FULCRUM SHARQ: RÁPIDA EM QUALQUER TERRENO

Sharq é o novo modelo de rodas que potencializam a experiência ciclista em estradas mistas, sejam elas de asfalto como estradões de terra ou percursos como da Strade Bianche. A novidade criada pelo Fulcrum Red Room Lab é resultado de uma pesquisa meticulosa e de engenharia avançada, oferecendo características únicas de manobrabilidade, aerodinâmica, reatividade e resistência, graças ao novo design do aro e dos raios

Novas rodas foram desenvolvidas para o ciclismo de endurance e gravel – foto: Imaze/Fulcrum Wheels

Para comemorar o seu vigésimo aniversário, a Fulcrum quer deixar mais uma marca na indústria ao apresentar Sharq, sua roda projetada especificamente para o ciclismo de resistência (endurance) e para uso todo terreno.

O termo Sharq capta a essência desta nova roda de alta precisão.  O modelo é uma confluência inédito de suavidade, manobrabilidade, aerodinâmica, reatividade e conforto, qualidades que hoje vêm à tona graças à experiência adquirida com os modelos Speed, Wind e Rapid Red Carbon.

Com um desenho que potencializa a experiência de ciclismo em percursos mistos, tanto em asfalto como na terra batida; Sharq é o resultado de uma investigação minuciosa, de engenharia avançada e de um extenso trabalho durante as fases de projeto que consumiu 2.214 horas e testes que duraram 2.168 horas, com o objetivo de garantir ao ciclista o melhor desempenho possível.

E para fortalecer ainda mais sua imagem e certificação de qualidade a cadeia produtiva é 100% controlada, pois todos os seus componentes são fabricados na Europa – cubos e raios na Itália – aros na fábrica do grupo na Romênia e montados nas próprias instalações da marca italiana. A produção de um par de rodas e sua montagem leva em média 12 horas.

Aro da Sharq tem perfil que varia entre 42 e 47 mm – foto: Chiara Redaschi/Fulcrum Wheels

As novas Sharq possuem canal interno de 25 mm, o que as coloca como uma opção a ser levada em conta, tanto para rodas de estrada com largura mínima de 30 mm, pois garante aerodinâmica e melhora a resistência ao rolamento, quanto para pneus maiores e com cravos, pois oferece excelente suporte à estrutura dos pneus utilizados no ciclismo fora de estrada (off-road/gravel).

Para garantir a total compatibilidade com os sistemas tubeless e o mais tradicional com câmara de ar, o aro é construído com um mini gancho em seus flancos para oferecer maior segurança. Como é habitual na Fulcrum a ponte não é perfurada e, portanto, as rodas são sem câmara /tubeless nativa, sem necessidade de qualquer fita adicional.

ARO 2-WAVE: UMA COMBINAÇÃO DE ONDAS

O novo desenho do aro (patente pendente), surgiu como resultado de um processo experimental onde foram analisadas as reações de diferentes soluções aos ventos frontais e laterais, que afetam a dirigibilidade e a aerodinâmica.

O resultado foi denominado Aro 2-Ondas (2-Wave Rim) e é um dos elementos da identidade da Sharq. O aro tem uma onda simétrica regular, localizada próxima ao ‘nariz’ que se funde com uma onda assimétrica nas laterais.  A altura do perfil varia entre 42 e 47 mm, respectivamente da parte mais baixa para a mais alta da onda. Este novo design alcança um equilíbrio ideal entre dirigibilidade e reatividade, bem como uma excelente aerodinâmica.

foto: Chiara Redaschi/Fulcrum Wheels

O novo formato, em conjunto com o processo de laminação com uma mistura de fibras e resinas de carbono – Fulcrum FF100-  patenteadas, permitiu criar um aro leve e reativo. O peso total do par de rodas é de apenas 1.440 gramas, enquanto em termos de resistência aos ventos laterais foi possível uma melhoria de 21% em ângulos de  0° a 10° e de até 30% entre 10° e 20°, em comparação com um perfil tradicional da mesma altura.

