MÁRCIO MAY COMEMORA OS 50 ANOS REVIVENDO A VOLTA DE SANTA CATARINA

Um dos grandes ciclistas brasileiros dos anos de 1990 e início dos 2000, o catarinense Márcio May , comemora no dia 22 de maio 50 anos, e para marcar esse momento ele vai percorrer 1.955 km por estradas catarinenses e acumular 30.608 metros de subidas em trechos que revivem o Tour de Santa Catarina

Márcio May treina nas estradas catarinenses

Márcio May foi apresentado ao grande público brasileiro em 1992 quando praticamente sozinho furou os ataques da então fortíssima equipe da Caloi para conquistar a tradicional clássica 9 de julho. É verdade ele já se destacava na categoria aspirantes e juniores com títulos brasileiros vitórias importantes, mas foi a partir daquele ano que ele ganhou projeção, inclusive praticamente após o sucesso na prova paulista passou a correr pela equipe que ele superou defendendo a formação por mais de 8 anos.

Márcio May venceu as edições de 1997, 1998 e 2002 quando a competição catarinense levava o nome de Volta de Santa Catarina, só depois e por sugestão de um governador passou a adotar o nome de Tour de Santa Catarina e aí mais uma vitória de May, em 2005.

Em seu desfio particular, o ciclista catarinense percorrerá vários trechos de estradas que integraram o Tour de Santa Catarina, e não vai faltar a mítica subida à Serra do Rio do Rastro.

“O Tour de Santa Catarina foi a melhor prova por etapas que o Brasil já teve. É uma prova que sempre amei muito. As pessoas vibravam. Meu objetivo é incentivar as pessoas a pedalar e também estimular a Federação Catarinense a realizar novamente este importante evento que já esteve no calendário internacional UCI anos atrás”, revela May.

SERRA DO RIO DO RASTRO E MORRO DA IGREJA ESTÃO NO PROGRAMA

O Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos começa na sexta-feira 13 de maio, em Brusque, na sede da Márcio May Sports. Mas a preparação para esta empreitada começou no último dia de 2021, em 31 de dezembro quando iniciou os treinamentos, após se recuperar de uma fratura na clavícula. Até antes da largara ele já havia pedalado mais de 7 mil quilômetros como preparação.

“O trajeto é bem duro, não só pela alta quilometragem diária, mas também pelo relevo do estado, com muitas montanhas e serras”, conta o ciclista que terá pela frente etapas longas, com até 243 km de extensão e 4.688 metros de altimetria acumulada.

Além da Serra do Rio do Rastro, o roteiro inclui também outra subida mítica em solo catarinense, o Morro da Igreja, em Urubici.  O percurso inclui 66 cidades passando pelas serras, vales e o litoral, e importantes cidades do Oeste e do Norte catarinense, como Chapecó e Porto União.

May não estará sozinho em seu Desafio, em todo o percurso terá a companhia de um carro de apoio e uma equipe multidisciplinar com mecânico, assessor, jornalista e fotografo que farão os registros das pedaladas.

“Em algumas cidades, vou encontrar amigos ciclistas que vão pedalar comigo em determinados trechos”, explica o ciclista que vai pedalar uma Cannondale SuperSix.” Eu já uso uma SuperSix. Para o Desafio vou receber outra novinha, mas o modelo ainda não foi definido”, diz.

CAMISA AMARELA DO DESAFIO

Tetra campeão do Tour de Santa Catarina, May agora empresário do setor de confecções para ciclismo criou um uniforme que homenageia o evento: uma camisa amarela como a usada pelo líder da classificação geral, tantas vezes vestida por May em suas participações na volta catarinense.

Decorada com as bandeiras do Brasil na manga direita e com a bandeira do Estado de Santa Catarina na manga esquerda. Nas costas leva estampado o mapa do roteiro de quase 2.000km. Ainda na parte de trás estão os anéis olímpicos representandoas três participações em Olimpíadas de Márcio May: Barcelona’92, Atlanta’96 e Atenas’2004. Na parte frontal, o tecido amarelo recebe a imagem do ciclista em ação.

A camisa também será comercializada no site da Márcio May Sports e parte da renda com a comercialização será revertida para a aquisição de uma bicicleta para o triatleta catarinense Júlio Martins, de 21 anos, que tem como objetivo conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris’2024.

Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos
1 – 13 de maio  – Brusque> São Bento do Sul – 211km
2 -14 de maio – São Bento do Sul > Porto União – 199km
3 – 15 de maio –  Porto União > Chapecó – 243km
4 – 16 de maio  – Chapecó > Joaçaba – 203km
5 – 17 de maio – Joaçaba > Rio do Sul – 221km
6 – 18 de maio  – Rio do Sul > São Martinho – 210km
7 – 19 de maio – São Martinho a Criciúma – 108km
8 – 20 de maio – Criciúma > Urubici (Morro da Igreja) – 179km
9  – 21 de maio- Urubici > Florianópolis – 227km
10 – 22 de maio –  Florianópolis >Brusque – 124km

O projeto Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos conta com o apoio da Diklatex, Continental, Royalpro, Cannondale e Márcio May Sports.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.