FULCRUM SPEED 42 e 57 – alto desempenho com conforto e leveza

A italiana Fulcrum dá uma revigorada em sua linha com as novas  rodas Speed ​​​​42 e 57, o lançamento é  o primeiro passo da Fulcrum para uma nova era e dimensão de marca, Form Function Fulcrum, onde forma e função são os conceitos fundamentais em um claro sinal de que mais novidades estão em fase de lançamento. E neste caso apresentando um par de rodas que busca o equilíbrio oferecendo alto desempenho em termos de aerodinâmica, resistência ao rolamento, leveza e dirigibilidade, sem comprometer a segurança do ciclista

Fulcrum Speed 42 e Speed 57 – evolução da linha Speed está mais aerodinâmica e leve

Speed ​​42 e 57 são o resultado de um processo que envolveu mais de 4.000 horas de testes em túnel de vento, laboratório e estrada, em que sete versões dos aros foram postos à prova em inúmeras configurações, com o objetivo de alcançar o melhor desempenho em termos de aerodinâmica, resistência ao rolamento, leveza e dirigibilidade, sem comprometer a segurança.

Uma evolução técnica onde os novos aros são mais altos, mais largos, mais leves e mais aerodinâmicos. O conjunto tem outras novidades com cubos e raios que resultam em um par de rodas pesando 1.410 g na versão de 42 mm e 1.495 g na de 57 mm.

O aspecto gráfico também é completamente novo e traz a nova identidade da marca Form Function Fulcrum, com um design essencial e ao mesmo tempo refinado, que integra todas as informações técnicas do produto graças à nova iconografia.

Novo perfil maior e mais largo

As novas rodas Speed ​​estão disponíveis em duas versões, com perfis de 42mm e 57mm substituindo os anteriores de 40mm e 55mm, enquanto a largura do canal foi  aumentada de 19mm para 23mm. Também a cabeça do aro é alargada, com um raio de 9,5 mm.

Os aros mais largos, montados com pneus de 28 mm, conseguem oferecer uma combinação de alta performance sem concessões, em que a penetração aerodinâmica, a resistência ao rolamento e o conforto encontram a sua melhor expressão. Nos testes em túnel de vento, a vantagem aerodinâmica média, em condições de vento contrário, é 10% melhor do que um aro de canal interno de 19 mm.

Os aros da Speed foram projetados para montagem com clincher ou com pneus sem câmara (Tubeless Ready)

Apesar de seu perfil mais alto, a capacidade de manobrabilidade também é significativamente melhorada. Um programa de pesquisa específico conduzido pela Fulcrum permitiu definir uma fórmula que considera a energia dissipada pela roda durante uma mudança de direção e a deformação ou resistência à flexão em função do rolamento e da inclinação. Os dados obtidos confirmam que a manobrabildiade das novas Speed ​​melhoraram até 17% em relação à geração anterior.

O canal do aro não possui furos, graças à tecnologia própria de montagem MOMAG, que permite obter um aro 2-WAY FIT™ Tubeless, sem a necessidade de fita de vedação. O aro também é construído com o gancho tradicional garante a máxima compatibilidade com todos os pneus tubeless e com câmara de ar do mercado, oferecendo máxima segurança para o ciclista.

A ausência de furos no canal do aro permite manter a mesma rigidez em todo o perímetro, oferecendo também maior resistência a impactos. Também contribuem para isso os furos nos niples, estampados com molde, feitos sem a necessidade de furar o aro. O resultado, desta operação tradicional de perfurar os aros tradicionais enfraquece a estrutura devido ao corte da fibra de carbono.

O aro está construído com resinas e fibras feitas de acordo com as especificações da Fulcrum; ao contrário das versões anteriores, Speed ​​42 e 57 usam uma nova mistura composta por fibras FF100 unidirecionais de alto módulo. Com base em inúmeras experiências, obteve-se a mistura perfeita de fibras que, juntamente com uma correta posição das mesmas e um controle extremamente preciso da resina, permite obter um produto que trabalha dentro do campo elástico correto, garantindo ótimas características de desempenho e uma sensação de condução superior.

