FUNDO DE INVESTIMENTOS WISE EQUITY COMPRA A VITTORIA – E MARCA VOLTA A SER 100% ITALIANA

Os fundos de investimentos estão cada vez mais atentos ao mercado da bicicleta. De olho em bons negócios e buscando empresas de tradição italiana o Wise Equity, um fundo de investimento italiano especializado em investir em pequenas e médias empresas daquele país acaba de adquirir 100% do controle de capital da Vittoria, marca líder no setor de pneus para bicicletas

QG da Vittoria em Brembante, Bergamo

A renomada fabricante italiana de tubulares e pneus para bicicleta Vittoria foi fundada em 1953, mesmo com bons produtos, manteve-se discreta diante de outras gigantes da indústria dos pneus, por anos seu quadro de funcionários não ultrapassou as 180 pessoas, mas isso foi  até 1990 quando foi adquirida pelo holandês Rudie Campagne que transformou a empresa em um gigante no mundo dos pneus, uma multinacional que se firmou no mundo da bicicleta.

Nas estradas e pistas do mundo foram 41 vitorias no Tour de France, Giro, Vuelta, Milano-Samremo, Paris-Roubaix. Além de 81 medalhas olímpicas, sendo que desse número 32 são de ouro. O Servizio Corse – de assistência neutra apoia mais de 70 eventos de ciclismo ao longo do ano.

Em números o Gruppo Vittoria transformou-se em marca mundial, com mais de 1300 empregados, produzindo mais de 7 milhões de pneus, 900 mil tubulares e pneus em algodão de alto desempenho ao ano e um faturamento anual de aproximadamente 60 milhões de euros e uma distribuição mundial.

Investindo em tecnologia, a Vittoria criou um avançado centro de pesquisa e desenvolvimento onde começou a trabalhar no desenvolvimento de pneus e rodas com grafeno. Foi muito competitiva e pioneira no desenvolvimento para seu uso nos pneus e mais tarde nas rodas, o material é muito resistente e leve, sendo 200 vezes mais forte que o aço e 200.000 vezes mais fino que um fio de cabelo.

A Vittoria é pioneira na utilização do grafeno para pneus de bicicleta

A tecnologia revolucionária para o desenvolvimento do grafeno levou cerca de quatro anos, e para se chegar ao lançamento do pneu Vittoria Graphene, em 2015 foram desenvolvimentos mais de 500 protótipos, no ano seguinte a marca foi além lançando as rodas de grafeno. As novidades se refletem em números, contribuindo para um aumento anual de 15% no faturamento.

Ainda na alta tecnologia de produtos lançou recentemente uma nova linha de pneus para bicicletas elétricas com um composto denominado “Battery SavingCompound” com grafeno, uma revolucionaria tecnologia que utiliza 4 compostos diferentes na banda de rodagem e que segundo o fabricante melhora a rolagem do pneu contribuindo para aumentar a durabilidade das baterias.

Segundo declarações à imprensa, os novos donos trarão ainda mais força injetando capitais novos à marca para continuar consolidando sua liderança no desenvolvimento de produtos e materiais com tecnologias de ponta.

O sinal foi dado por Paolo Gambarini, um dos fundadores do Wise Equity: “Estamos orgulhosos e animados  por poder investir em uma empresa líder no setor, com uma equipe de gerenciamento jovem e dinâmica, na implementação de uma estratégia de desenvolvimento, orgânica e linhas externas, que visam tornar o Grupo cada vez mais internacional e completo no nível de tecnologias e produtos oferecidos. Acreditamos que a empresa possui enormes espaços de crescimento e estamos prontos para trazer todos os recursos necessários nessa direção “.

Stijn Vriends e Rudie Campagne

A passagem de bastão acontecerá neste mês de julho com o atual presidente, Rudie Campagne, de 76 anos, deixando o seu lugar para o seu compatriota Stijn Vriends, que aos 48 anos entra como parceiro do fundo de investimentos ocupando o cargo de presidente e CEO do Gruppo Vittoria.

Campagne receberá o título presidente honorário por toda a vida da Vittoria e por alguns anos ele ocupará o cargo de membro não executivo do conselho administrativo para co-desenvolver e supervisionar estratégias futuras do grupo.

A empresa vinha sendo sondada por vários investidores do mundo todo, mas os controladores holandeses apostavam nas origens da marca e a necessidade de manter suas raízes italianas.  “Vittoria é um patrimônio italiano que precisa ser cuidado, como outras joias italianas do setor de motores e carros esportivos. Eu e meus parceiros queríamos trazer a marca de volta a sua casa, na Itália, o berço mundial do ciclismo. Vejo a passagem para a Wise Equity como a conclusão de um ciclo”, declarou Campagne ao apresentar os novos donos.

Equipamento para testes de rodas

O novo presidente  Vriends sinaliza os novos objetivos da fabricante de pneus, apontando para a mobilidade urbana e paras as e-bikes: “Vittoria representa uma marca de referência no esporte e quer se manter como tal, mas o grupo vê grandes oportunidades de crescimento também no futuro da mobilidade urbana e nas e-bikes. Um setor muito estimulante e em contínua evolução onde a nossa tecnologia de pneus de grafeno desenvolvida para as bicicletas esportivas, pode se tornar a nossa grande vantagem competitiva: o grafeno garante aos pneus uma grande durabilidade e evita que furem, características ideais para as bicicletas da cidade e para as e-bikes”.

O acordo com a Wise Equity também inclui a decisão de mudar a sede da Vittoria da Ásia para Bergamo, no coração do ciclismo esportivo italiano, onde o grupo recentemente investiu 7 milhões de euros em novos  escritórios, centro de logística automatizado e um avançado centro de pesquisa e desenvolvimento.

O desenvolvimento de produtos será uma das principais atividades do QG de Bergamo, onde serão ativadas as colaborações científicas com a EU Graphene Flagship e com estruturas de pesquisa sobre compostos e polímeros. Também serão intensificadas as colaborações com fornecedores de produtos químicos avançados. Com os novos donos/invesditores chega também o Dr. Valerio De Molli, CEO e executivo do primeiro laboratório de ideias italiano,  Think Thank “The European House Ambrosetti”,  que ocupara na  Vittoria cargo como membro do conselho de administração para desenvolver estratégias industriais destinadas a estimular o enorme potencial da indústria do ciclismo na Itália e o nascimento de equipes italianas de ciclismo profissional.

Porém, para a produção não há como fugir da Ásia e dos investimentos feitos por lá; Banggkok, na Tailândia, continuará sendo a base da produção, ali o grupo tem duas modernas plantas de produção com mais de 100 mil metros quadrados, cinco prédios, onde além da suas linhas de pneus com a marca Vittoria,  produz para outras marcas. Ali também se encontra a fábrica de  compostos de borracha e um dos mais avançados centros de  pesquisa e desenvolvimento dedicados ao setor das bicicletas onde é trabalhado também o grafeno, só nesse setor, há 7 anos foram investidos 13 milhões de euros.

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