MÉXICO DOMINA O PAN-AMERICANO DE MOUNTAIN BIKE

Os mexicanos José Gerardo Ulloa e Daniela Campuzano conquistaram o título de campeões pan-americanos de mountain bike cross country olímpico – XCO – disputado em Porto Rico, Ulluoa ainda conquistou o ouro no short track. Na Sub23, o chileno Martín Vidaurre que ocupa a 25ª posição no ranking da UCI ficou com o título

Mexicanos dominam a Elite

Um Pan-Americano sem a presença dos brasileiros, impedidos de viajar em virtude das restrições impostas pelo governo de Porto Rico que exigia que a delegação fizesse um período de quarentena.  Um outro problema é a falta de voos diretos entre o Brasil e a ilha caribenha de Puerto Rico.

A Confederação Brasileira de Ciclismo, tentou uma liberação especial para os ciclistas e chegou a consultar pelo adiamento da competição para uma nova data, sem sucesso e com isso a delegação   e especialmente Avancini, número 1 do ranking da UCI , não entraram na disputa. As delegações que puderam viajar, chegaram com antecedência para disputar no dia 22 o MTB Tropical Challenge.

O torneio continental de mountain bike  aconteceu entre os dias 24 e 28 de março, na localidade de Salinas.  O evento começou com a disputa do Revezamento (Team Relay) com os Estados Unidos ficando com a medalha de ouro, a prata foi para os chilenos e o bronze para a Costa Rica.

O colombiano Camilo Gomez foi o campeão da Junior – foto: Pablo Mazuera

Na sexta-feira (26/3) aconteceram as disputas da categoria junior. No masculino o colombiano Camilo Gomez dominou a prova desde a largada e abriu mais de 1 minuto de vantagem sobre os mexicanos David Elias e Daniel Ibañez.

Na junior feminina o domínio foi absoluto das estadunidenses que tinham a maior delegação e colocaram quatro ciclistas à frente, após 3 volta no circuito, a vitória ficou com Ruth Holcomb, seguida por Lauren Aggeler e Mia Aseltine.

Na disputa do XCC – short track , disputado em um circuito curto e mais rápido,  o mexicano Gerardo Ulloa  precisou forçar o ritmo para abrir uma pequena vantagem de 7s sobre o chileno de 21 anos Martin Vidaurre, na terceira posição outro chileno, Patrício Farias.

Na prova feminina de XCC vitória apertada da estadunidense Kelsey Urban que superou no sprint, com definição em cima da linha, a argentina Sofia Gomez e a a mexicana Daniela Campuzano.

Savilia Blunk e Martin Vidaurre – foto: Puerto Rico Cycling

Já classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o chileno Martin Vidaurre, esteve muito à frente dos demais 37 competidores que disputaram a prova da categoria Sub23, e assumiu a liderança da prova e volta após voltaampliou sua vantagem, cruzando a linha de chegada após 5 voltas com mais de 5 minutos à frente dos mexicanos Esteban Herrera e Angel Barron.

Na prova feminina da sub23 dobradinha dos Estados Unidos com Savilia Blunk e Madigan Munro e na terceira posição, a chilena, irmã do campeão da sub23, Catalina Vidaurre.  Blunk, mesmo sem competir há quase um ano, não teve problemas para impor o seu ritmo e abrir uma vantagem superior a 2 minutos sobre a sua compatriota.

SEM AVANCINI NA DISPUTA, MEXICANO NÃO TEVE O SEU PRINCIPAL ADVERSÁRIO NO CONTINENTE

Na Elite masculina, com a ausência do número 1 do ranking da UCI, o brasileiro Henrique Avancini, o favoritismo foi todo para o mexicano Gerardo Ulloa que já havia conquistado o ouro no XCC.

Ullua foi pouco a pouco ampliando sua vantagem sobre os adversários, na primeira volta cruzou com 25 segundos, ao final de 5 voltas no circuito de 5,8 km sua vantagem sobre o colombiano Jonathan Botero era de 1m26s e de 2m26s para o argentino Catriel Soto.

Com a vitória no XCC e no Cross country olímpico o mexicano avançou 34 posições no ranking da UCI, indo para o 22º lugar com 523 pontos, a liderança do ranking ainda é de Avancini com 1035 pontos. Após o Pan-Americano o Brasil caiu 1 posto no ranking das nações ocupando a 5ª posição, os chilenos avançaram 8 lugares e sobrem para o 8º posto, a Colômbia saltou 10 posições e agora está em 17º e com o resultado de Ulloa o México avança 10 posições e agora é 22º no ranking UCI das nações.