Além disso, utilizamos nosso sistema patenteado DRSC™: um suporte específico de plástico embutido no carbono que se interpõe entre os niples e o aro, o que garante maior resistência e durabilidade ao sistema, descarregando a tensão do niple em uma área mais ampla e mais homogênea, evitando possíveis situações de corrosão galvânica. O acabamento interno do canal é feito com a tecnologia C-LUX™ (mesma usada pela Campagnolo), por isso é polido, para garantir um encaixe ágil e perfeito com o pneu, enquanto o acabamento externo do aro é feito com a tecnologia DIMF (Direct Inmould Matte Finish), estampado com molde e, portanto, fosco. O resultado é um visual que revela o rigor da posição das fibras subjacentes, sobre as quais é aplicada a nova grafia do produto graças ao tratamento a laser direto na fibra, juntamente com as novas etiquetas metálicas ultrafinas.

Raiação 8×16-16×8

A Speed ​​​​42 e 57, utilizam 24  raios planos  aerodinâmicos de  Ø 2/1,6/2 mm e 2/1,7/2 mm, projetados especificamente para esta roda e conectados graças ao sistema Two-to-One™, que fornece a duplicação dos raios nas áreas sujeitas a maior estresse mecânico, evitando a dispersão de energia e anular a força de torção.

A roda dianteira leva 16 raios no lado do disco e 8 do outro lado, enquanto a traseira é construída de forma oposta para neutralizar as forças desenvolvidas pela transmissão. Esta construção específica, juntamente com a tensão perfeita dos raios, confere à roda uma rigidez torcional que permite a máxima transferência de força. Considerando a deformação flexural e a deformação torcional em função das energias de translação, rolamento e inclinação, a novas Speed ​​tem um ganho de até +10% em relação à geração anterior.

Os raios estão perfeitamente alinhados entre o cubo e o aro, de modo que nunca se tocam, para melhorar o desempenho e aumentar a vida útil da roda. Este é um dos pontos-chave da filosofia de produto da Fulcrum, aplicado a todas as rodas da marca.

Cubos +leves e resistentes

Os cubos foram completamente redesenhados, para acomodar uma mecânica de roda livre mais precisa do a versão anterior, e também buscando a redução de peso.

Evidente é a redução do tamanho do cubo, que diminui 40% nas flanges e 10% no corpo central em relação à geração anterior, conferindo à roda maior resistência e menor impacto aerodinâmico sem comprometer a rigidez torcional.

Os rolamentos utilizados para Speed ​​42 e 57 são do tipo cone-calota e permitem a utilização do sistema USB™ (Ceramic Ultra Smooth Bearings) de esferas cerâmicas, que garantem uma fluidez inigualável.

O sistema de cubo se move em todo o seu comprimento sobre um eixo de liga de alumínio aeronáutico, o que permite que o sistema trabalhe com tolerâncias centesimais, garantindo alto desempenho e longevidade.

As rodas Fulcrum nascem para responder a uma utilização e função muito específicas, pelo que não requerem a utilização de adaptadores ou espaçadores adicionais no que diz respeito ao eixo, como costuma acontecer com outros produtos, e isto garante um sistema sólido que funciona sempre corretamente, perfeitamente alinhados.

O sistema de cremalheira (ou materlinho/macaquinho) da roda livre foi reforçado e aumentado de tamanho, e agora tem 36 dentes. A roda está disponível em configurações com corpos de roda livre Campagnolo N3W, Shimano HG e Sram XDR.

Segundo a Fulcrum, com as novas Speed a marca busca oferecer uma sensação de condução perfeita, aliando leveza, manobrabilidade, aerodinâmica e reatividade em perfeito equilíbrio, uma integração perfeita de forma e função.

Speed 42 e 57

Perfil aerodinâmico full carbono – 42/57mm

2-WAY FITTM Tubeless

Canal do aro não perfurado

Largura interna do canal – 23mm

USBTM –  rolamentos de cerâmica ultra fluidos

Desenhadas na Itália – Produzidas na União Europeia

1.410 g Speed 42

1.495 g Speed 57

1.460 g Speed Combo (42/57)

Fulcrum Speed 42

SPEED 42 (já está disponível na Europa e Estados Unidos)

2.265,00 € (HG11), 2.264,00 € (XDR), 2.265,00 € (N3W)

2.692,00 USD $ (HG11), 2.703,00 USD$ (XDR), 2.698,00 USD$ (N3W)

Fulcrum Speed 57

SPEED 57 (disponível na Europa e Estados Unidos a partir de junho 2023)

2.265,00 € (HG11), 2.264,00 € (XDR), 2.265,00 € (N3W)

2.692,00 USD$ (HG11), 2.703,00 USD$ (XDR), 2.698,00 USD$ (N3W)

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