinas e fibras unidirecionais de alto módulo FF100, produzidas de acordo com especificações Fulcrum, que mantém e aperfeiçoa todas as características estruturais e implementa todas as melhores tecnologias da marca italiana.

Aro tem perfil de 26mm de altura – foto: Fulcrum Wheels

Segundo a Fulcrum, as novas rodas Red Zone Carbon+ melhoram a dirigibilidade e a reatividade em +9,5% e +10%, respectivamente, em comparação com o Red Zone Carbon.

A forma icónica e única do aro Red Zone Carbon NIP(PLE) FORCE não mudou e foram incluídas as tecnologias MoMag e DSRC (Directional Rim-Spoke Coupling). Os rolamentos estão sempre na configuração copo e calota, mas foram aprimorados com rolamentos cerâmicos USB™ (Ceramic Ultra Smooth Bearings), que aumentam a fluidez das rodas e reduzem o peso e a manutenção. Testes comparativos revelaram que os rolamentos USB™ são 50% mais fluidos que os rolamentos selados.

Seguindo o atual padrão visual da Fulcrum, as Red Zone Carbon+ trazem os novos grafismos, com os logos das principais tecnologias impressos a laser no aro, como parte integrante do visual das rodas. Os aros apresentam acabamento fosco no molde – DIMF (Direct Inmold Matt Finish), sem qualquer pintura adicional, com detalhes impressos a laser e etiquetas metálicas na cor cinza chumbo, com estampa especial para completar o visual moderno e agressivo.

Logos com as principais tecnologias estão gravados no aro – foto: Fulcrum Wheels

O resultado é uma roda que proporciona os níveis máximos de desempenho para ciclistas competitivos que exigem o melhor do seu equipamento. Após o seu retorno à produção de rodas de alta performance em carbono para o mountain bike, no inicio do ano passado, a Fulcrum vem mostrando seu compromisso em retornar às competições de primeiro nível no cenário mundial de corridas de MTB.

NOVA LAMINAÇÃO DOS AROS E MUITO MAIS TECNOLOGIAS

O aspecto fundamental do aro Red Zone Carbon+ é a utilização de um novo mix de resinas e fibras unidirecionais de alto módulo FF100, produzidas de acordo com as especificações da Fulcrum, cujo posicionamento complexo possibilita obter características de desempenho elevado, reduzindo o peso em 4-5 % em comparação com o Red Zone Carbon e proporciona uma sensação de condução superior.

Entre as tecnologias chave deste modelo, o perfil assimétrico NIP(PLE) FORCE é o mais evidente.

A principal vantagem desta solução é um sistema de rodas com um desempenho homogêneo, uniforme e confiável, além de maior resistência a tensões laterais. Isto é possível com a adoção de uma dupla assimetria: 6 mm de um lado e 3,5 mm do outro.

Red Zone Carbon+ modelo topo de linha da Fulcrum para a prática do XC e Maratona MTB foto: Fulcrum Wheels

A primeira foi projetada para otimizar o ‘guarda-chuva’ dos raios do lado sujeito a mais torções (lado do disco na dianteira e da roda livre na traseira), a fim de reequilibrar a tensão dos raios. A segunda assimetria, no lado oposto, é fundamental para conseguir um posicionamento do raio que passe o mais próximo possível do centro da seção geométrica, diminuindo o momento de torção típico dos aros de MTB assimétricos.

Um suporte plástico específico é inserido no carbono, próximo à área do niple – trata-se da tecnologia DRSC™ (Directional Rim-Spoke Coupling). Este elemento proporciona maior rigidez, garantindo o correto assentamento dos niples no seu devido lugar, garantindo uma distribuição uniforme das forças, bem como um perfeito alinhamento dos raios entre o aro e o cubo.

Os aros em carbono apresentam perfil de 26 mm e canal interno de 28 mm: o que possibilita a montagem de  pneus de 2,2 a 2,4”.

O canal interno do aro não possui furos na ponte graças à tecnologia MoMAG™, que permite a montagem imediata de pneus sem câmara –  tubeless – de imediato, de forma fácil e segura e sem a necessidade de utilizar fita de proteção para sua utilização.. Além disso, a ausência de furos aumenta a resistência e a rigidez estrutural do aro, em comparação com um aro perfurado, uma vez que as fibras não apresentam interrupções.

MAIS FLUIDEZ COM ROLAMENTOS CERÂMICOS

Os cubos cônicos, com a flange usinada nas capas dos mancais, proporcionam o melhor assentamento possível para os raios e maximizam a resistência à flexão.

Cubos em alumínio – foto: Fulcrum Wheels

Os cubos giram em eixos de liga de alumínio de nível aeroespacial que permitem que o sistema trabalhe com tolerâncias centesimais e perfeitamente alinhados, garantindo alto desempenho e confiabilidade a longo prazo.

Este refinado sistema de cubo se completa com rolamentos cerâmicos cone e calota  USB™ (Ceramic Ultra Smooth Bearings), a mais alta  tecnologia da Fulcrum em termos de fluidez e confiabilidade.

Cubos e roda livre se destacam por maior fluidez e manutenção simples – foto: Fulcrum Wheels

O sistema de engate de roda livre também foi aprimorado, mantendo o funcionamento de 3 catracas com cremalheira de 36 dentes. Os novos corpos HT+ apresentam um inserto de aço próximo ao assento das catracas, para oferecer um engate mais sólido e duradouro.

Segundo a Fulcrum a opção pela tecnologia de catracas internas no cubo se dá porque este sistema garante um engate sólido, além de sua simples manutenção e oferecer menos atrito durante a inércia.

RED ZONE CARBONRED ZONE CARBON+
Raios24 dianteira 28 traseira24 diant./24 tras.(-4 raios )
RolamentosCone-calotacone calota-Ceramic USB™ 
Dirigibilidade – pontuação735805 melhora +9,5%
Reatividade259 284 melhora +10%
Peso 1,445g1,385g menos -60g

RED ZONE CARBON+

Diâmetro pneu: 29″

Disciplina: MTB XC / Maratona

Categoria ASTM: 3

Material: carbono FF100

Perfil NIP(PLE) FORCE

2-WAY FITTM TUBELESS – prontas para pneu sem câmara – canal do aro não perfurado

Altura do aro: perfil: 26 mm

Largura interna do canal: 28 mm

versões de roda livre: XD – MS12

Peso: 1,385g

Limite de peso: 125 kg (bicicleta+ciclista+acessórios)

Desenhadas na Itália  – Fabricadas na UE – União Europeia

Disponíveis na Europa e Estados Unidos no final desde o lançamento no final de novembro‘2023

Preço no mercado europeu – € 2,177.00 (XD), € 2,191.00 (MS12)

Preço nos Estados Unidos USD $ 2,483.00 (XD), $ 2,499.00 (MS12)

(sem previsão de disponibilidade ou preço de lançamento para o mercado brasileiro)

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