MOVISTAR TEAM NO VERMELHO EM 2021 – APESAR DA RECEITA RECORDE DE €20 MILHÕES

Abarca Sports, empresa que faz a gestão da equipe de ciclismo Movistar declara prejuízo de quase 280 mil euros em 2021; uma realidade bem diferente à de 2020 quando, mesmo em meio à pandemia, teve lucros de quase 900 mil euros. O saldo negativo tem relação direta com aumento do número de colaboradores (ciclistas e staff) e a falta de aporte ligado ao desenvolvimento da equipe feminina que levou para a equipe no ano anterior, por meio de programas oficiais de incentivo, a um lucro de 1 milhão de euros

Movistar na Vuelta a España 2021 – 6ª etapa Requena – Alto de Cullera foto: Luis Angel Gomez ©photogomezsport2021

Sinal de alerta no Movistar Team no fechamento do balanço referente a 2021, ano em que conseguiu um faturamento recorde. Abarca Sports, empresa que faz a gestão da equipe espanhola no World Tour fechou o último exercício fiscal com um faturamento de 20,2 milhões de euros, um incremento de 21,6% em relação a 2020. Mas, apesar do crescimento, a equipe fechou o ano com um saldo negativo de 279.580 euros em comparação ao lucro de 844.843 do período 2020.

Parte desse resultado negativo está ligado ao aumento de 24% em suas despesas com pessoal. A ausência de uma receita de 1 milhão de euros registrada em 2020 por meio da Fundación Deporte Joven, do Conselho Superior do Desporto (CSD) através do programa Universo Mulher II. Esse aporte, que entrava como doação tinha por objetivo a promoção e o desenvolvimento do projeto “Equipe Espanhola de Ciclismo Profissional “, através do qual se canalizam parte das contribuições de marcas como a Movistar, mas com importantes isenções fiscais.

Movistar fortaleceu sua equipe feminina com aporte por meio de programa oficial que rendia 1 milhão de Euros – ©photogomezsport

Desta forma, a Movistar Team deixa para trás os números positivos de 2020, ano em que se registou o seu maior lucro desde 2016, graças a essa doação e apesar do impacto da pandemia. Esses números positivos também tiveram relação direta com a saída de alguns ciclistas com salários mais altos como Nairo Quintana, Mikel Landa. Em vez disso, ele viu seus gastos aumentarem em três milhões de euros. Esse aumento deveu-se principalmente à rubrica de salários e vencimentos, que passou de 11,7 milhões para 14,7 milhões em 2021, um aumento de 25,6%.

Deve-se levar em consideração que a Abarca apresentou suas primeiras contas após a consolidação de todo o projeto de ciclismo em uma única empresa com a absorção da empresa que foi criada inicialmente para a equipe feminina, que terminou em 30 de junho de 2020. Por esta razão, 2021 foi o primeiro ano da fusão da Abarca Sport – no ciclismo masculino e a Abarca Women Sports trabalhando juntas.

Nessas contas entra também a permanência do campeão mundial de 2018 e figura icônica da equipe e que após o título sinalizou com o fim da carreira em 2020. Mas Valverde prorrogou sua carreira, reduziu seu salário em  1,2 milhões de euros (o contarato era de 2,2 milhões) e passando a receber em 2021, 1 milhão de euros, um valor que se tornou viável após a saída de Miguel Ángel López.

A fusão das equipes femininas e masculinas da Abarca, provocou um aumento no número de funcionários passando de 74 para 79 no último ano, um aumento de 6,7%. Este aumento foi impulsionado principalmente pelo número de ciclistas que passou de 38 no exercício de 2020 para os 43 que a Movistar Team tinha no final de 2021, além da chegada de três ciclistas foram feitas contratações de massagista e de um manager.

A maior parte das receitas da Abarca Sports tem sua origem nos patrocínios e a fatia maior é da TelefónicaMovistar – a empresa que está com a equipe há doze temporadas e tem acordo até o final de 2023. Outro grande patrocinador é a Canyon, fornecedora das bicicletas utilizadas pela equipe – as duas empresas são responsáveis por aproximadamente 90% do orçamento da estrutura. Outros patrocinadores, que não alteraram seus contratos durante a pandemia, participam como apoiadores fornecendo material em troca de visibilidade – nesse grupo estão a Volvo, Sram, Abus, La Passione, 100%, Fi’zi:k, Zwift, Garmin, Isdin, Quard, Zipp entre outras.

Enric Mas, Annemiek van Vleuten, Alejandro Valverde. 2021 Movistar Team Training Camp, Almería – foto: Movistar Team

 “O patrocínio da equipe de ciclismo Movistar  gera um retorno significativo para a marca Movistar em todos os territórios: o alcance da mídia digital da equipe em 2020 chega a 95 milhões de pessoas”, explica a entidade em seu relatório anual.  “O ciclismo somou uma audiência de mais de 60,7 milhões de espectadores na Espanha e gerou quase 1.600 horas de transmissão com um impacto publicitário avaliado em cerca de 200 milhões de euros”, destaca o informe.

Na parte desportiva,  em 2021 a equipe alcançou 15 vitórias. “O surgimento definitivo da equipe feminina levou a Movistar Team a se tornar uma das melhores equipes do mundo, com o talento de Van Vleuten (campeã olímpica; 12 vitórias e número 1 do mundo do ano) e Norsgaard (6 vitórias) e uma geração excitante jovem”, lembra a equipe em seu site. A equipe masculina conquistou o segundo lugar na  Vuelta e o sexto lugar no Tour com Enric Mas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.