MUNDIAL DE CICLISMO EM PISTA JR- A NOVA GERAÇÃO VEM COM RECORDES

O velódromo Saryarka, em Astana está sediando mais uma edição dos Campeonatos Mundiais de Ciclismo de Pista Junior.  De 19 a 23 de agosto jovens dos cinco continentes, nascidos entre 1997 e 1998,  estarão medindo forças, e muitos deles começando a trilhar uma nova carreira desportiva, para muitos o futuro já começa a ser escrito nessa pista.

Mundial geral

As seleções europeias largam com boa vantagem pois chegam com boa bagagem após a recente disputa dos campeonatos europeus de juniores e algumas seleções já entram na pista como favoritas garotas da Alemanha ou as seleções da Austrália, França e Nova Zelândia.  Da América Latina temos a participação da seleção da Argentina, Chile , Equador e México. Mas a pista sempre pode reservar boas surpresas ou coroar algum azarão bem posicionado em provas como o Scratch ou por Pontos.

Logo no primeiro dia de competições duas novas marcas mundiais foram regitradas. O primeiro recorde foi estabelecido pelas alemãs Pauline Grabosch e Emma Hinze no sprint por equipes na disputa contra as neozelandesas Olivia Podmore e Emma Cumming.  A consistência da dupla formada pela campeã europeia da velocidade (Hinze) e da medalhista de prata Europeia garantiram  o ouro mundial com  33s,899, um novo recorde mundial júnior. Elas bateram a marca mundial anterior de 34s155, estabelecido em 2012 pela Nova Zelândia. Na disputa pelo bronze, as italianas Miriam Vece e Elena Bissolati superaram as australianas Courtney Field e Thalay Christie e Courtney Filed campeã mundial da velocidade em 2014.

 Sophie Pauline Grobosch  quebra o recorde para os 500 m contra-relógio

Sophie Pauline Grobosch quebra o recorde para os 500 m contra-relógio

Na velocidade por equipes para homens, todas as atenções estavam voltadas para a disputa final entre australianos e russos, estes vinham de um grande desempenho no campeonato europeu, fazendo tempos muito próximos aos do recorde mundial. O trio formado por Isaev-Nosov-Vasyukhno voou baixo baixou em Astana, registrando um novo recorde de 44s767. O trio australiano formado por  Scott-Rowley-Radzikiewicz ficou com a prata com 45s724.  Os poloneses venceram a disputa pelo bronze contra a  República Checa (45,743).

Na Prova por Pontos, a colombiana Camila Valbuena, ainda com 18 anos, não viajou para o Cazaquistão para defender o título que ficou com a polonesa Daria Pikulic com 23 pontos. A medalha de prata ficou com a japonesa Yumi Kajihara (19 pontos) e a russa Kristina Selina (13 pontos). Pikulic desponta como uma das promessas do ciclismo feminino polonês, a pouco mais de um mês, ela havia conquistado o título europeu do Onmium.

Sergei Isaev, Alexey Nosov, Alexandr Vasukhno  são os novos recordistas da velocidade por equipes

Sergei Isaev, Alexey Nosov, Alexandr Vasukhno são os novos recordistas da velocidade por equipes

 

No segundo dia de competições do Mundial de Junior o domínio foi das equipes da Oceania, com Australia e Nova Zelandia dominando as provas. Além disso dois novos recordes mundiais foram estabelecidos pelas mulheres nos 500m e na perseguição por equipes.

A dupla alemã que bateu o recorde da velocidade por equipes no primeiro dia, fez a dobradinha nos 500 m (contra-relógio) Pauline Grabosch ganhou o ouro e estabeleceu um novo recorde mundial com 34s657, a sua compatriota que havia conquistado o bronze no ano passado,  Emma Hinze (34s729) ficou com a prata. Olivia Podmore da Nova Zelândia foi a terceira com  34s980.

A nova campeã mundial  revelou em entrevista alguns segredos sobre o seu ótimo desempenho: “Acredito que  o meu treinamento de resistência  e o volume de competições me dão vantagem sobre as demais competidoras”, mas talvez a principal diferença esteja no seu estilo de treinamento: “ Fazendo muitos quilômetros e competindo contra os garotos me traz um grande beneficio de ter uma base solida para que eu possa evoluir no trabalho de velocidade quando chego mais perto do período de competições”.

A Perseguição por Equipes teve o grande confronto das australianas contra as neozelandesas Bryony Botha, Michaela Drumond, Madeleine Park e Holly White abriram vantagem a partir da metade da prova ( 2 km) forçando o ritmo até  a quebra do recorde mundial júnior. Com o tempo de  4m31s966 as neozelandesas garantiram o ouro; a prata ficou para as australianas. Na disputa pelo bronze as japonesas superaram as russas por uma estreitíssima margem de 20 décimos de segundo.

