ITAIPU BY BIKE: PEDALANDO NA HIDRELÉTICA

Passeios de bicicleta em grupo pelas ciclovias e trilhas do interior da usina hidrelétrica de Itaipu são uma nova alternativa de turismo. Projeto batizado de Itaipu by Bike começou no mês de maio e acontece nas tardes de sábado e manhãs de domingo

Passeio é realizado nos sábados à tarde e nas manhãs de domingo – foto: Turismo Itaipu

O turismo em bicicleta vem atraindo cada vez mais brasileiros, a necessidade de distanciamento social e preferência por atividades ao ar livre serviram também para que operadores de turismo, cidades e organizações desenvolvessem novos roteiros e uma alternativa surge no Complexo Turístico da Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

O novo projeto que teve sua estreia para o público no último 1º de maio foi batizado de Itaipu by Bike com os visitantes pedalando nas ciclovias e trilhas no interior da usina em um percurso de 19 km, com duração estimada em 1h30 com quatro paradas para admirar as belezas de Itaipu.

O passeio acontece em dois horários no pôr do sol de sábado, às 16h30, e nas manhãs de domingo, às 8h30.

Grupo percorre trilhas no interior da Usina – foto: Kiko Sierich/Itaipu Turismo

O sucesso do Itaipu by Bike foi tão grande que após a primeira semana as vagas para o mês de maio já estavam esgotadas. Em um primeiro momento, para garantir a segurança e a saúde dos participantes, o grupo tinha como limite máximo 30 pessoas, devido à grande procura a Turismo Itaipu abriu mais 5 vagas em cada grupo.

O grupo é acompanhado em todo o trajeto por um monitor e por um veículo de apoio para prestar assistência. Além disso, em caso de emergências, a estrutura dispõe de uma ambulância.

Para participar do passeio, cada visitante necessita levar sua própria bicicleta, que neste caso deve ser uma mountain bike; por enquanto os organizadores não abrem a possibilidade para que o passeio seja feito com bicicletas para gravel, uma opção que está sendo avaliada para o futuro, mas por ora a participação é exclusiva para mountain bikes. A utilização de capacete e máscara de proteção durante todo o percurso são obrigatórias. Os organizadores recomendam a utilização de protetor solar e levar garrafa d’água para hidratação.

foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Os turistas que queiram pedalar em Itaipu precisam  se inscrever pelo site www.turismoitaipu.com.br, mediante pagamento do ingresso, de R$ 42. A idade mínima para participar é de 14 anos. Para moradores de Foz do Iguaçu e outros municípios lindeiros, a atividade é gratuita. Basta preencher com antecedência o formulário disponível em https://bit.ly/itaipubybikelindeiros.

O Complexo Turístico Itaipu oferece também outras opções para o turista como a visitação ao Refúgio Biológico onde estão abrigadas 50 espécies de animais e mais de 960 gêneros de plantas; o Ecomuseu – um  espaço que  recria cenários que vão do período pré-histórico à povoação de Foz do Iguaçu e à construção da usina e a Itaipu Panorâmica um passeio em um ônibus panorâmico pela Usina de 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.