Na prova da Elite feminina, a mexicana Daniela Campuzano que está em busca da vaga para disputar a prova de mountain bike nos Jogos de Tóquio usou a mesma tática de seu compatriota na prova masculina, forçando o ritmo desde o início da prova. Assim na primeira volta ela cruzou com 26 segundos de vantagem sobre a argentina Sofia Gomez e sobre a estadunidense Kelsey Urban. Essa vantagem foi ampliada chegando a 1m27s após as 5 voltas programadas.

Na disputa pela medalha de prata um duelo entre Sofia e Kelsey; a argentina foi mais forte no sprint, garantindo a segunda colocação.

Com a vitória a mexicana deu um salto na classificação do ranking da UCI, saindo da 47ª posição e saltando para a 15ª com 608 pontos, com isso ultrapassou a brasileira Raíza Goulão que ocupa a 29ª posição. No ranking feminino de nações, o México subiu 8 posições, indo para a 19ª colocação, a Argentina com o bom desempenho de Sofia Gomez Villafañe também avançou 3 posições, indo para o 21º lugar e ultrapassando o Brasil que caiu uma posição – ocupando o 22º lugar.

Revezamento por Equipes – 6 voltas

1- Estados Unidos ( Russel Finsterwald, Bradyn Lange, Ruth Holcomb, Ethan Villaneda, Madigan Munro, Savilia Blunk) – 58m58s71

2- Chile (Nicolas Delich, Evelyn Muñoz, Matias Urzua, Sofia Mires, Catalina Vidaurre, Martin Vidaurre)  +2m20s29

3- Costa Rica (Steven Vargas, Isabella Gomez, Sebastian Brenes, Marisol Garcia, Milagro Men, Carlos Herrera) +4m33s82

XCE – Eliminator Feminina – pista de 800m

1- Kiara Marrero – Porto Rico – 1m59s46

2- Ana Sofia Villegas – Colômbia – 2m03s31

3- Fátima Hijar – México – 2m03s39

XCE – Eliminator Masculina – pista de 800m

1- Jacob Morales – Porto Rico –

2- Ricky Morales – Porto Rico

3- Ignácio Gallo – Chile

XCO Junior Feminina  – 3 voltas

1- Ruth Holcomb – Estados Unidos – 1h09m12s43

2- Lauren Aggeler – Estados Unidos +38s6

3- Mia Aseltine – Estados Unidos +1m09s1

XCO Junior Masculina– 4 voltas

1- Camilo Gomez – Colômbia – 1h11m59s09

2- David Elias – México +1m00s9

3- Daniel Ibañez – México +1m34s2

XCC – Short Track – Feminina 10 voltas circuito curto

1- Kelsey Urban – Estados Unidos – 30m27s59

2- Sofia Gomez Villafañe – Argentina +0s33

3- Daniela Campuzano – México +1s41

XCC – Short Track – Masculina 12 voltas circuito curto

1- José Gerardo Ulloa – México – 30m36s61

2- Martin Vidaurre – Chile +7s29

3- Patricio Farias – Chile +8s88

Disputa pela medalha de prata na categoria Elite – Kelsey Urban e Sofia Gomez

XCO Sub23 Feminina – 4 voltas

1- Savilia Blunk – Estados Unidos  – 1h20m38

2- Madigan Munro – Estados Unidos +3m22s5

3- Catalina Vidaurre – Chile +4m21s7

XCO Sub23 Masculina – 5 voltas

1- Martin Vidaurre – Chile – 1h22m38s70

2- Esteban Herrera – México – 5m27s

3- Angel Barron – México +5m33s6

XCO Elite Feminina – 5 voltas

1- Daniela Campuzano – México – 1h27m02s70

2- Sofia Gomez Villafañe – Argentina +1m27s73

3- Kelsey Urban – Estados Unidos +1m28s27

XCO Elite Masculina – 6 voltas

1- José Gerardo Ulloa – México – 1h29m03s70

2- Jonathan Botero – Colômbia +1m26s28

3- Catriel Soto – Argentina +2m26s61

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.