A primeira medalha de ouro dos australianos chegou na disputa do Keirin com Derek Radzikiewicz  que já havia subido ao pódio ao ganhar a  prata na velocidade por equipes. Radzikiewicz superou no sprint o campeão Mundial do KM de 2014 e candidato ao bi-campeonato em Astana, o checo,  Jiri Janosek e ao malaio Muhammad Rasol.

O  Scratch disputado em 40 voltas (10 km) teve como vencedor o neozelandês Campbell Stewart que já estava familiarizado com a pista de Saryarka pois havia passado por um training camp algumas semanas antes do mundial. O pódio se completou com o tailandês Yuttana Mano e o russo Denis Nekrasov.

Imbatíveis:  Os australianos na perseguiçãopor equipes conseguem seu 6º título consecutivo

Imbatíveis: Os australianos na perseguiçãopor equipes conseguem seu 6º título consecutivo

Na Perseguição por Equipes os australianos não encontram adversários à altura para superá-los. No segundo dia de competições conquistaram o seu sexto-título consecutivo na modalidade.  O quarteto formado por Wight, Rendell,O’Brien  e Robinson ficou longe do recorde mundial obtido por seus compatriotas em 2011 no Mundial de  Moscou (4m02s632), porém os suíços não foram páreo para os especialistas que registraram com folga 4m05s555. Os russos ficaram com o bronze ao superarem por quase  3 segundos  a forte equipe alemã.

Prova por Pontos feminina

1- Daria Pikulik/Polonia

2- Yumi Kajihara/Japão

3- Kristina Selina/Russia

5- Micaela Belen/Argentina

7- Ana Suzarez/Equador

SPRINT por Equipes masculino

Recorde Mundial: 44s825 Australia 22.08.2012 Invercargill/Nova Zelândia

1- Russia (Sergei Isaev, Alexey Nosov, Alexandr Vasyukhno) 44.767 * novo recorde

2- Austrália (Cameron Scott, Conor Rowley, Derek Radzikiewickz)  45.724

3- Polônia (Mateusz Milek, Michal Lewandowski, Marcin Czysczewski) 45.665

8- Argentina

14- Ecuador

Sprint por Equipes feminino

Recorde Mundial: 34″155 Russia 22.08.2012 Invercargill/Nova Zelândia

1- Alemanha (Sophie Pauline Gravosch, Emma Hinze) 33.899 *novo recorde

2- Nova Zelandia (Emma Cumming, Olivia Podmore) 34.219

3- Itália (Miriam Vece, Elena Bissolati) 34.815

Perseguição por Equipes masculino

1- Austrália – (Wight Rohan, Rendell ALex, O’Brien Kelland, Robinson James) – 4m05s555

2- Suíça (Muller Reto, Bissegger Stefan, Froidevaux Robin, Mader Gino, Schnieter Joab) – 4m11s370

3- Russia (Rostovtsev Sergey, Piskunov Maksim, Markov Dmitrii, Sukhov Maxim) 4m05s888

15ª Argentina

Perseguição por Equipes feminina

Recorde Mundial: 4m33s463 Italia 15.07.2015 Atenas/Grecia

1- Nova Zelândia (Bryony Botha, Michaela Drummond, Madeleine park, Holly White) 4m31s.966 * novo recorde

2- Austrália (Danielle McKinnirey, Nicola McDonald, Chloe Moran, Brooke Tucker) 4m37s493

3- Japão (Yumi Kajihara, Kie Furuyama, Yuya hashimoto, Nao Suzuki ) –  4m39s374

No Scratch uma queda tirou alguns ciclistas da disputa pelo pódio

No Scratch uma queda tirou alguns ciclistas da disputa pelo pódio

Scratch Masculino

10000m (40 voltas) tempo: 11m39s05 velocidade: 51.498km/H
1 – Campbell Stewart /Nova Zelândia
2 – Yuttana Mano /Tailandia

3 – Denis Nekrasov /Russia

500 contra-relógio feminino

Recorde Mundial:  34″753 Daria Shmeleva/Russia – 26.08.2012 Invercargill/Nova Zelândia

1- Sophie Pauline Gravosch/Alemanha 34.657 – 51.938 km/h * novo recorde

2- Emma Hinze /Alemanha– 34.729

3- Olivia Podmore/Nova Zelândia – 34.980

5- Yuli Verdugo/Mexico – 35.516

18 – Mariana Valadez/Mexico – 37.659

22- Micaela Belen Barroso/Argentina – 39.577

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.