RAIOS A3RO COM VANTAGENS AERODINÂMICAS

Sharq traz todo um conceito revolucionário, mas ao mesmo tempo não deixa de lado a tradição. A roda mantém a filosofia da Fulcrum, e seu compromisso de propor tecnologias exclusivas e produtos específicos para oferecer aos ciclistas a melhor sensação de condução e desempenho de alto nível.

Pensando nisso, para melhorar ainda mais o desempenho da Sharq, a marca desenvolveu um novo raio plano, construído em aço de 3mm de largura e 0,8mm de espessura – denominado             A3R0 – que otimiza as vantagens aerodinâmicas dessas rodas. Além disso, a interface cubo-raios foi repensada: o furo possui duas ranhuras adicionais aliados a um achatamento específico na base do raio, para que possa permanecer alinhado e não girar, garantindo um suporte aerodinâmico constante.

foto: Chiara Redaschi/Fulcrum Wheels

Os raios nunca se tocam (no-touching spokes), uma solução que permite manter a tensão a longo prazo e, portanto, proporcionam o mesmo nível de desempenho ao longo da vida úitl das rodas, sem a necessidade de intervenções mecânicas para solucionar possíveis perdas de tensão.

O desenho do cubo segue o estilo minimalista das rodas Speed, com tecnologia cone e calota – Cup & Cone. Os rolamentos utilizados são incorporam as tradicionais esferas cerâmicas USB da Fulcrum, rolando sobre eixos passantes com anel de ajuste, para obter uma pré-carga extremamente precisa e máxima fluidez.

EXCELÊNCIA NO ASFALTO, NA TERRA, NO CASCALHO

Segundo a fabricante, as roda Sharq são capazes de atravessar todos os tipos de terreno, do asfalto às estradas de brita (gravel), com confiança, precisão e velocidade. É um conjunto fácil de pilotar em todas as condições, mesmo com ventos laterais fortes, combinando níveis de aerodinâmica e reatividade ao nível das rodas de estrada mais rápidas, com a capacidade de resistir a fortes impactos e absorver terrenos acidentados como as melhores rodas de gravel.

Só de testes a Sharq consumiu mais de 2 mil horas – foto: Imaze/Fulcrum Wheels

Esta nova linha é o resultado de um processo de pesquisa e desenvolvimento que exigiu mais de 4.000 horas de projeto, testes de laboratório e testes de campo. Como acontece com outras rodas da marca,a fabricação da maioria dos componentes da Sharq é produzida pela própria Fulcrum, enquanto as peças produzidas fora da fábrica são obtidas junto a uma rede certificada de parceiros europeus com elevado rigor de produção e responsabilidade social. Segundo a Fulcrum, isso permite trabalhar com extrema precisão para produzir e oferecer um produto que pode realmente fazer a diferença, com vantagens que o ciclista pode perceber de imediato e que se traduzem em uma sensação de pilotagem perfeita.

As novas rodas Sharq já estão disponíveis nos distribuidores Fulcrum da Europa e Estados Unidos – não há previsão para a chegada do modelo no Brasil. – O preço de lançamento é de: Europa € 2.460 | Estados Unidos $ 2.807

Tipo de pneu 2-Way Fit™ (ClincherTubeless)

Diâmetro do pneu 28”

Uso: Estrada/Gravel

Categoria-classificação: ASTM2

Peso: 1.440g o par

Material do aro: Carbono (FF100)

Detalhes do acabamento do aro: DIMF – Direct Inmold Matt Finish/acabamento fosco direto no molde | Desenho 2-Wave

Perfil alto: 42–47 mm

Largura do aro: externa-29,8 mm | canal interno 25 mm – mini hook

Sistema de freios: Disco com opção para o sistema AFS™

Compatibilidade eixo dianteiro: HH12-100 | eixo traseiro: HH12-142

Raios: 24 – 2:1 Two-to-One™ dianteira/traseira | aço inox de espessura dupla | perfil A3RO 0.8 x 3mm cabeça plana/tração direta

Niples: alumínio – autoblocante

Cubos: alumínio de flange baixa com rolamentos de cerâmica USB-cone+calota

Tecnologia: Real Axle Technology

Limite de peso (sistema) 120 kg (Ciclista, bicicleta, acessórios)

Versões de corpo de roda livre:  HG11, N3W, XDR, Microspline

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